Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Biografia de Johannes Kepler

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Biografia de Johannes Kepler Empty Biografia de Johannes Kepler

Mensagem por Carlos Costa 26th maio 2011, 11:40

Um dos principais astrônomos da história: coube a ele descobrir as leis dos movimentos planetários.

Johannes Kepler nasceu no dia 27 de dezembro de 1571, em Weil der Stadt, Alemanha. Quando criança, padeceu de várias doenças. Ele tinha furúnculos, dores de cabeça, miopia, infecções na pele, febres, dores de estômago e problemas na vesícula. Com quatro anos de idade, quase morreu. Quando jovem, estudou teologia na Universidade de Tübingen e lá conheceu um professor de matemática, partidário da teoria heliocêntrica (de que a Terra gira em torno do Sol) proposta por Nicolau Copérnico. Kepler, que começava a se interessar por astronomia, achou que a simplicidade do ordenamento planetário proposto por Copérnico fazia sentido e só poderia ter sido proposto por Deus. Entre 1594 e 1600, foi professor de astronomia e matemática na Universidade de Graz, Áustria. E em 1596, escreveu seu primeiro livro sobre astronomia, onde seus conhecimentos de matemática começaram a chamar a atenção. Mas, como era protestante, em 1600 lhe cassaram a cátedra na Universidade de Graz e ele partiu para Praga, onde logo se tornou ajudante de um importante astrônomo chamado Tycho Brahe (1546-1601).

Com a morte de Tycho, Kepler, além de herdar um valioso arquivo de detalhadas anotações feitas pelo astrônomo, tornou-se matemático imperial e astrônomo do imperador Rodolfo II (1552-1612). Depois de estudar e analisar durante anos as anotações de Tycho, Kepler concluiu que, ao contrário do que dizia a teoria de Copérnico, as órbitas do planetas ao redor do Sol não eram circulares, e sim elípticas. Em 1609, ele publicou sua principal obra, Nova Astronomia, um tratado astronômico que continha duas leis que, depois, viriam a ser chamadas Leis de Kepler sobre o movimento dos planetas. A primeira dizia que os planetas giram em torno do Sol numa órbita elíptica, com o Sol como um dos focos dessa elipse. A outra, que o planeta viaja mais rápido quando está próximo da estrela. Com isso, a teoria copernicana de que os planetas tinham uma órbita circular caía por terra. Em 1619, ele publicou outro tratado astronômico, a chamada Terceira Lei de Kepler. Ela postula que, quanto mais distante está o planeta, mais tempo ele leva para completar uma órbita ao redor do Sol. Alguns anos mais tarde, Isaac Newton iria se basear nas teorias de Kepler para formular sua Lei de Gravitação Universal.

Kepler morreu em 15 de novembro de 1630, em Regensburg. E seu epitáfio ficou famoso: "Medi os céus, e agora meço as sombras. No céu brilha o espírito. E na Terra descansa o corpo".

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos