Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Indígena brasileira completa 121 anos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Indígena brasileira completa 121 anos

Mensagem por Carlos Costa em 31st Agosto 2011, 15:25


Maria Lucimar Pereira com a sua família
A Survival International, organização de defesa dos direitos dos povos indígenas tribais, revelou hoje que encontrou uma brasileira que poderá ser a pessoa mais velha do mundo, completando 121 anos dia 3 de Setembro, próximo sábado. Maria Lucimar Pereira é uma índia de etnia caxinauás e habita no oeste da Amazónia. O seu certificado de nascimento, aprovado em 1985, mostra que nasceu 1890.

Uma dieta à base de carne grelhada, mandioca, papas com banana e ausente de sal, açúcar e alimentos processados parece ser a causa da longevidade. Stephen Corry, director da Survival International considera "refrescante ver uma comunidade que manteve um forte vínculo com o seu território ancestral desfrutar dos benefícios dessa opção".

Apesar da sua idade, Maria mantém-se saudável e activa. Passeia pela aldeia, partilha histórias e visita frequentemente os seus familiares. Fala apenas caxinauá e costuma ir a Feijó, a cidade mais próxima.

Nesta comunidade de caxinauás, a longevidade é frequente. Dos seus 80 habitantes, quatro têm mais de 90 anos. Comem alimentos naturais, rejeitando a comida a processada disponível na cidade.

Ao longo da sua vida, Maria testemunhou alguns dos episódios mais dramáticos da história da Amazónia. Durante a chamada "febre da borracha" entre meados do século XIX e primeiras décadas de XX, a população indígena foi escravizada. Viveu em condições penosas, tendo apenas 10 por cento sobrevivido. No Brasil vivem actualmente 7500 caxinauás. São mais numerosos nas regiões de floresta tropical no leste peruano.

Mulheres centenárias

A brasileira Maria Gomes Valentim, reconhecida pelo Guiness como a mulher mais idosa, morreu em Junho passado, poucas semanas de completar 115 anos. O recorde passou para a norte-americana Besse Cooper, que completou na passada sexta-feira 115 anos. O ano passado, a televisão da Geórgia apresentou Antisa Khvichava, que teria completado 130 anos dia 8 de Julho. A informação não foi confirmada pelo Guiness, pelo que o título de Decano da Humanidade continua a pertencer a Besse Cooper.

Ciência Hoje

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://gaiaciencia.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum