Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Pergunta sobre gravidade

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Pergunta sobre gravidade

Mensagem por Xevious em 23rd Janeiro 2018, 02:08

Bosco escreveu:
Xevious escreveu:Já eu 'apostaria' que algo sem massa não pode ser atraído gravitacionalmente.
Porém Einstein afirmou que esta condição de repouso é idêntica a uma outra situação onde esta mesma nave agora está caindo de forma acelerada no sentido de um centro massivo.
E os Terraplanístas pegaram essa observação e formularam a gravidade segundo a ideia deles.

Primeiro que a terra seria plana, como eles falam.
Mas que a gravidade seria porque ela esta em deslocamento constante em direção acima.
E que se não houvesse essa aceleração, não existiria a gravidade, porque na ideia deles, não existe um núcleo que seja o ponto central da gravidade.
Não sendo uma esfera, na ideia deles, esta explicação 'convenceria' o caso de que em todas regiões do planeta a gravidade vai sempre na mesma direção.
(não sou terraplanista, só quis mostrar a curiosidade, como os terraplanístas se aproveitaram de Einstein).

Mas.. continuo a dizer a mesma coisa.
Nem sei porque pegou oq eu disse, citou, mas não me contradisse nem concordou comigo.
então repito.

Algo sem massa não tem atração gravitacional.
Mas nunca entraremos algo, que poderemos dizer "isto aqui" não tem massa.

Xevious
Físico Amador
Físico Amador

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 23rd Janeiro 2018, 21:17

Ninguém precisa acreditar neste importante e poderoso princípio, mas acho impossível demonstrar que ele é falso.

Oi Bosco!

As teorias que não oferecem possibilidade de serem refutadas por meio da experiência devem ser consideradas como mitos, não como ciência

Uma hipótese que não pode ser negada ou refutada (falseável) perde o potencial de teoria.
Logo, a TRG é uma teoria-sabonete. Você espreme e ela escapa Razz !

fonte:
http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-principio-falseabilidade-nocao-ciencia-karl-popper.htm

Físico Profissional
Físico Profissional

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Mensagem por Bosco em 24th Janeiro 2018, 01:55

Jonas Paulo Negreiros escreveu:As teorias que não oferecem possibilidade de serem refutadas por meio da experiência devem ser consideradas como mitos, não como ciência
Oi Jonas!

O que você acha destas teorias?

Delta = b² - 4ac
a² = b² + c²
tg = sen / cos
U = R I
P = U I
S = pi R²
F = m.a
P V = n r T
V = S / t

Tente, mas "acho impossível provar que alguma destas leis é falsa"

Todas estas expressões foram muito bem criadas há mais de 300 anos, e não são mitos. Parece que vieram pra ficar. A invulnerabilidade delas revela o poder e o objetivo da ciência. `
Eu nunca tive dúvidas de que é isso que a ciência busca.
A ciência não tenta agradar, ela procura acertar.

Porque você acha que U= R I é mais confiável que E = mc²?

Bosco
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por Xevious em 24th Janeiro 2018, 02:22

Bosco escreveu:...é mais confiável que E = mc²?
Mas afinal já foi medido isso? e comprovado?

Eu diria que não e que simplesmente se aceita como verdade
porque bem que pode ser, ou não, na verdade é irrelevante em termos práticos

Xevious
Físico Amador
Físico Amador

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 24th Janeiro 2018, 09:18

Bosco escreveu:
Jonas Paulo Negreiros escreveu:As teorias que não oferecem possibilidade de serem refutadas por meio da experiência devem ser consideradas como mitos, não como ciência
Oi Jonas!

O que você acha destas teorias?

Delta = b² - 4ac
a² = b² + c²
tg = sen / cos
U = R I
P = U I
S = pi R²
F = m.a
P V = n r T
V = S / t

Tente, mas "acho impossível provar que alguma destas leis é falsa"

Todas estas expressões foram muito bem criadas há mais de 300 anos, e não são mitos. Parece que vieram pra ficar. A invulnerabilidade delas revela o poder e o objetivo da ciência. `
Eu nunca tive dúvidas de que é isso que a ciência busca.
A ciência não tenta agradar, ela procura acertar.

Porque você acha que U= R I é mais confiável que E = mc²?

Oi Bosco!

A maioria das fórmulas que você cita pertencem a física clássica.

Eu acho, por exemplo que U=RI é mais confiável que E=mC^2. Enquanto a primeira fórmula pode ser provada facilmente pelas bases da termodinâmica, sabemos que, no segundo caso, uma reação de fissão nuclear libera apenas 8% da energia prometida.

Ok, parece-me que as reações de fusão nuclear nas estrelas comprovam a fórmula de Einstein.
Aqui na Terra, saibam todos,  nenhum experimento realizado nas últimas décadas rendeu uma reação de fusão nuclear com saldo positivo...

O que me irrita em toda essa história é aceitar a relatividade do tempo.
Como já disse antes, não me interessa se o bom velhinho era um gênio, cheio de idéias originais.

Não é isso que vai mudar o que penso. A relatividade é uma piada sem graça.
Idéias... também tenho as minhas.

Físico Profissional
Físico Profissional

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Mensagem por Bosco em 25th Janeiro 2018, 00:25

Jonas Paulo Negreiros escreveu:O que me irrita em toda essa história é aceitar a relatividade do tempo.
Como já disse antes, não me interessa se o bom velhinho era um gênio, cheio de idéias originais.
Então Jonas, você se irrita injustamente com Einstein por causa do tempo relativo porque esta ideia a princípio nem é dele , é de Lorentz.
O fator de Lorentz foi publicado em 1904, um ano antes da publicação do Princípio de Relatividade.

Esta história toda pode ser vista aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Poincar%C3%A9

Este é o trecho a que me refiro:

"Em 1905 Poincaré escreveu para Lorentz a respeito de um trabalho de Lorentz de 1904, que Poincaré descreve como um trabalho de suprema importância. Nesta carta ele aponta um erro que Lorentz cometeu quando ele aplicou sua transformação nas equações de Maxwell, para o espaço ocupado pela carga, e também questionou o fator de dilatação do tempo dado por Lorentz. Em uma segunda carta para Lorentz, Poincaré explicou as propriedades do grupo da transformação, para o qual Lorentz não tinha reparado, e deu sua própria explicação sobre por que o fator de dilatação do tempo de Lorentz estava realmente correto: o fator de Lorentz era necessário para a transformação de Lorentz formar um grupo. Nesta carta, ele também atribui a Lorentz aquilo que hoje é conhecido como lei relativística da adição velocidade, a qual é necessária para demonstrar a invariância. Poincaré depois entregou um trabalho no encontro da Academia de Ciências de Paris, em 5 de junho de 1905, na qual estes assuntos foram discutidos.[13]"

Veja também neste mesmo texto que foi Lorentz quem criou a expressão de adição de velocidades, que impede na TRR velocidades superiores a C, e proporciona a invariância da luz, dois aspectos ou imposições da Relatividade que você igualmente abomina.

Isto também interessa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hendrik_Lorentz

"Tentando superar esta dificuldade, Lorentz introduziu, em 1895 a concepção de tempo local que, como observou o físico Joseph Larmor, associava-se à chamada contração de Fitzgerald. Desenvolvendo seu trabalho, chegou em 1904 às transformações de Lorentz, que desempenham um papel fundamental na teoria especial da relatividade, criada por Einstein no ano seguinte. "

Ao meu ver prezado Jonas, a sua birra teria que ser com Lorentz e não com Einstein.

Peço a compreensão de todos por não ter tratado aqui neste momento do tema "Perguntas sobre gravidade".

Bosco
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: