Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Equação de Torricelli (aplicação)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Equação de Torricelli (aplicação) Empty Equação de Torricelli (aplicação)

Mensagem por ChaosTheory em 21st Outubro 2011, 18:57

Nos últimos dias estive fazendo um trabalho de literatura que gastou praticamente todo o meu tempo livre, então não tive como postar antes exercícios que envolvam a Equação de Torricelli. Mas agora, estou um pouco mais sucegado e posso continuar.


Aplicação da Equação de Torricelli

Exercício da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Uma motocicleta pode manter uma aceleração constante de intensidade 10 m/s². A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de intensidade 100 m/s é:
a) zero
b) 5,0 m/s
c) 10 m/s
d) 15 m/s
e) 20 m/s


Primeiro passo: definir a matéria de física envolvida.

Neste exercício é dito logo no início que há uma aceleração constante no móvel em análise ("aceleração constante de intensidade 10 m/s²"), portanto, trata-se de um movimento uniformemente variado (MUV). Mais à frente é dito que o móvel desloca-se em linha reta ("percorrer uma distância de 500m, em linha reta"), isso define o movimento como retilínio. Com estes dois dados pode-se concluir que trata-se de um movimento retilínio uniformemente variado (MRUV), estudo da cinemática.

A interpretação de um enunciado na física, e creio que em qualquer matéria, é o príncipio fundamental. Podes saber todas as fórmulas físicas do universo, se não é capaz de definir qual se aplica num problema, será absoleto.


Segundo passo: localizar dados e dúvida expostos no exercício.

Agora define-se os dados do exercício. Uma vez que indentificamos a disciplina envolvida este passo torna-se possível. Se errarmos no primeiro passo podemos intepretar os dados de exercício de forma totalmente destorcida, então, atenção! Um leitura atenta é extremamente importante, recomenda-se criar um esquema gráfico para melhor entendimento do sistema em análise, mas como estou fazendo isto num computador não o farei. De mesmo peso há o fundamento do exercício: a pergunta. Os dados são proporcionados unicamente para tornar possível a definição de um dado oculto, ou dados, então entram as fórmulas matemáticas.

Do enúnciado extraímos:

Equação de Torricelli (aplicação) Dadoercciomruvequaodeto


Terceiro passo: resolução.

O terceiro, e último, passo consiste na aplicação das fórmulas matemáticas afim de desvendar o mistério levantado no segundo passo. Para definir a fórmula necessário devemos analisar dois fatores: o que temos, e o que queremos? Neste exemplo fica fácil constar a fórmula necessária por um fator determinante: não há nenhuma medida temporal, e ao mesmo tempo, não buscamos uma. Dentro do MRUV somente uma fórmula segue esses quesitos: Equação de Torricelli. Isolando-se a velocidade inicial do móvel na equação basta-se substituir os valores e resolver o problema:

Equação de Torricelli (aplicação) Resoluoexercciomruvequa

Resposta: alternativa a.


É isso, um exercício bem simples somente para mostrar um estilo de modelo dos exercícios que usam a Equação de Torricelli. Espero ter sido claro nas explicações, qualquer dúvida ou apontamente, afinal todos erram, é só falar. Planejo postar pelo menos mais um exercício, um mais complexo, se alguém tiver sugestões, adoraria recebe-las.

Até mais.
ChaosTheory
ChaosTheory
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 4
Idade : 23
Localização : Campos do Jordão (SP).

http://cantofilosofico.tumblr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Equação de Torricelli (aplicação) Empty Re: Equação de Torricelli (aplicação)

Mensagem por daiane silva rodrigues em 12th Novembro 2012, 17:18

como posso explicar a equaçao de torricelli de um modo resumido?

daiane silva rodrigues
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum