Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Descoberta do Observatório Pierre Auger

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Descoberta do Observatório Pierre Auger

Mensagem por Carlos Costa em 11th Novembro 2007, 00:28

Observatório descobre origem dos raios cósmicos

Já se sabe de onde vem a chuva de raios cósmicos que chega à Terra. Os físicos do Observatório Pierre Auger publicam esta sexta-feira, na revista Science, as conclusões de um estudo que fez o rastreio dos céus à procura do sítio de onde parte esta fonte de alta energia metida em pequenas partículas. Nesta investigação estão também envolvidos cientistas portugueses.

O Observatório Pierre Auger é um consórcio de cientistas oriundos de 17 países e no qual Portugal está presente através do Laboratório de Física Experimental de Partículas, o LIP, liderado por Mário Pimenta, e que assim tem acesso ao maior detector de raios cósmicos do mundo.

Os raios cósmicos de muito alta energia são partículas que chegam à terra com energia um milhão de vezes mais alta do que aquela que é possível alcançar num acelerador de partículas.

A existência destes raios cósmicos foi assinalada há cinquenta anos e, desde então, se pergunta de onde vêm estes raios. Parte da reposta foi desvendada pelo trabalho desenvolvido pelo Observatório e é amanhã divulgada na revista Science.

Os dados recolhidos no Observatório Pierre Auger indicam que as fontes dos raios cósmicos mais energéticos que chegam à Terra não estão uniformemente distribuídas no Espaço Celeste mas coincidem antes com a localização de galáxias próximas que contêm buracos negros activos nos seus centros.

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum