Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Pressão de Fluidos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pressão de Fluidos Empty Pressão de Fluidos

Mensagem por danilom em 27th Maio 2011, 00:28

Pessoal, estou com algumas dúvidas.
Pressão de Fluidos 07_26_03
Nessa imagem, a velocidade da água no centro será maior, mas a pressão menor. Geralmente quando diminuímos a saida de agua de uma mangueira, ela fica mais rápida e aparenta ter maior pressão porque "dói" mais quando ela bate em nosso corpo.
Pelo que entendi, a mesma quantidade de fluído tem que passar por aqueles canos ao mesmo tempo, por isso, no cano do centro ela passa mais rápido, para que possa ser passada a mesma quantidade que é passada nos canos mais largos. Certo?
Se for assim, a pressão na saída de cada cano não deveria ser a mesma? Pelo que consigo entender, no centro existe menos força porque a quantidade de água é menor, mas existe mais velocidade. No cano dos cantos, existe mais força porque a quantidade de água é maior, mas tem menos velocidade. Dessa maneira, a força e velocidade não se equiparariam em ambos os canos?

Grato desde já


Última edição por danilom em 1st Setembro 2011, 16:40, editado 1 vez(es)

danilom
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 109

Voltar ao Topo Ir em baixo

Pressão de Fluidos Empty Re: Pressão de Fluidos

Mensagem por LucasCFX em 24th Agosto 2011, 23:07

Em primeiro lugar você tem de considerar que a velocidade do fluido precisa ser um pouco grande para que esse efeito ocorra..

danilom escreveu:Pelo que entendi, a mesma quantidade de fluído tem que passar por aqueles canos ao mesmo tempo, por isso, no cano do centro ela passa mais rápido, para que possa ser passada a mesma quantidade que é passada nos canos mais largos. Certo?

Certíssimo.

danilom escreveu:Se for assim, a pressão na saída de cada cano não deveria ser a mesma? Pelo que consigo entender, no centro existe menos força porque a quantidade de água é menor, mas existe mais velocidade. No cano dos cantos, existe mais força porque a quantidade de água é maior, mas tem menos velocidade. Dessa maneira, a força e velocidade não se equiparariam em ambos os canos?

Essa é uma questão de energia. Mantendo o fluxo de água constante a soma da energia potencial e da energia cinética do fluido é constante em cada ponto do tubo. Assim, se você aumenta a velocidade do fluido você vai estar aumentando a sua energia cinética, e provocando a diminuição da energia potencial dele (pressão), pois energia não pode ser criada nem destruída!

Esse é o princípio do escoamento de fluidos de Bernoulli: "Se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir e vice-versa".
LucasCFX
LucasCFX
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75
Idade : 33
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Pressão de Fluidos Empty Re: Pressão de Fluidos

Mensagem por danilom em 1st Setembro 2011, 16:40

muito obrigado pela explicação.
Ficou esclarecido.

danilom
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 109

Voltar ao Topo Ir em baixo

Pressão de Fluidos Empty Re: Pressão de Fluidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum