Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

2011 - Ano Internacional das Florestas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2011 - Ano Internacional das Florestas

Mensagem por Carlos Costa em 3rd Janeiro 2011, 15:08

As Nações Unidas designam 2011 como o Ano Internacional das Florestas.

Este tópico fica como fixo durante todo o ano de 2011. Coloquem novidades e informações sobre as comemorações e atividades relacionadas com o assunto.


Última edição por Carlos Costa em 23rd Dezembro 2011, 17:47, editado 1 vez(es)

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 2011 - Ano Internacional das Florestas

Mensagem por Carlos Costa em 7th Janeiro 2011, 15:47

Incêndios, pragas e alterações climáticas são ameaças às florestas, que ocupam 40 por cento do território português. Associações ambientalistas alertam para estes perigos.

O programa do Ano Internacional das Florestas está a ser preparado para fazer de 2011 um ano de sensibilização da população para o papel que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável. Em Portugal, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, referiu à Lusa que o programa contemplará “cinco grandes eventos”, além de outras acções, com a participação de vários sectores. A comissão nacional da UNESCO irá dinamizar a comemoração.

“É importante que tenhamos a noção da importância da floresta, não só da floresta que deve ser protegida e salvaguardada, relacionada com a biodiversidade, mas também com a floresta produtora de riqueza, criadora de emprego, essencial no combate à desertificação", explicou Rui Barreiro. Portugal tem quase 40 por cento do território como área florestal o que, no contexto europeu, é "significativo". E acrescentou: “Temos um potencial enorme para produzir floresta, que actualmente é responsável por quase 12 por cento das exportações portuguesas”.

As associações ambientalistas olham para o Ano Internacional como uma nova oportunidade para avançar na resolução dos problemas da floresta portuguesa. Os incêndios, a difusão de pragas, a falta de um cadastro para saber que árvores existem e onde, quem são os proprietários ou a preparação para as alterações climáticas são alguns dos problemas apontados. Os ambientalistas esperam que 2011, proclamado Ano Internacional das Florestas pelas Nações Unidas, ajude a alertar a sociedade para a necessidade de manter um ecossistema essencial para o planeta e para a vida humana.

Fonte: http://www.fatimamissionaria.pt/noticia3.php?recordID=38402&seccao=2

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 2011 - Ano Internacional das Florestas

Mensagem por Joana em 25th Novembro 2011, 18:30

As florestas estão todas a desaparecer! Os homens cortam todas as árvores só com o desejo de dinheiro ou para criarem mais fábricas e cidades! Qualquer dia não temos mais florestas...

Joana
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 14

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 2011 - Ano Internacional das Florestas

Mensagem por Pascoal em 26th Novembro 2011, 16:40

Os humanos só vão perceber a importância da Floresta quando estiverem no precipício. Só quando já não tivermos boas condições para viver é que vamos perceber a verdadeira importância da Floresta.
Já pensei em diversas medidas para promover a existência da floresta, e de certeza que mais gente pensou e continua a pensar. Mas são ideias tão radicais que é quase impossível tornarem-se reais neste momento. Basicamente andamos a "roubar" terreno à floresta com as nossas construções. É muito melhor construir prédios capazes de ter muitos habitantes e ocupar pouco terreno do que muitas pessoas viverem em casas do campo e vivendas. E visto que roubamos o terreno por baixo, talvez se houvesse vegetação no cimo dos prédios e casas conseguíssemos produzir mais oxigénio, e assim evitava que possíveis fogos se alastrassem tão facilmente.

É preciso fazer mudanças muito radicais, que mudariam a paisagem de muitas cidades. E depois viriam as questões económicas de cada país.
E isto são mudanças que precisam de ser feitas o mais rapidamente possível, este tipo de paisagem poderá existir, mas até lá a desflorestação continua.

Por isso eu acredito que um dia iremos colonizar outros planetas, vai ser um pouco como a época dos descobrimentos, e o nosso planeta vai estar insuportável.

avatar
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 20
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum