Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Máquina desafia o sentido da realidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Máquina desafia o sentido da realidade

Mensagem por Carlos Costa em 20th Dezembro 2010, 14:40

Aparelho movido pelas regras da mecânica quântica eleito descoberta do ano

A revista norte-americana «Science» elegeu hoje como descoberta científica do ano um aparelho cujo movimento só pode ser explicado pelas regras da mecânica quântica, que desafiam "o sentido da realidade".

"Até este ano, todos os objectos fabricados pelo Homem eram movidos de acordo com as leis da mecânica clássica", indicou a revista, que em Dezembro elege sempre a descoberta mais importante do ano.

Em Março último, um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia Santa Barbara (UCSB), nos Estados Unidos da América, concebeu um aparelho que se movimenta de uma forma que só pode ser descrita pela mecânica quântica, o conjunto de regras que governa o comportamento de pequenas moléculas, átomos e partículas subatómicas.

O protótipo de máquina quântica "abre caminho a vários aparelhos experimentais e talvez possa testar o sentido que se tem da realidade", escrevem os editores da revista Science.

A máquina desenhada pelos físicos Andrew Cleland e John Martinis, da UCSB, consiste numa paleta metálica de semicondutor, visível a olho nu e que se mexe a um ritmo quântico.

A teoria quântica indica que um objecto muito pequeno pode absorver energia em quantidades limitadas, jamais pode permanecer parado e pode estar, literalmente, em dois sítios ao mesmo tempo.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum