Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Tempo? O que é isso?

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Tempo? O que é isso?

Mensagem por Bueno em 10th Julho 2016, 15:17

Xevious escreveu: Não é um objeto é um FLUXO

Xevious, eu, primeiramente, concluí que o TEMPO não era um objeto. O TEMPO seria quando uma pessoa percebesse algo acontecer.

Por exemplo, uma pessoa que observa os ponteiros de um relógio moverem diria que o TEMPO está passando.

Eu, depois, concluí que estava errado, pois lembrei que o TEMPO pode passar, dilatar, contrair, existir. Isto fez com que eu naturalmente considerasse o TEMPO sendo um objeto, pois objetos passam, dilatam, contraem e existem.

Por exemplo, uma pessoa que olha para o céu e observa a Lua movendo poderia dizer que o TEMPO está passando.

Eu concluí que esta pessoa, neste cenário e sem perceber, estava chamando a Lua de TEMPO.
Isto parece com uma pessoa que em um instante diz: " seis " e em outro diz: " meia-dúzia ". Ela está indicando à mesma coisa, mas, usando nomes diferentes.

Eu, agora, concluo que TEMPO é quando algo acontece.

Bueno
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Bosco em 10th Julho 2016, 15:52

Bueno escreveu:...imagine que um relógio de ponteiros, que usa pilhas para funcionar, é o único objeto no espaço.

O TEMPO existiria neste cenário?
Bueno,
Parabéns. Você conseguiu me colocar contra a parede.
Confesso que não foi fácil sair desta "sinuca de bico"
Considerações:
O tempo é relativo, por isto depende do observador.
Se um observador verifica que o relógio em questão está parado no tempo, (portanto o tempo não passa nesta hipótese) baseado num outro relógio que ele tem no pulso, ele pode concluir duas coisas:
1- O relógio está numa velocidade relativa próxima à da luz, por isto o tempo não passa nele quando comparado a um segundo relógio que está nas mãos do observador considerado em repouso. Esta é a influência da velocidade no tempo prevista pela TRR.
2- O relógio está muito próximo ao horizonte de eventos de um buraco negro, por isto está parado devido á imposição do campo gravitacional local. Esta é a influência da gravidade no tempo prevista pela TRG.

Veja que o observador não pode participar das condições locais onde se encontra o relógio que está sendo analisado, pois se isto ocorre ele  dirá que o relógio funciona bem e no mesmo ritmo de um segundo relógio de comparação.

Portanto, agora respondendo à sua pergunta:

O tempo é relativo, não é absoluto, mas é sempre positivo, e sempre flui para a matéria. O que varia é o ritmo, pois este depende da relação de comparação.

O tempo sempre irá passar para qualquer objeto material, assim como para o relógio mencionado acima, mas o ritmo de seus ponteiros depende das condições locais de quem faz a comparação.

Se você sincronizar alguns relógios ideais, e submetê-los à diferentes condições de velocidade e intensidade de gravidade, eles sairão do sincronismo.

Espero ter respondido satisfatoriamente.

Bosco
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por Bueno em 10th Julho 2016, 17:07

Bosco escreveu: " o relógio em questão está parado no tempo " " o tempo não passa nele " " O tempo é relativo, não é absoluto, mas é sempre positivo, e sempre flui para a matéria. "

Bosco, uma pessoa, quando lê estas frases, pode considerar que o TEMPO é um objeto, pois ela pode fazer as perguntas seguintes:

O relógio está parado no TEMPO? O TEMPO seria um lugar?

O TEMPO não passa nele? O quê não passa no relógio?

O TEMPO é relativo, não é absoluto, mas é sempre positivo, e sempre flui para a matéria? O quê é relativo? O quê não é absoluto? O quê é sempre positivo? O quê sempre flui para a matéria?

A minha resposta para a pergunta, " O TEMPO existiria neste cenário? ", é sim, pois algo está acontecendo, ou seja, os ponteiros do relógio estão movendo.

Bueno
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Bosco em 10th Julho 2016, 17:51

O tempo é o intervalo necessário para variação de um cenário que muda de aspecto, na ocorrência de um evento.
O tempo é o intervalo necessário para a ocorrência de um evento.
A matéria é o resultado de uma sucessão de eventos, por isto na matéria o tempo sempre passa.

Ex. Num primeiro instante ou observação o ponteiro está na posição A, e numa segunda observação o mesmo ponteiro está numa posição B. Para quem faz esta observação o tempo fluiu, ocorreu, passou ou aconteceu.
Quando digo que um relógio está parado no tempo, significa dizer que nele, toda variação ou movimento está congelado, é a ausência total de eventos inclusive atomicamente falando, embora na natureza este é um ponto limite de onde apenas se aproxima, sem contudo atingi-lo.

Vou lhe fazer uma pergunta, que pode auxiliar na compreensão:
Como é que você faz para identificar a presença do tempo e defini-lo como objeto?

Bosco
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por Bueno em 10th Julho 2016, 20:45

Bosco escreveu: Num primeiro instante ou observação o ponteiro está na posição A, e numa segunda observação o mesmo ponteiro está numa posição B. Para quem faz esta observação o tempo fluiu, ocorreu, passou ou aconteceu.

Concordo. O TEMPO passou, ou seja, o ponteiro do relógio moveu.

Bosco escreveu: Como é que você faz para identificar a presença do tempo e defini-lo como objeto?

Eu não sei, pois eu não considero o TEMPO um objeto.

Bueno
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 10th Julho 2016, 21:59

O tempo é objeto de estudo dos pensadores de todos os capítulos da história.

Arrisco uma definição rude:

"Tempo é tudo aquilo que se perde, ao se tentar definí-lo" Rolling Eyes ...

Físico Profissional
Físico Profissional

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 11th Julho 2016, 11:04

Sobre espaço-tempo, espaço e tempo...

Nós, simples mortais, somos frequentemente questionados sobre nossa petulância em questionar os deuses do olimpo da ciência moderna. Afinal, somos apenas "sapateiros" e não devemos nos meter nesses assuntos.

Pois muito bem, quem pode em sã consciência aceitar que o núcleo da Terra é aproximadamente dois anos e meio mais jovem que a sua crosta?

Quem pode aceitar que uma partícula pode estar ao mesmo tempo em lugares completamente diferentes?

Essas duas conclusões são produtos, respectivamente, da Teoria Geral da Relatividade e da Física Quântica.

Nós sapateiros, não podemos aceitar isso. Para os deuses do olimpo, somos apenas idiotas, mas não abrimos mão de nossa racionalidade. Suspeitamos que os deuses do olimpo são loucos, apesar dos incompreensíveis argumentos matemáticos com os quais eles justificam a realidade da natureza.

Mas, nem mesmo os deuses do olimpo não se entendem, pois as duas loucas teorias não se encaixam.

Isso é um indício de consolo. Se os deuses do olimpo não são loucos, então a natureza é esquizofrênica.

Uma coisa é certa: os deuses do olimpo adoram "causar". Eles adoram ser banhados pela luzes dos holofotes. Quantas horas de intermináveis discussões, tais como as nossas, foram perdidas por conta das "verdades" que eles pregam?

Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagem por Bueno em 11th Julho 2016, 15:00

Os experimentos focaram dois cenários previstos pela Teoria da Relatividade de Einstein.

No primeiro, quando dois relógios estão sujeitos a forças gravitacionais diferentes, por estarem em diferentes elevações acima da superfície da Terra, o relógio que estiver mais alto experimenta uma força gravitacional menor e, por isto, seus tiques ocorrem a uma velocidade ligeiramente maior - o que equivale a uma passagem mais rápida do tempo em relação ao relógio em posição inferior.

No segundo cenário, quando um observador está se movendo, o tique de um relógio estacionário parecerá durar mais do ponto de vista daquele observador, o que fará com que ele marque o tempo mais lentamente. Ou o oposto, o tique do relógio do observador baterá a uma velocidade ligeiramente menor, fazendo com que o tempo para ele passe mais lentamente em relação ao relógio fixo. Fonte: Inovaçãotecnológica.com.br

O TEMPO passar mais rápido ou lentamente em um relógio, comparado ao TEMPO em outro relógio, não seria apenas os ponteiros de um relógio moverem mais rápido ou lentamente comparados aos ponteiros em outro relógio? Ou o TEMPO seria alguma coisa além disto?

O TEMPO não é alterado apenas pela GRAVIDADE ou MOVIMENTO.

TEMPERATURA pode afetar as engrenagens do relógio, o TEMPO não passará corretamente.

VIBRAÇÕES podem afetar as engrenagens do relógio, o TEMPO não passará corretamente.

MAGNETISMO pode afetar as engrenagens do relógio, o TEMPO não passará corretamente.

Última edição por Bueno em 11th Julho 2016, 16:06, editado 2 vez(es) (Razão : Eu tentei deixar o texto mais simples sem que o fosse prejudicado)

Bueno
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 11th Julho 2016, 17:04

Bueno escreveu:
Os experimentos focaram dois cenários previstos pela Teoria da Relatividade de Einstein.

No primeiro, quando dois relógios estão sujeitos a forças gravitacionais diferentes, por estarem em diferentes elevações acima da superfície da Terra, o relógio que estiver mais alto experimenta uma força gravitacional menor e, por isto, seus tiques ocorrem a uma velocidade ligeiramente maior - o que equivale a uma passagem mais rápida do tempo em relação ao relógio em posição inferior.

No segundo cenário, quando um observador está se movendo, o tique de um relógio estacionário parecerá durar mais do ponto de vista daquele observador, o que fará com que ele marque o tempo mais lentamente. Ou o oposto, o tique do relógio do observador baterá a uma velocidade ligeiramente menor, fazendo com que o tempo para ele passe mais lentamente em relação ao relógio fixo. Fonte: Inovaçãotecnológica.com.br

O TEMPO passar mais rápido ou lentamente em um relógio, comparado ao TEMPO em outro relógio, não seria apenas os ponteiros de um relógio moverem mais rápido ou lentamente comparados aos ponteiros em outro relógio? Ou o TEMPO seria alguma coisa além disto?

O TEMPO não é alterado apenas pela GRAVIDADE ou MOVIMENTO.

TEMPERATURA pode afetar as engrenagens do relógio, o TEMPO não passará corretamente.

VIBRAÇÕES podem afetar as engrenagens do relógio, o TEMPO não passará corretamente.

MAGNETISMO pode afetar as engrenagens do relógio, o TEMPO não passará corretamente.

"O tempo é aquilo que os relógios medem."

Khun, filósofo da física, atribui a esta afirmação um exemplo de "falácia da concretude deslocada". A expressão é complexa, mas resume-se em atribuir propriedades concretas a entes abstratos.

Lembro-me de um intenso debate, aqui no Física2100, entre o colega Robson Conti e outro colega que não recordo seu pseudônimo.
Robson defendia que o tempo poderia continuar a caminhar, mesmo que tudo que é observável parasse.
Seu adversário advogava se isso acontecesse, o tempo pararia também. A discussão gerou mais calor que luz.

Peço um pouco de paciência ao colega Bueno. Assim que puder, pesquiso e passo o enlace desse interessante debate.

Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagem por Bosco em 11th Julho 2016, 22:42

Bueno,
A gravidade e a velocidade atuam no passar do tempo.
A temperatura a pressão atmosférica,campos magnéticos, etc, podem influenciar os relógios, mas não atuam no ritmo do tempo.

Bosco
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 11th Julho 2016, 22:44

Oi, Bueno!

O embate de idéias entre Robson e Jocax, sobre a natureza do tempo, aconteceu no extinto fórum de física do IFUFF.

Pesquisei nos arquivos do fórum FISICA2100 e encotrei essa postagem de Jocax:

O Tempo, segundo Jocax:

http://fisica2100.forumeiros.com/t1368-o-tempo-segundo-jocax?highlight=jocax#7886

Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagem por Bueno em 11th Julho 2016, 23:18

Bosco escreveu: Bueno,
A gravidade e a velocidade atuam no passar do tempo.
A temperatura a pressão atmosférica,campos magnéticos, etc, podem influenciar os relógios, mas não atuam no ritmo do tempo.

Bosco, a GRAVIDADE e o MOVIMENTO, tal qual a TEMPERATURA, VIBRAÇÕES e MAGNETISMO, também alteram o TEMPO em relógios.

GRAVIDADE, MOVIMENTO, TEMPERATURA, VIBRAÇÕES e MAGNETISMO podem afetar as engrenagens, que irão afetar os ponteiros, ou seja, o TEMPO será alterado.

Por que você afirma que TEMPERATURA, VIBRAÇÕES e MAGNETISMO não atuam no TEMPO?

Bueno
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Bosco em 12th Julho 2016, 02:19

Se a pilha de um relógio está desgastada e causando atraso num relógio, isto não quer dizer que as horas vão passar mais lentas, e que o sol, por causa disto vai demorar mais para se esconder.

Você pode blindar relógios para eles ficarem resistentes a variações de temperatura, pressão, magnetismo, e vibrações, mas não consegue blindá-los contra os efeitos da gravidade ou da velocidade.

Bosco
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por Xevious em 12th Julho 2016, 04:20

Bosco escreveu:não consegue blindá-los contra os efeitos da gravidade ou da velocidade.
Gravidade pode ser anulada, afinal só precisaria ter uma atração gravitacional em sentido contrário e da mesma força
mas apesar de ser lógico, um teste prático é impraticável

já que a gravidade em porções pequenas é praticamente indetectável (acho que nem chega a isso)
e em grandes proporções, não atigimos a tecnologia ao ponto de conseguir

talvez a forma mais próxima de testar alg assim, seria quando dois asteróides de massas similares passarem perto um do outro
poderíamos ter uma sonda bem no meio pra coletar informações da variação da atração gravitacional

Sobre a velocidade, ela é sempre relativa
então nem precisaria ser anulada

mas talvez precisemos de um certo esforço para anular o atrito com a atmofera, por exemplo..

Mas existe uma possível exessão
em termos de conceito, doq é velocidade e se ela é sempre relativa

Eu cheguei a essa 'teórica' constatação ao examinar os resultados do experimento que foi utilizado para dar razão a Einstein
no caso o experimento em que dois satélites providos de relóios atômicos, orbitaram rapidamente a Terra em sentidos opostos
e foi encontrada diferença e isso referentou a teoria da relatividade..

Mas existe uma possibilidade que exista uma relação com o "tecido do espaço", também conhecido como Eter e outros nomes
e essa interferência poderia ter causado o atraso

se fosse assim a princípio os atrasos seriam em ambos os relógios igualmente
pois aconteceria devido ao atrito do tecido do espaço
o relógio perderia energia com este atrito e atrasaria

mas já que tudo se desloca, inclusive o planeta, o sistema solar, galáxia, etc
então isto justificaria as diferenças dos dois relógios

o maior problema desta abordagem, é que para ela ter alguma validade seriam necessário calculos fortíssimos
coisa pra super-computadores e quipes inteira de cientístas além de claro, enviar novamente mais sondas ao espaço

e como quem teve essa ideia fui eu, então claro, tudo fica como ta, Einstein, Wins Smile

mas isso não me deixa triste ou coisa assim, a verdade vai aparecer quando a humanidade estiver pronta pra ela Cool

Xevious
Físico Amador
Físico Amador

Mensagem por Bueno em 12th Julho 2016, 21:00

Bosco escreveu: Se a pilha de um relógio está desgastada e causando atraso num relógio, isto não quer dizer que as horas vão passar mais lentas, e que o sol, por causa disto vai demorar mais para se esconder.

Bosco, se a carga da pilha estiver acabando, afetando os ponteiros do relógio, atrasando-o, eu posso afirmar que o TEMPO está passando mais lentamente, pois os ponteiros estão movendo mais devagar comparados à eles próprios quando a carga da pilha estava completa.

Perceba que se o relógio, quando funcionava corretamente, marcava 18:00 horas ao anoitecer, agora, funcionando mais lentamente, irá marcar um horário menor que 18:00 horas, por exemplo 17 horas e 40 minutos.

Eu posso afirmar que os minutos passaram mais lentamente.

O SOl não sofre quaisquer mudanças por causa dos ponteiros de um relógio, ele irá continuar se pondo às 18:00 horas em um relógio funcionado corretamente e às 17 horas e 40 minutos em um relógio atrasado.

Bosco escreveu: Você pode blindar relógios para eles ficarem resistentes a variações de temperatura, pressão, magnetismo, e vibrações, mas não consegue blindá-los contra os efeitos da gravidade ou da velocidade.

Bosco, você poderia citar algum relógio que seja influenciado unicamente pela GRAVIDADE e MOVIMENTO?

Um relógio, em um ambiente simulado de GRAVIDADE ZERO, funcionaria corretamente?

Bueno
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Fernando Mori em 18th Julho 2016, 16:15

Ola safra,
Achei mto interessante a questão que você levantou em relação ao tempo, e acredito que eu entendo o que você quis dizer como ser difícil de expressar o q vc sente em relação a ele...
Eu sei que não tenho a menor capacidade de perceber o quanto é extraordinário e intrigante a sua existência.
E por mais besta que eu possa parecer em dizer, acredito que não há duvidas que por mais mundano e normal que seja a existência do tempo, ela é sim impressionantemente surpreendente, e mais uma vez, por mais besta que eu possa parecer, pq ele existe? Não teria outra maneira além do fato de que ele tenha sido determinado para ser assim, ele existe, e não é um fato aleatório, é um privilegio inexplicável estarmos aqui. E por mais que eu não tenha capacidade de expressar o significado de que o tempo não seja algo normal por poder existir, eu juro, que não há como dizer que ele seja inexiplicavelmente uma questão que não há como percebermos o quanto é surpreendente por existir, de vdd, de vdd mesmo, pode parecer tudo uma grande besteira, mas a existência do tempo só pode existir sendo determinada como possível, é incrivelmente surpreendente, ou teria alguma outra explicação para que ele existisse sem ter sido determinado? Não não, isso é um milagre dos mais pesados, e não seria só uma questão de opinião, pois por mais que sempre seja, o tempo existe por uma razão.
Não poderia ser tão intigrante se não pensássemos a respeito.

Mestre!
Incompreensivelmente, uma verdade absoluta... Não vou subestimar pq ñ entendo...o infinito é muita coisa... Obrigado!
O que não pode ser feito é achar que temos a menor ideia se quer do significado e valor do que Einstein disse ser a única verdade absoluta de proporções infinitas (nem o universo)... Não devemos julgar além das nossas suposições já que nossa estupides não é enorme, é infinita... Qual seria o valor verdadeiro? Haveria algo mais importante?
Só o tempo... mataria qualquer um do coração..
aaa.. o valor...

Fernando Mori
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Fernando Mori em 21st Julho 2016, 09:44

kk Mas nada disso seria importante, se você não tivesse vivido essa nítida e intrigante prova de como até mesmo o que pode parecer impossível, não é tanto assim, você pode prever que o pneu do ônibus iria estourar, quais seriam as chances disso? Pelo menos eu acredito que seriam mínimas as chances de qualquer comentário tão desnecessário qto esse ter sido por mera conhecidencia, e digo isso tb pelo fato de que há mtas historias desse tipo, uma delas podem ser assistida no youtube, em que o integrante do mamonas assassinas, um pouco antes de pegar o voo que os matou, comenta que sonhou que o avião ia cair, no mesmo dia, eu mesmo já sonhei que minha tia avó a qual nem conheço e nem sabia da existência havia morrido (minha tia me falando no sonho), e foi o que aconteceu alguns dias depois) e a noticia chegou justamente dps te eu ter comentado sobre o sonho com minha família, eu era bem pequeno mas por isso mencionei q talvez vc soh vc saiba o susto que é quando isso acontece, mas em fim, se formos pesquisar, por mais que seja de fontes questionáveis, existem mtos outros casos desse tipo, e acho que não podemos duvidar de que isso seja impossível, por mais que pareça assustador a possibilidade de que seja possível, pois acredito que hajam diversos acontecimentos e fatos que são inacreditáveis e que talvez agente nem saiba, desde matérias nos jornais sobre o que eu acredito q podem ser consideradas provas de reencarnação, trabalhos feitos pela usp sobre a veracidade das psicografias de chico Xavier, ou na própria física mesmo, desde a ação conjunta e interligada a mesmo a longas distanciais em relação ao spin de certas particular, a qual não estou lembrado o nome, mas que quem conhece sabe, que apesar de eu poder estar enchendo o saco com mta besteira,~não há como negar que é um fenômeno mto intrigante e q abre a mente de qlqr um para novas possibilidades, e até mesmo a experiência que até hje não sei se é verdade sobre o comportamento da luz hora como onda e outra como partícula, variando apenas de acordo com a interferência da intenção, sei q essa pode não ser vdd, mas desculpa a delonga, mas ainda poderia citar mais diversos experimentos e fatos, os quais posso afirmar// serem verdadeiros e que são até mesmo mais surpreendentes que esses, e acho que tenho mtos ainda a descobrir, e no final das contas, tudo isso é mto interessante pelo fato de que se o que você fez foi real, de verdade, a premonição de algo tão imprevisível como estourar o pneu, isso significa que se isso é possível, é difícil de negar que talvez tenhamos a capacidade intuitiva que por mais inconsciente que seja, tem poderes que transcendem somente racionalidade aparente, e por mais que pareça besteira, você sabe o quanto isso pode ser vdd... e sei que pelo menos para vc, isso não é tão besteira assim, pq se caso seja vdd, o que não é tão improvável assim, seria uma prova de q se pudéssemos acreditar, e que talvez até já façamos parcialmente, seriamos capazes do que não há como duvidar ter um potencial inacreditável, e não há duvida de que tudo que falei é completamente inútil, mas a vdd pode ser essa, e é difícil de duvidar com seu exemplo, nós talvez só não possamos ser capazes de acreditar, de sermos livres (no mais inatingível dos sentidos), de confiarmos em quem somos, é estarmos a vontade, talvez sem aquele medo, que pode nos ajudar, ser inevitável, mas não necessário, não há quem não tenha medo da morte ou da infelicidade, e por mais que seja importante, talvez não seja tão necessário caso tenhamos o privilegio de acreditarmos na nossa capacidade, e por mais impossível q isso seja, é difícil duvidar que seja mentira, temos sim essa capacidade, e o q vc fez foi a prova de que ela esta mto além do que imaginamos, mas não vou ficar ocupando o tempo de quem ta lendo isso falando mais a respeito, mas não é tão ruin considerar que é não é nada improvável que só depende de nós termos motivos para acreditar para que até o que parece totalmente impossível esteja ao nosso alcance, por mais que não necessite acontecer de formar tão direta assim, nos só não acreditamos, com algumas pessoas por alguns motivos, mais, e em outras ocosiaões menos, ...
e acreditar não é tão difícil se confiarmos nos planos e significado que nossa origem determinou...
não seria só motivos se pudéssemos sentir de fato.. acreditar e tal..

Fernando Mori
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 21st Julho 2016, 12:04

Para quem tem um pouco de tempo para perder, aí vai um tópico que postei há algum tempo, embora não arrisco definir o que seja isso:

http://fisica2100.forumeiros.com/t1501-o-dilema-do-relogio-quebrado

Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagem por Fernando Mori em 22nd Julho 2016, 05:05

a razão determina nossas escolhas... a questão é ter consciência pelo que fizemos e fazemos... a razão pode ser a melhor maneira de todo fazer sentido... foi ela q determinou oq fizemos..

Mestre!
Incompreensivelmente, uma verdade absoluta... Não vou subestimar pq ñ entendo...o infinito é muita coisa... Obrigado!
O que não pode ser feito é achar que temos a menor ideia se quer do significado e valor do que Einstein disse ser a única verdade absoluta de proporções infinitas (nem o universo)... Não devemos julgar além das nossas suposições já que nossa estupides não é enorme, é infinita... Qual seria o valor verdadeiro? Haveria algo mais importante?
Só o tempo... mataria qualquer um do coração..
aaa.. o valor...

Fernando Mori
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 24th Setembro 2016, 11:38

Jonas Paulo Negreiros escreveu:Sobre espaço-tempo, espaço e tempo...

Nós, simples mortais, somos frequentemente questionados sobre nossa petulância em questionar os deuses do olimpo da ciência moderna. Afinal, somos apenas "sapateiros" e não devemos nos meter nesses assuntos.

Pois muito bem, quem pode em sã consciência aceitar que o núcleo da Terra é aproximadamente dois anos e meio mais jovem que a sua crosta?

Quem pode aceitar que uma partícula pode estar ao mesmo tempo em lugares completamente diferentes?

Essas duas conclusões são produtos, respectivamente, da Teoria Geral da Relatividade e da Física Quântica.

Nós sapateiros, não podemos aceitar isso. Para os deuses do olimpo, somos apenas idiotas, mas não abrimos mão de nossa racionalidade. Suspeitamos que os deuses do olimpo são loucos, apesar dos incompreensíveis argumentos matemáticos com os quais eles justificam a realidade da natureza.

Mas, nem mesmo os deuses do olimpo não se entendem, pois as duas loucas teorias não se encaixam.

Isso é um indício de consolo. Se os deuses do olimpo não são loucos, então a natureza é esquizofrênica.

Uma coisa é certa: os deuses do olimpo adoram "causar". Eles adoram ser banhados pela luzes dos holofotes. Quantas horas de intermináveis discussões, tais como as nossas, foram perdidas por conta das "verdades" que eles pregam?

Cálculos revelam que o núcleo da Terra é 2,5 anos mais jovem do que a sua crosta
Juliana Miranda

Pode até parecer impossível, mas cálculos recentes comprovaram que a superfície do nosso planeta é mais velha do que seu núcleo. De acordo com um novo estudo, o interior da Terra é 2,5 anos mais jovem do que a sua crosta.

Isso acontece por causa dos efeitos da gravidade sobre o planeta, como previsto pela teoria da relatividade geral de Einstein, já que a posição ocupada em um campo gravitacional regula a forma como o tempo passa.

Nos 4,5 bilhões de anos passados desde a formação da Terra, o tempo vem se movendo mais lentamente em seu núcleo do que sobre a superfície. O físico Richard Feynman já havia feito previsões sobre isso em 1960, dizendo que a curvatura do espaço-tempo poderia, em teoria, estabelecer uma diferença de idade entre o centro da Terra e sua superfície.

Desde então, essa tese tem sido citada em vários artigos científicos e manuais universitários, mas, ninguém tinha se preocupado em investigar se a estimativa de Feynman era realmente verdade.

Segundo o físico Ulrik Uggerhøj, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, nenhum estudo havia tentado confirmar os números. Por isso, ele recrutou uma equipe para calcular o potencial gravitacional da superfície e do núcleo da Terra.

A pesquisa acabou confirmando que no núcleo da Terra o tempo passa mais lentamente do que na superfície porque o núcleo é consideravelmente mais maciço do que a superfície e, portanto, tem um maior potencial gravitacional. Essa diferença de idade entre interior e crosta do planeta é resultado de meras frações de segundos que, ao longo dos 4,5 bilhões de anos da Terra, acumularam aproximadamente 2,5 anos. Ou seja: o núcleo do planeta é mais jovem do que a sua superfície.

A mesma equipe também calcula que o efeito da gravidade sobre o tempo tenha tornado o núcleo do Sol cerca de 40.000 anos mais jovem do que a sua superfície.

Fonte:
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/calculos-revelam-que-o-nucleo-da-terra-e-25-anos-mais-jovem-do-que-a-sua-crosta.html

Original, em inglês:
http://www.sciencealert.com/earth-s-core-is-2-5-years-younger-than-its-crust-thanks-to-the-curvature-of-space-time

Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: