Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

O mistério do sono

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O mistério do sono

Mensagem por Carlos Costa em 17th Março 2011, 18:28

Porque dormimos? É o grande mistério da biologia. Para os menos conhecedores de biologia, a resposta pode parecer fácil: dormimos porque ficamos cansados. Mas essa não é a resposta correta. O ficar cansado é o efeito e não a causa. Se não dormirmos o cérebro começa a desligar-se aos poucos, mas ainda ninguêm sabe qual a origem do acto de dormir em primeiro lugar. No entanto, muitos cientistas estão a dedicar a sua carreira para tentar solucionar esse mistério. Eu próprio sou fascinado por este tema e tenho estado a desenvolver uma teoria nos últimos anos. Quando estiver pronta, coloco aqui no fórum.

Apesar de ainda não sabermos a resposta, sabemos que dormir parece ser um erro da natureza. Os organismos passam grande parte da sua vida a dormir, quando podiam utilizar esse tempo para procurar comida, recursos, lutar por mais territórios e parceiros sexuais. Para além disso, quando um animal dorme fica mais vulnerável a predadores; é exatamente por isso que nos refugiamos num lugar quando chega a altura de dormir e, em última análise, porque temos casas, tocas, ninhos e grutas. Para nós, seres humanos que dormimos em apartamentos, não há grandes predadores para nos preocuparmos (excepto o "predador" da nossa cara-metade a vasculhar a nossa carteira e telemóvel em busca de potenciais amantes). No entanto, quando eramos caçadores-recoletores dormir era potencialmente perigoso. Para os mamíferos marinhos, que nos oceanos estão vulneráveis por não terem onde se refugiaram, ocorre algo engraçado: as baleias, por exemplo, quando dormem deixam uma parte do cérebro ativa enquanto que a outra dorme, sendo que depois trocam. Podemos dizer que elas dormem, literalmente, com um "olho aberto".

Visto isto, torna-se evidente que a razão para dormirmos deve ser importante. Se as hipóteses de sobrevivência do organismo diminuem com o tempo que passa a dormir, a razão só pode ser mesmo extremamente importante. Existe uma observação que comprova isso: os organismos com imenso poder na competição interespecífica (competição entre espécies) são os que menos dormem.

Experiências recentes demonstraram que os fetos passam a maior parte do tempo na barriga da mãe a… sonhar! Ora, sabíamos que dormiam muito, mas sonhar? Com que sonham eles? Não se sabe e é impossível descobrir, mas está comprovado que encontram-se a maior parte do tempo do período de sono em estado REM. Apesar da falta de mais dados, considero essa descoberta importante. Pode ser que a razão principal para dormirmos seja mesmo o acto de sonhar. Será que o acto de sonhar é assim tão importante que cause com que o organismo se canse para poder dormir?

Carl Sagan abordou esse tema de forma brilhante e propôs uma teoria para explicar porque dormimos. Não concordo com alguns dos seus pontos, mas, de qualquer forma, penso que a teoria seja brilhante, inovadora e que pode ser aprofundada. Carl Sagan disse, e muito bem, que quando dormimos o complexo reptiliano (a parte mais antiga do cérebro) se encontra a dominar o acto de sonhar, enquanto que o neocórtice (a parte mais recente do cérebro) se encontra mais ocupado a processar as memórias do dia, escolhendo quais as que vão para a memória de longo prazo e as que são descartáveis e vão para o inconsciente. Dessa forma, como o neocórtice é recente (algumas dezenas de milhões de anos) e o complexo reptiliano é antigo (muitas centenas de milhões de anos), o neocórtice não consegue permanecer desperto por muito tempo e com isso o nosso corpo cansa-se rapidamente. O reptiliano procura dominar e voltar aos tempos antigos, mas só consegue fazer isso no sonho. Dessa forma, segundo Carl Sagan, dormimos desde que as partes mais recentes do cérebro apareceram na natureza (Sagan precisa o acto de dormir ao aparecimento do sistema límbico); grosso modo, Sagan diz que o neocórtice ainda não está completamente desenvolvido, e dessa forma o reptiliano procura tomar o poder.

Estudos recentes demonstraram que o sistema límbico e o hemisfério direito do neocórtice também participam nos sonhos, e por isso a teoria de Carl Sagan talvez seja apenas a "superfície" de algo mais complexo.


Última edição por Carlos Costa em 16th Julho 2011, 16:42, editado 3 vez(es)

Carlos Costa
Administrador

Mensagens: 2133
Idade: 30
Localização: Porto, Portugal

http://carloscostaoficial.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por Safra em 18th Março 2011, 21:39

Carlos, andei fazendo uma pesquisa com um grupo que possui sonhos lúcidos e percebi que a frequência destes sonhos é inversamente proporcional a capacidade de abstração livre, e o controle de tais sonhos é dimensionado de acordo com a carga de informações que o cérebro pode processar por vez.

Além disso, percebi uma manifestação muito comum quando nós como crianças. Muitos objetos transformamos em brinquedos, e depositamos uma carga emocional nele. O mesmo se processa nos sonhos.

Os sonhos, percebo, são um meio de desenvolver cognições que não usamos no dia-a-dia, mas, que são essenciais o seu exercício para a manutenção da química cerebral.

Outro detalhe, é que os sonhos retomam emoções de experiências antigas, e trabalham com elas de uma maneira a adaptar-se a mecância atual da psique.

Sonhos existem, pois é o exercício livre de cognições não usuais para manter a capacidade de cérebro de adaptação a situações não normais. Sem isso, o cérebro não tem capacidade de emaranhar-se com outras informações.

Isso eu descobri ein..! Pesquisa.. Smile

Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens: 494
Idade: 24
Localização: São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por Carlos Costa em 18th Março 2011, 22:35

Vou pesquisar sobre isso. Smile

Um biólogo disse recentemente que os sonhos podem ser um "treino" para a realidade. O que achas desta teoria?

O sono deve ter um papel muito importante nos organismos. Parece ser mesmo muito estranho que os organismos tenham de dormir. Deve haver uma razão importante para isto.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens: 2133
Idade: 30
Localização: Porto, Portugal

http://carloscostaoficial.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por newton45 em 19th Março 2011, 18:36

Tenho um pergunta que sempre me perguntei a mim mesmo,
Será que os outros animais tambem sonham, ou somos só nós humanos que sonhamos?

newton45
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens: 79
Idade: 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por Carlos Costa em 19th Março 2011, 18:42

É claro que sonham. Tudo o que tenha um cérebro, sonha. Wink

Carlos Costa
Administrador

Mensagens: 2133
Idade: 30
Localização: Porto, Portugal

http://carloscostaoficial.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por Gauss em 20th Março 2011, 10:07

Segundo estudos, os sonhos deles são tão complexos como os nossos.

Gauss
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens: 138
Idade: 21

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por __gArY__ em 20th Março 2011, 13:03

Maneira interessante de analisar a importancia do sono é pela privação do sono.
Pacientes desenvolvem sintomas somáticos e psicológicos visivelmente relevantes.
A perda de memória é um dos que mais chamam a atenção. Alterações na personalidade também.
Parece que o cortex para desempenhar suas atividades complexas necessita do sono..
Na minha opiniao esse processo inclusive ajuda na parte organica / concreta da arquitetura cerebral. Seja produzindo mielina pros nervos ou neutransmissores nas fendas sinapticas..
Acredito nisso.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens: 186
Idade: 27
Localização: Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por Carlos Costa em 21st Março 2011, 16:57

__gArY__ escreveu:Maneira interessante de analisar a importancia do sono é pela privação do sono.
Algo interessante sobre isso é que se ficarmos acordados por muito tempo, na realidade não estamos totalmente acordados: algumas partes do nosso cérebro desligam-se e dormem por alguns segundos ou minutos. Quando estamos sem dormir à 2 ou 3 dias, na realidade algumas partes do nosso cérebro estão a dormir. Talvez seja por isso que não conseguimos nos concentrar totalmente.

Os mamíferos marinhos dormem de maneira parecida: uma parte do cérebro dorme, sendo que depois trocam. Esses animais dormem, literalmente, de "olho aberto". Isto para não se afogarem ou serem comidos.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens: 2133
Idade: 30
Localização: Porto, Portugal

http://carloscostaoficial.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por __gArY__ em 21st Março 2011, 19:56

Sim o nível de consciencia não é o mesmo quando "viramos" algumas noites.
E a baleia desenvolveu uma área que a mantém vigil durante o sono, mas nós também temos. O tronco encefálico, responsável pela respiração e outras tarefas bem primitivas, também permanece "acordado" enquanto durmimos. Não sei exatamente quais regiões do encéfalo da baleia se mantém em atividade, contudo isso não é tão único quanto parece.

Atualmente estou cada vez mais interessado em neurociência.. provavelmente quando me formar daqui a dois anos farei minha especialização em neurologia clínica ou cirúrgica. O que quiseres conversar sobre o tema estou a disposição.


__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens: 186
Idade: 27
Localização: Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mistério do sono

Mensagem por Carlos Costa em 23rd Março 2011, 15:50

__gArY__ escreveu:Atualmente estou cada vez mais interessado em neurociência.. provavelmente quando me formar daqui a dois anos farei minha especialização em neurologia clínica ou cirúrgica. O que quiseres conversar sobre o tema estou a disposição.
Uma dúvida: segundo os neurologistas, o sono serve apenas para reorganizar o cérebro, mais especificamente as memórias. No processo, todas as células do corpo são rejuvenecidas.

Na tua opinião, o propósito do sono é esse?

Carlos Costa
Administrador

Mensagens: 2133
Idade: 30
Localização: Porto, Portugal

http://carloscostaoficial.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum