Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Vulcões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vulcões

Mensagem por Carlos Costa em 31st Agosto 2011, 19:15

Os vulcões são estruturas geológicas criadas quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas), escapam para a superfície terrestre. Os vulcões fazem parte da natureza e é realidade do nosso planeta Terra.

O nosso planeta Terra está aquecendo demasiadamente e isso é muito evidente com o derretimento das geleiras. Agora imaginem os senhores, que a Terra continua aquecendo além do normal.

Pesquisas nos revelam que durante cerca de cem anos, o Sol esteve em baixa atividade. Agora, o Sol está numa fase de média à alta atividade.

Ainda em relação ao aquecimento da Terra, as temperaturas já não têm suas épocas certas, estão extremas, ou muito frio ou muito quente, tempestades em excesso ou mesmo fora de época. Isto tudo é resultado do mau comportamento humano em relação à natureza.

Em épocas passadas, o homem pensava apenas nas grandes metrópoles, nos grandes lucros, nas vantagens, sem importar-se com as conseqüências à natureza, em como a natureza se comportaria logo adiante. Muitos homens da Terra ainda pensam desta forma.

Ainda no tocante ao aquecimento da Terra, se na sua casa, na sua fazenda, na sua cidade, o calor está demasiado, até insuportável, imaginem os senhores como está a temperatura no centro da Terra.

A lava dos vulcões está no centro da Terra. Imaginem o calor e pressão intensos para fazer a erupção de um vulcão, para fazer jorrar de dentro da terra a lava, as cinzas, as pedras. A lava dos vulcões toma conta de tudo que estiver na frente, destrói tudo. Nuvens vulcânicas podem atingir cerca de dez mil metros de altura.

Desta esta data até o ano 20.000, as temperaturas dentro da crosta terrestre ainda aumentarão muito. Isto fará com que, além de enfrentar as grandes chuvas, grandes deslizamentos, grandes nevascas, grandes tornados, de agora em diante teremos que enfrentar os grandes vulcões terrestres noite e dia.

Como a natureza resistirá a vulcões, tempestades, enchentes, tornados? Como resistirá a tanta destruição?

Ainda em relação aos vulcões, o morro do Corcovado no Rio de Janeiro, onde está o Cristo Redentor, é um vulcão adormecido. Imaginem os senhores se aquele vulcão entrar em erupção na bela cidade do Rio de Janeiro. Neste caso, assim como os Estados Unidos é o país dos tornados, o Brasil poderá se tornar um dia, o País dos Vulcões.

Tipos de vulcões da Terra

Vulcão-escudo: São montanhas largas com perfil de um escudo. O maior vulcão deste tipo na Terra é o Mauna Loa no Havaí, com 9.000m de altura e 120km de diâmetro. O Monte Olimpo no planeta Marte, é um vulcão-escudo.

Cones de escórias: É o tipo mais simples e comum de vulcão. São relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300m de altura.

Estratovulcões: São grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, tem forma cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes. Esses edifícios vulcânicos são os mais mortíferos da Terra. O Teide na Espanha e o Monte Fuji no Japão são exemplos deste tipo de vulcão.

Caldeiras ressurgentes: São as maiores estruturas vulcânicas da Terra, possuindo diâmetros que variam entre 15 e 100km². São exemplos destas estruturas, a Yelowstone (EUA) e Cerro Galan (Argentina).

Vulcões submarinos: São aqueles que estão abaixo da água e são comuns em certos fundos oceânicos, principalmente na dorsal meso-atlântica. São responsáveis pela formação de novo fundo oceânico em diversas zonas do globo. Um exemplo é o Vulcão da Serreta no Arquipélago dos Açores.

Com base em tudo isto, o cientista brasileiro e pesquisador universitário nas áreas humana e veterinária, João M. Lippert, desenvolveu o Projeto Terra Lua Nova. Projeto que visa a purificação do planeta Terra e a povoação da Lua.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vulcões

Mensagem por Saibot em 13th Setembro 2011, 18:16

As principais partes de um vulcão são a câmara magmática, a conduta de saída ou chaminé e o cone vulcânico, cujo orifício de saída com forma de funil tem o nome de cratera. A parte fundamental é a câmara magmática, onde o magma se conserva sob uma pressão e uma temperatura elevadíssimas. Se a câmara magmática não encontra nenhuma fissura ou fenda, é possível que o magma acabe por arrefecer, mas se existe uma via de saída para o exterior, a fissura atuará como chaminé vulcânica. Quando o magma é expelido, a lava e os piroclastos costumam solidificar-se em redor da chaminé, formando o cone vulcânico. Às vezes, verificam-se ramificações na chaminé principal que produzem bocas eruptivas, também nas laterais do vulcão: são os cones adventícios.
avatar
Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 31
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vulcões

Mensagem por Saibot em 13th Setembro 2011, 18:26

Atualmente, no mundo existem mais de 600 vulcões ativos. Os vulcões distribuem-se pelas mais variadas zonas do planeta, coincidindo com os pontos de interação entre as diferentes placas litosféricas. A distribuição geográfica dos vulcões coincide com a dos movimentos sísmicos ou terramotos, por isso, torna-se óbvio que a atividade vulcânica está estreitamente relacionada com a sísmica. As zonas sísmicas e vulcânicas mais ativas localizam-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, a faixa que vai desde o Mediterrâneo até aos Himalaias e Dorsais ou cordilheiras médio-oceânicas.
avatar
Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 31
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vulcões

Mensagem por Xevious em 13th Setembro 2011, 20:24

O maior vulcão do sistema solar é o monte Olimpus, em Marte, com 27 Km de altura.

O vulcão com maior intensidade de vulcanísmo é um vulcão em Io, lua de Jupter, que expele agua fervente e lava a centenas de kilometros de altura, também é o lugar onde os vulcões são mais quentes, pois atingem 1.800 graus.

Já o planeta com mais vulcões ativos é Venus, recentemente foi constatado uma área grande como um continente, todo repleto de vulcões ativos.

Um planeta com vulcões é sinal que é "um planeta vivo", ou seja há atividade interna no planeta, que também deverá ter terremotos. Um astro rochoso, que não tenha vulcões, pode ser considerado um astro morto.

A Lua, já tem pequenos terremotos (no máximo escala 5) mas não tem vulcões.

Europa e Plutão, são astros que podem ter oceanos debaixo de uma crosta de gelo e poeira.
Dentro pode ter agua liquida, aquecida graças ao vulcanísmo interno.
E devem existir também as "vumarolas" que são como gaizers, eles expelem materiais organicos primitivos no ambiente, além de aquecer o ambiente, proporcionando energia, onde há as fumarolas há condiçoes de haver vida pelo menos primitiva.

Xevious
Físico Amador
Físico Amador

Mensagens : 670

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum