Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Cidades do sudoeste asiático ameaçam Everest

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cidades do sudoeste asiático ameaçam Everest

Mensagem por Carlos Costa em 24th Outubro 2008, 17:55

Estudo mostra que partículas atmosféricas contribuem para o aquecimento da atmosfera

O vento das planícies situadas aos pés dos Himalaias arrasta partículas poluentes de grandes cidades do sudoeste asiático para milhares de quilómetros, depositando-as nas vulneráveis cúpulas da cordilheira mais alta da Terra, segundo cientistas franceses e italianos. Esta é a conclusão à qual chegaram investigadores do Laboratório de Meteorologia Física francês e do Instituto de Ciências Atmosféricas e do Clima italiano, que acreditam que este fenómeno pode ameaçar a evolução do ambiente de uma zona "extremamente vulnerável".

Apesar de o dióxido de carbono (CO2) ser considerado o principal inimigo da luta contra as alterações climáticas, os estudos demonstram cada vez mais que as partículas atmosféricas também são importantes agentes no processo de aquecimento global, explicam os especialistas, em comunicado. Algumas dessas partículas, principalmente as que provêm da combustão, como a fuligem, produzem um aquecimento importante a nível local, tal como os gases com efeito de estufa.

Estas partículas chegam a altitudes superiores a 5.000 metros, às ladeiras do Everest, a montanha mais alta do Mundo (e que faz parte da cordilheira dos Himalaias), onde se misturam com o ar limpo que desce das camadas da troposfera, formando massas de ar poluído que voltam aos vales durante o dia e que frequentemente provocam a formação de novas partículas de dimensões mínimas.

Apesar de os cientistas reconhecerem ser difícil avaliar o impacto ambiental deste fenómeno, asseguram que as partículas de fuligem transportadas para os Himalaias vai aumentar o ritmo de degelo dos glaciares e, portanto, o aquecimento da atmosfera e a precipitação de neve sobre a superfície.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cidades do sudoeste asiático ameaçam Everest

Mensagem por Safra em 27th Outubro 2008, 00:01

Mais um problema para se preucupar, se bem que, um processo natural é melhor que um desequilíbrio ambiental causado pelo homem. Neutral
avatar
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 494
Idade : 27
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum