Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Criptografia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criptografia

Mensagem por Gauss em 19th Dezembro 2010, 22:32

Este é um tema bastante complexo. A criptografia é a ciência que estuda os códicos, encriptá-los, desencriptá-los e cracká-los.

Hoje em dia pouco se faz com papel e lápis e no entanto dou só um exemplo, a cifra de César:

Mensagem - ISTO E UMA CIFRA DE CÉSAR
Mensagem encriptada - KUVQ G WOC EKHTC FG EÉUCT

Basicamente isto faz-se substituindo as letras por outra letra e assim por diante. Aqui a letra E foi substituída por G, etc. As letras permanecem consecutivas, ou seja a seguir ao E é F e a seguir ao G é H. Na palavra cifra "EKHTC" o H marca o F de ciFra.

Existem várias cifras e tipos de cifras. Hoje em dia com a necessidade de encriptação desenvolveu-se em especial dois tipos. Cifras comuns que podem ser desencriptadas e cifras que só podem ser crackadas (hash). A diferença aqui é:

Cifra comum: X --encriptação--> Y Y--desencriptação--> X

Cifra hash: X --encriptação--> Y Y--desencriptação--> X, Z, W,...

O crack de um hash é feito através ataques de força bruta, e outros sistemas que permitem encontrar os caractéres necessários.

Existem diversos tipos de algoritmos e ainda outros tipos de cifras de que não falei mais ou menos seguros, apenas quis dar umas luzes. Ainda há como distinguir qual o tipo de encriptação feita, etc. Criptografia é uma ciência bastante escassa em entendidos visto que o seu uso tem em especial situação as secretas, forças armadas, informáticos e hackers.

Se estiverem interessados em saber mais e em como encriptar mensagens perguntem.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 305
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criptografia

Mensagem por LucasCFX em 19th Dezembro 2010, 22:58

Este recurso ainda é muito utilizado nos meios de transmissão de dados pela internet. Afinal, ninguém quer ver seus dados circulando na rede sem nenhuma proteção.

Tive algumas aulas de criptografia quando fazia programação de computadores, e não raramente eram utilizados vários algoritmos diferentes para encriptografar uma mesma mensagem.
avatar
LucasCFX
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75
Idade : 31
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criptografia

Mensagem por Gauss em 19th Dezembro 2010, 23:42

Nunca tive aulas de criptografia mas tal como na matemática aprendi por mim mesmo. Hoje em dia consigo decifrar imensas encriptações com bastante facilidade e acho que as encriptações da internet não saõ muito seguras.

Depois de ter aprendido bastante acerca do assunto cheguei à conclusão que seria bastante fácil de decifrar algumas passwords que milhares de pessoas usam. De facto é caso para dizer "se faz favor, usem passwords fortes".

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 305
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criptografia

Mensagem por Safra em 19th Dezembro 2010, 23:59

Gauss escreveu:Depois de ter aprendido bastante acerca do assunto cheguei à conclusão que seria bastante fácil de decifrar algumas passwords que milhares de pessoas usam. De facto é caso para dizer "se faz favor, usem passwords fortes".

Um tempo atrás, usava passwords do tipo ******(Sim, é como gravava..XD) ou 159753(Reparem no teclado alfanumérico), hoje misturo letras(maíusculos ou munúsculso) com acentos e números, quase nehum cracker tira a senha encriptada de mim. lol!

Certa vez, por mera intuição, escrevi o msn de um colega e coloquei o nome dele como senha, entrei no msn e fiz a festa com a meninada! affraid

Até hoje eu não descobri a senha dele depois disso... Razz
avatar
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 494
Idade : 27
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criptografia

Mensagem por Gauss em 20th Dezembro 2010, 12:29

Sim de facto o modo como tu fizeste é o mais fácil de ter uma pass segura. Mesmo assim não é indecifrável mas está próximo disso. O que acontece é que em sistemas como o msn o hash é muito comum pelo que crackar uma pass conhecida como "qwe", "joão", etc é muito fácil devido a um sistema maravilhoso a que chamamos google.

Graças aos milhares de computadores que trabalham para este motor de busca, colocando a cifra lá somos capazes de encontrar uma pessoa no mundo que já tenha feito essa pass, tendo em conta que muitos sites são usados por hackers, então se não virmos a nossa pass decifrada é porque estamos seguroa. Quanto mais incomum, melhor.

É claro que por vezes nem isso chega. A segurança de certos sites consegue ser fraca o suficiente para entrar numa conta de administrador e por aí controlar as restantes. Felizmente este fórum não é um desses sites. No entanto aconselho o Carlos a encontrar uma pass bastante segura, tanto que eu poderia dar-he um método quase infalível se ele quisesse para ter uma pass forte e não se esquecer dela.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 305
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criptografia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum