Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Astrónomos vão estudar a poeira cósmica a partir do espaço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Astrónomos vão estudar a poeira cósmica a partir do espaço Empty Astrónomos vão estudar a poeira cósmica a partir do espaço

Mensagem por Carlos Costa em 6th Fevereiro 2008, 17:25

Qual o papel da poeira cósmica ou como é que os pequenas partículas roubam a luz das estrelas em mais de 100 mil galáxias são perguntas que os investigadores Colégio de Física e Astronomia da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, esperam responder quando o Observatório Espacial Herschel for lançado no próximo Verão. A equipa responsável pelo projecto associado à missão da Agência Espacial Europeia (ESA) diz que perceber a função da poeira interestelar é dar um "salto quântico" no conhecimento do universo, principalmente dos objectos mais distantes e frios.

Em 600 horas, tempo previsto para a duração do projecto ao longo dos três da missão do Herschell, a equipa de astrónomos espera conseguir detectar o brilho da poeira espacial a –250C, observar regiões de formação estrelas próximas da Via Láctea ou ver como se formaram as galáxias na infância do universo, há mais de 10 mil milhões de anos atrás.

O observatório Espacial Herschel inclui entre outros equipamentos o potente telescópio espacial Herschel,equipado com o maior espelho alguma vez fabricado para um telescópio espacial (duas vezes maior do que o Hubble). Com 3,5 metros de diâmetro, vai conseguir cobrir a faixa de radiação de comprimento de onda longo, entre 0.055 e 0.67 mm, que não penetra na atmosfera e só pode por isso ser estudada a partir do espaço. Segundo os investigadores, a expectativa é estudar os objectos mais frios e distantes no Universo através do primeiro telescópio a operar na parte sub-miliétrica do espectro electromagnético .

"Esta investigação é um salto quântico no conhecimento que temos sobre a poeira no universo local", disse Loretta Dunne, responsável pelo grupo de trabalho sobre a poeira nas galáxias locais integrado na missão Herschel da ESA. "A poeira cósmica é mais do que um simples incómodo para os astrónomos. Tem um papel importante ao ajudar o gás quente a arrefecer e colapsar na formação de galáxias e estrelas, e é o material básico de construção de planetas como o nosso. A Terra é na verdade uma bola gigante de poeira cósmica. Descobrir como a poeira é criada, quanto tempo sobrevive e que quantidade dela existe por aí, são algumas peças do puzzle que nos responde porque é que o Universo é como é".

A poeira cósmica é formada por pequenas partículas de carvão e silicatos, com origem em estrelas e supernovas, que vagueiam pelo espaço interestelar durante centenas de milhões anos. Estas partículas ínfimas, 800 vezes mais pequenas que a largura de um fio de cabelo, absorvem a luz das estrelas, criando manchas negras que podem ser vistas tanto na Via Láctea como noutras galáxias.

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum