Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Sistema Nervoso Central

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistema Nervoso Central Empty Sistema Nervoso Central

Mensagem por Carlos Costa em 4th Agosto 2011, 17:10

Sistema Nervoso Central Informacoes_em_clip_image001_0000
Este sistema é formado pelo encéfalo e pela medula espinal, para além de possuir milhões de neurónios e células glias. O encéfalo e a medula espinal estão protegidos por um revestimento ósseo, que no caso do encéfalo é o crânio, e, no caso da medula é a coluna vertebral. Em segundo lugar, estão revestidos por três membranas que recebem o nome de meninges. Estão também envolvidos pelo líquido cefalorraquidiano, que flui no espaço existente entre as membranas das meninges e as cavidades encefálicas.

Encéfalo

O encéfalo é o centro que coordena todas as funções do organismo. É, portanto, onde se recolhem e se tornam conscientes os estímulos provenientes dos órgãos dos sentidos e das áreas motoras. Divide-se em três regiões: cérebro, cerebelo e tronco cerebral. A parte externa do cérebro, ou córtex cerebral, é formada por uma substância cinzenta, enquanto que a parte interna é formada por uma substância branca. A substância cinzenta do córtex cerebral coordena todas as funções do organismo e é o centro da inteligência, da vontade e da memória. O cerebelo regula os movimentos musculares e controla o equilíbrio do corpo. O tronco cerebral reúne todas as estruturas que há entre o cérebro e a medula espinal e regula as atividades vitais de tipo reflexo, como a respiratória, a circulatória ou a cardíaca.

Medula Espinal

A medula espinal é o cordão nervoso que parte do encéfalo, desce pelo interior da coluna vertebral e chega até à segunda vértebra lombar. Daí segue-se um filamento longo e fibroso que tem o nome de filum terminale. Pela medula espinal sobem os impulsos nervosos do corpo até ao cérebro e descem as ordens que o cérebro envia a qualquer parte do corpo. Ao contrário do que ocorre no cérebro, aqui a substância cinzenta encontra-se na parte interna da medula e a substância branca na parte externa. Da parte detrás da coluna vertebral saem os nervos medulares. No total são 31 pares que ligam as diferentes regiões do organismo à medula e, portanto, ao sistema nervoso central. Cada nervo medular divide-se em duas raízes mesmo antes da sua união com a medula.

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum