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Cortiça é o melhor material para pára-choques de automóveis

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Cortiça é o melhor material para pára-choques de automóveis

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 6th Novembro 2011, 21:05


Micrografia da estrutura da cortiça, o material apontado pelos pesquisadores com a melhor escolha para a proteção de automóveis contra impactos. [Imagem: Mariana Paulino]

Você sabia que o material usado como absorvedor de impacto no pára-choque da maioria dos carros tem o pior desempenho entre todos os materiais disponíveis?

Esta é a conclusão de Mariana Paulino e seus colegas da Universidade de Aveiro, em Portugal.

Sustentando o impacto

Os materiais celulares sintéticos - espumas de polímeros e de metais - vêm sendo usados como absorvedores de impactos há décadas.

Mas a Dra. Mariana acredita, e agora demonstrou empiricamente, que a cortiça - a mesma cortiça usada como rolha de garrafa - é um material muito mais eficiente e mais ambientalmente correto.

Segundo ela, o material natural pode ser mais eficiente e mais barato do que o material sintético, além de poder ser produzido de forma sustentável.

Materiais para absorção de impacto

A pesquisadora testou a capacidade de absorção de impactos da cortiça, espumas metálicas e espumas poliméricas, incluindo um produto introduzido recentemente no mercado e que vem sendo apontado como um dos mais eficazes já feitos.

Os resultados indicam que a espuma de poliuretano, usada nos pára-choques da maioria dos carros, tem o pior desempenho entre todos os materiais testados.

A espuma de alumínio tem a maior capacidade de absorção, seguida de perto pela cortiça.

Todos os demais materiais se distribuem entre esses dois extremos em termos de eficiência.

Como material de proteção contra impacto para pára-choques, portas, colunas e outros reforços estruturais, a cortiça supera a espuma polimérica mais avançada disponível em termos de valor de pico de aceleração de impacto.

De fato, em energias mais elevadas, o que equivaleria a uma colisão em alta velocidade, a cortiça tem o melhor valor de pico de aceleração.

Fique com a cortiça

Os pesquisadores investigaram também o quanto os diferentes materiais testados invadem o espaço dos ocupantes do veículo em uma colisão.

A espuma de alumínio apresentou o menor deslocamento, seguido pela cortiça e, logo depois, pela espuma polimérica estado-da-arte. A tradicional espuma de poliuretano foi novamente o material menos adequado.

Os pesquisadores concluíram que, apesar de a espuma de alumínio ser marginalmente melhor do que a cortiça microaglomerada, a cortiça é uma opção muito melhor para os veículos do futuro por ser mais barata e mais fácil de processar do que a espuma de metal.

fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cortica-para-choques-automoveis&id=010170111102
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Jonas Paulo Negreiros
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Re: Cortiça é o melhor material para pára-choques de automóveis

Mensagem por Xevious em 7th Novembro 2011, 11:36

Dificil implementarem a cortiça nos próximos carros.
O pessoal ta acostumado a coisas mais avançadas tecnológicamente.
É provável que invistam mais pra conseguirem algo melhor que a cortiça.
Ou então criarem algum derivado dela.

Xevious
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Re: Cortiça é o melhor material para pára-choques de automóveis

Mensagem por Raphael Posteraro em 4th Janeiro 2012, 14:37

Como é feita a produção da cortiça? Ela deve ser lenta não dando suporte a velocidade de produção dos carros. Mas a ideia é boa!

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Re: Cortiça é o melhor material para pára-choques de automóveis

Mensagem por rodrigo torri de araujo em 14th Junho 2012, 05:33



Pelo que sei ha dificuldades em se produzir cortiça suficiente para atender a demanda por rolhas de garrafas.

Será esta a melhor alternativa tendo em vista limitada disponibilidade deste material para uso em escala industrial?

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Re: Cortiça é o melhor material para pára-choques de automóveis

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 2nd Agosto 2012, 23:24

Pois é, Rodrigo. E a demanda deve aumentar!

Cortiça melhora compósitos aeroespaciais em 250%

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2012

Low-tech

A cortiça é um material natural que historicamente tem sido relegado a usos não associados com a tecnologia, como rolhas de garrafas e bases de quadros para fixação de avisos.



O sanduíche de cortiça substitui "com louvores" uma camada de 10 a 15 centímetros de fibra de vidro usada no isolamento dos aviões.[Imagem: Sargianis et al./NSR]

Mais recentemente se demonstrou que a cortiça é o melhor material disponível para a construção de pára-choques de automóveis.

Isso mostra que a cortiça pode começar a dar a volta por cima.

Compósito com cortiça

Agora, os compósitos, símbolos máximos dos materiais de alta tecnologia, tiveram seu desempenho multiplicado por várias ordens de grandeza com o auxílio de um material que vem sendo desprezado pela tecnologia, apesar de seu baixo custo e de suas propriedades mais do que interessantes.

Engenheiros descobriram que a cortiça pode ser a melhor opção para formar os "sanduíches" que são a marca registrada desses materiais compósitos usados em aviões e aplicações aeroespaciais.

"A cortiça é um produto natural com propriedades intrigantes," concorda Jonghwan Suhr, da Universidade de Delaware.

"Ela é absorvedora de energia, leve, resistente a impactos e tem excelentes propriedades de amortecimento vibracional e acústico. Sua organização celular única também resulta em boas propriedades termais, e ela é impermeável à umidade," lista ele.

Ruído em aviões

Suhr e seus colegas se interessaram pela cortiça quando procuravam por um material que pudesse diminuir o ruído no interior dos aviões.

Os compósitos usados em aplicações aeroespaciais são estruturas em camadas, misturando fibras e espumas sintéticas, ou materiais com estrutura em forma de colmeia, entre placas de fibras de carbono incorporadas em resinas.

O resultado é um material imbatível em termos de resistência e leveza.

Infelizmente, esses materiais são também muito bons em conduzir ruídos, o que é um enorme inconveniente em um avião.

A solução adotada hoje consiste em forrar o espaço entre as estruturas externa e interna do avião com uma parede de 10 a 15 centímetros de fibra de vidro. Isso, contudo, aumenta o peso e reduz o espaço interno da aeronave.

Anti-ruído de cortiça

Os pesquisadores então tiveram a ideia de criar uma camada adicional com compósito - uma camada de cortiça natural.

E os resultados superaram as expectativas.

"Nós obtivemos uma melhoria de 250% no isolamento acústico usando a cortiça, sem qualquer sacrifício das propriedades mecânicas," conta Suhr. "Além disso, a cortiça é sustentável e ambientalmente amigável porque sua produção não envolve a emissão de carbono."

A tecnologia já está sendo negociada com uma empresa fabricante de isolamentos termais e acústicos, sediada em Portugal.
Bibliografia:

Natural Cork Agglomerate Employed as an Environmentally Friendly Solution for Quiet Sandwich Composites
James Sargianis, Hyung-ick Kim, Jonghwan Suhr
Nature Scientific Reports
Vol.: 2, Article number: 403
DOI: 10.1038/srep00403

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Jonas Paulo Negreiros
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