Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mini-centrais nucleares na Lua e em Marte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Mini-centrais nucleares na Lua e em Marte Empty Mini-centrais nucleares na Lua e em Marte

Mensagem por Carlos Costa 31st agosto 2011, 15:16

Mini-centrais nucleares na Lua e em Marte 50711
Dois conceitos de centrais nucleares em que a NASA está a trabalhar
A reunião da Sociedade Americana de Química que se realizou este fim-de-semana em Denver (Colorado, EUA) pôs Marte e Lua no centro das atenções. Uma equipa da NASA quer levar mini-centrais nucleares para o planeta vermelho para e para o satélite da Terra.

James Werner, o responsável pelo projecto, anunciou que os primeiros planos estão já em andamento. O director do Laboratório Nacional de Idaho do Departamento de Energia afirma que terá uma demonstração pronta já no início de 2012. As centrais irão servir para produzir electricidade para as futuras bases.

As novas tecnologias de fissão nuclear para a aplicação de energia nesse tipo de superfícies são "muito diferentes das estações de energia nuclear na Terra, que necessitam de espaços de grande dimensão e de estruturas como torres de refrigeração", explicou Werner.

O sistema terá aproximadamente 30,5 centímetros de largura por 61 de altura e não necessitará de torres de refrigeração. Um sistema de energia de fissão "é uma unidade compacta, fiável e segura que pode ser fundamental para a criação de bases e habitats noutros planetas".

A maior diferença entre os reactores nucleares e os de energia solar, utilizados até agora nas missões espaciais, é que aqueles podem gerar energia em qualquer ambiente. Como não dependem da luz solar, produzem enormes quantidades de energia sem parar. Um sistema de energia de fissão na Lua poderá gerar 40 Quilowatts por hora de electricidade, a mesma quantidade que, na Terra, consegue alimentar oito casas.

O investigador assegura que a tecnologia está suficientemente "amadurecida" e logo que tenha um preço acessível poderá proporcionar energia aos astronautas em todo o tipo de ambiente.

Ciência Hoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos