Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

2009 será o Ano Internacional da Astronomia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2009 será o Ano Internacional da Astronomia Empty 2009 será o Ano Internacional da Astronomia

Mensagem por Carlos Costa em 26th Janeiro 2008, 16:51

Em 2009 comemorar-se-ão os 400 anos das primeiras observações astronómicas através de telescópio, feitas por Galileu Galilei. A astronomia tem contribuído para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, mas também contribuiu para a evolução da filosofia, da cultura e da forma como o ser humano vê o seu lugar no mundo.

O Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) é uma iniciativa com carácter mundial da União Astronómica Internacional e da UNESCO. As actividades do AIA2009 decorrerão a nível global e regional, mas também a nível nacional e local.

Esta iniciativa pretende estimular o interesse pela astronomia e pela ciência em geral, sobretudo entre os jovens, em todo o mundo, promover o acesso a novos conhecimentos e desenvolver comunidades de interesse na astronomia e tem como tema central "Descobre o teu Universo".

Em Portugal a celebração do AIA2009 será organizada pela Sociedade Portuguesa de Astronomia. Para Portugal estão previstas diversas actividades de carácter informativo e educativo, como observações astronómicas diurnas e nocturnas, palestras, actividades a pensar nas escolas, ateliers para crianças e jovens, concursos (um que relaciona astronomia e arte e outro centrado na observação astroómica), sessões de planetário, exposições itinerantes e a apresentação de peças teatrais e musicais, cujo tema será astronomia. Uma proposta original é a "Noite de Astronomia", onde as capitais de distrito serão convidadas a desligar por um curto período de tempo a iluminação pública à noite permitindo realizar observações astronómicas em plena cidade.

Para saberem mais sobre as actividades que serão realizadas em Portugal visitem
www.astronomia2009.org

IYA2009 Trailer