Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

WIMPs

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

WIMPs

Mensagem por Carlos Costa em 29th Agosto 2011, 15:53

Weakly Interacting Massive Particles (partícula massiva que interage fracamente, em inglês), ou WIMPs, são dos componentes teóricos da matéria escura, assim como os MACHOs (MAssive Compact Halo Object, ou Objeto com Halo Compacto e Grande Massa).

Características

WIMPs seriam partículas que não interagiriam com com a matéria visível por nenhuma força mais intensa que a força fraca, exceto pela força gravitacional.

História

Enquanto físicos das partículas geralmente aceitam WIMPs como a melhor explicação para a matéria escura, astrofísicos tendem a aceitar a estelar dos MACHOs. Os MACHOs já foram o modelo mais largamente aceito, mas poucos foram encontrados. Desse modo, WIMPs são um modelo mais aceito atualmente - embora nenhum ainda tenha sido observado.

Detecção

Como interagem fracamente com a matéria visível, WIMPs, se existem, são difíceis de detectar. O ruído causado por raios cósmicos dificultariam a detecção de WIMPs.

A solução para tentar detectar WIMPs é usar do mesmo expediente daquela utilizada para observar neutrinos: faz-se a pesquisa a cerca de um quilómetro abaixo da terra, onde os raios cósmicos seriam 1 milhão de vezes mais fracos que à superfície.

Wikipédia

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum