Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Terror Noturno

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Terror Noturno Empty Terror Noturno

Mensagem por Carlos Costa em 17th Março 2011, 18:10

Depois de muito trabalho e paciência, você consegue finalmente que o seu filho adormeça. Pode então ver um pouco de televisão, descansar ou namorar. Então, de repente, o seu filho dá um grito e fica com uma expressão de terror na cara, como se estivesse a ver um demónio ou um monstro. É o terror noturno.

O terror noturno parece ser um pesadelo, mas não é. Existem duas diferenças principais entre este distúrbio do sono e os pesadelos:

1. O terror noturno acontece durante o sono profundo (NREM), enquanto que os pesadelos acontecem durante o período dos sonhos (REM).

2. A criança, no dia seguinte ou mesmo caso acorde nessa noite, não consegue lembrar-se de um episódio de terror noturno; para ela, não aconteceu nada de especial. Mas no caso de um pesadelo, a criança consegue lembrar-se de tudo e às vezes a memória desse sonho mau persiste por anos.

O terror noturno, apesar de parecer grave, não é nada de especial. É claro que saber isto não acalma uma mãe, pois ao ver o seu filho tão aterrorizado não consegue manter a calma. Normalmente os pais tentam acordar os filhos, mas isso é muito difícil e não é necessário. Normalmente esses episódios duram 15 a 20 minutos, e a criança, por mais incrível que lhe possa parecer, está a dormir profundamente. O que você vê aos berros e completamente aterrorizado é apenas o corpo do seu filho em modo automático. Não vale a pena acordá-lo nem pegar nele ao colo, porque alguns especialistas de sono pensam que isso pode até fazer com que o episódio se prolongue. Simplesmente, fique perto da criança, para impedir que ela se magoe, até que o episódio termine.

Se esses episódios ocorrerem frequentemente, leve a criança a um especialista de sono. No entanto, não fique perturbada porque esses episódios de terror noturno não provocam distúrbios emocionais ou mentais na criança. Podemos dizer que são chatos, mas são naturais.

Causas

A ciência ainda não sabe qual é a causa do terror noturno, mas alguns especialistas apontam para uma imaturidade do sistema nervoso. Segundo alguns neurologistas, quando dormimos o nosso cérebro encontra-se a armazenar as informações do dia e a reorganizar a mente. Parece que algumas memórias ao serem armazenadas no Hipocampo (zona central da memória no cérebro), podem ser tão conflituosas que provocam estes episódios de terror noturno, entre outros distúrbios de sono. Acontece nas crianças, provavelmente, devido à imaturidade do sistema nervoso, tal como disse no início do parágrafo. Assim, o terror noturno trata-se apenas do organismo da criança a exteriorizar o excesso de informação, ou pelo menos aquela informação que vem anexada com emoções fortes. Isto tem como resultado o equilíbrio do organismo.

No entanto, as teorias acima ainda não estão provadas e confirmadas. É importante sempre consultar um médico para que ele possa ajudar a sua criança, enquanto esperamos que a ciência avance neste campo.

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum