Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Categorias de Rochas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Categorias de Rochas

Mensagem por Carlos Costa em 26th Maio 2011, 12:55

As rochas dividem-se em três grupos: Magmáticas, Metamórficas e Sedimentares.

Magmáticas

Estas rochas resultam do arrefecimento do magma.

Podem ser:

*Intrusivas ou plutónicas - como se formam no interior da crosta, são rochas que arrefecem lentamente. O granito é um exemplo, possuindo cristais bem visíveis. Esta rocha é constituída por três minerais: feldspato, mica e quartzo.

*Extrusivas ou vulcânicas - formam-se na superfície do planeta e o seu arrefecimento é rápido. Uma destas rochas é o basalto, este apresenta uma cor escura, é compacto e muito duro.

Metamórficas

São rochas que resultam da alteração de outras rochas. As transformações, físicas e químicas sofridas, passam pela existência de agentes de metamorfismo, estes são fundamentalmente: a pressão e a temperatura.

O metamorfismo resulta na transformação de rochas preexistentes, quando submetidas a pressões e temperatura elevadas, associadas ao factor tempo. Este agentes de metamorfismo actuam sobre as rochas provocando alterações na sua composição mineralógica. Neste processo, formam-se novos cristais e a orientação dos cristais é modificada.

Exemplos de rochas metamórficas: ardósia, gnaisse, mármore, micaxisto, etc.

Sedimentares

Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundos oceânicos. No entanto, estas formam apenas um película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume rochoso crustal.

Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenómenos de meteorização e erosão de rochas pré-existentes assim como de restos orgânicos. Assim são constituídos maioritariamente por areias, siltes e conchas de organismos. Estes primeiros, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente transportados pela erosão.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum