Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vírus desconhecidos habitam nos esgotos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Vírus desconhecidos habitam nos esgotos Empty Vírus desconhecidos habitam nos esgotos

Mensagem por Carlos Costa 6th outubro 2011, 23:53

Vírus desconhecidos habitam nos esgotos 51252
Estes vírus podem desempenhar algum tipo de papel na saúde humana
Existem milhares de vírus até agora desconhecidos para a ciência nas águas residuais da América do Norte, Europa e África. Num estudo publicado na revista «mBio» da Sociedade Americana de Microbiologia, a equipa de investigadores que fez a descoberta, liderada por Michael J. Imperiale, biólogo da Universidade de Michingan, admite muitos deles podem desempenhar algum papel para a saúde humana, não necessariamente nefasto.

Sabe-se que existem na Terra 1,8 milhões de espécies e todas elas albergam um número indeterminado de vírus únicos e específicos. Mesmo assim, apenas 3 mil vírus estão identificados e classificados.

Para se aproximarem da diversidade agora revelada, os cientistas analisaram as assinaturas genéticas de vírus presentes em esgotos de três continentes. Primeiro, encontraram 234 vírus conhecidos pertencentes a 26 famílias virais. O que, de resto, torna as águas residuais a maior casa de vírus jamais encontrada.

Destes vírus conhecidos encontravam-se patogéneos humanos como o papiloma ou outros relacionados com roedores, baratas até com plantas.

No entanto, a maior parte das assinaturas genéticas encontradas pertenciam a vírus completamente desconhecidos. Para Michael J. Imperiale esta descoberta é muito significativa pois estes vírus podem desempenhar algum tipo de papel, não se sabe ainda qual, tanto na saúde humana como no meio ambiente.

E quando se fala em dos efeitos para a saúde estes não são necessariamente maus. Há exemplos no mundo animal de infecções por vírus que não provocam doença e que podem ser benéficos. O vírus Herpes, por exemplo, pode infectar ratos tornando-os mais resistentes a infecções bacterianas.

Ciência Hoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos