Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

NASA prepara-se para lançar sonda espacial Juno

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

NASA prepara-se para lançar sonda espacial Juno Empty NASA prepara-se para lançar sonda espacial Juno

Mensagem por Carlos Costa em 3rd Agosto 2011, 16:33

NASA prepara-se para lançar sonda espacial Juno 50303
Juno estudará formação e evolução de Júpiter
A NASA vai lançar, na próxima sexta-feira, a sonda de exploração espacial Juno para estudar a formação do planeta Júpiter e tirar conclusões sobre os planetas com a mesma composição. Alimentada por energia solar, a sonda que custou 1,1 mil milhões de dólares (763 milhões de euros), deve iniciar a odisseia de cinco anos em direcção ao maior planeta do sistema solar.

O objectivo é descobrir a quantidade de água no planeta, o que motiva os enormes campos magnéticos deste e se existe um núcleo sólido sob a sua atmosfera densa e quente.

"Se queremos compreender de onde vimos e como se formam os planetas, é Júpiter que devemos estudar porque é este que detém o segredo", disse Scott Bolton, investigador do programa científico Juno.

"Queremos conhecer a lista de ingredientes. Queremos descobrir a receita de formação destes planetas”, indicou ainda o cientista.

Em 1989, a Nasa lançou a sonda Galileo, que entrou na órbita de Júpiter em 1995 e se desintegrou em 2003. Outros engenhos espaciais da Nasa, como o Voyager 1 e 2, Ulysses e New Horizons também estudaram o quinto planeta do sistema solar.

Mas desta vez, o Juno irá mais perto do que algum outro já foi, indicou o especialista. "Ficaremos a apenas cinco mil quilómetros do planeta", acrescentou. Além de Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno também são considerados planetas gasosos.

Ciência Hoje

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

NASA prepara-se para lançar sonda espacial Juno Empty Re: NASA prepara-se para lançar sonda espacial Juno

Mensagem por Saibot em 1st Outubro 2011, 16:37

A 5 de Agosto de 2011, a nave da NASA Juno foi lançada por um foguetão Atlas V, a partir do Cabo Canaveral, na Florida (EUA), no âmbito da missão New Frontiers. Foi o início de uma viagem de cinco anos, com destino ao planeta Júpiter. A Juno será a primeira nave espacial da NASA alimentada exclusivamente a energia solar. Como Júpiter recebe apenas cerca de 4% da luz solar que incide sobre a Terra, as três asas da nave estão cobertas por 18.000 células solares, que deverão fornecer a energia necessária para as observações a efetuar e para a transmissão de dados para a Terra. O objetivo é determinar a quantidade de água na atmosfera do planeta e mapear o seu campo gravitacional, entre outras experiências científicas. No final da missão de seis anos (incluindo os cinco da viagem), a Juno deverá arder na atmosfera de Júpiter, de forma a evitar que se despenhe acidentalmente numa lua do planeta, como Europa, e a contamine com bactérias terrestres.
Saibot
Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 33
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum