Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofísica e Cosmologia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Pascoal 9th novembro 2011, 20:47

Olá, venho aqui pedir ajuda, a propósito de outro tópico (Área favorita da Ciência).
Eu sou estudante do 9º ano, e quero seguir Astrofísica ou Cosmologia, mas ainda não entendi muito bem qual a sua diferença, agradecia que me dissessem diferenças, recorrendo a exemplos, e se possível qual a melhor área para conseguir emprego...
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Saibot 9th novembro 2011, 22:27

Astrofísica é o ramo da Astronomia que lida com as propriedades físicas dos astros e suas interações. Cosmologia é o ramo da Astronomia que estuda a origem, estrutura, evolução e destino do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. A principal diferença é que a Astrofísica estuda a Física dos astros enquanto que a Cosmologia estuda o Universo como um todo (para a Cosmologia, só as estruturas a partir das galáxias contam). Outra diferença é que a Astrofísica é mais experimental enquanto que a Cosmologia é mais teórica. A Astrofísica oferece mais possibilidades de carreira, mas se não te interessar estudar planetas e estrelas segue a carreira de cosmólogo, porque a Cosmologia só estuda o Universo como um todo e não os seus astros.
Saibot
Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 38
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Pascoal 10th novembro 2011, 17:10

Muito obrigado Saibot, fiquei mais esclarecido. Smile

_________________
https://www.youtube.com/user/ForumFisica2100
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por danilom 25th janeiro 2012, 18:31

Quando diz-se estudar os planetas e estrelas, seria em que sentido? Qual o propósito de estudar os planetas e estrelas?

danilom
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 109

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Xevious 26th janeiro 2012, 08:22

danilom escreveu:Qual o propósito de estudar os planetas e estrelas?
Curioso "ler" isto..

Me vejo diariamente pesquisando notícias sobre planetas e estrelas, minha resposta poderia ser simplesmente "Porque gosto disto"!

Assim como a maioria dos Brasileiros, passam a maior parte do tempo pesquisando notícias sobre Futebol, eu já prefiro a cosmologia.

Mas agora falando de um ponto de vista mais científico.
Ao estudar os astros acabamos conhecendo mais o mundo que vivemos, podemos saber detalhes que podemos nos prevenir de desastres, tanto climáticos como cosmológicos.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por danilom 26th janeiro 2012, 12:28

Eu também perco horas pesquisando notícias sobre planetas e o universo em geral. A minha pergunta foi mais uma tentativa de saber o porque gosto disso de querer saber o real motivo de fazerem isso.

Gosto muito de tudo que envolve astronomia ou partículas, mas me interesso mais pelo teórico.

danilom
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 109

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Pascoal 3rd fevereiro 2012, 16:39

danilom escreveu: Qual o propósito de estudar os planetas e estrelas?

Como o Xevious já disse, estudar os Astros faz-nos perceber muitas coisas sobre o Mundo em que vivemos.
Para mim, a inteligência humana serve para descobrir e inventar.
E porquê descobrir e inventar?
No meu ponto de vista, conseguimos sempre melhorar a nossa vida.
Talvez se não descobríssemos que o Mundo é matemático, não iríamos inventar essa ciência, os gregos não iam inventar o ábaco, pascal não iria inventar a pascalina, e os humanos não descobriam outras coisas, porque não existiriam computadores, e não poderíamos tirar um raio-x (não saberíamos se estávamos doentes), por exemplo...
Para mim inventar e descobrir são duas "coisas" que se influenciam uma à outra, com o objectivo de melhorar a nossa vida, e de descobrir e inventar ainda mais...
Para mim a humanidade é um livro, onde existem muitos conhecimentos, estamos sempre a escrever lá coisas, e a partir disso podemos inventar, e melhorar a nossa vida, podemos estar aqui no fórum a escrever coisas e a discutir estes assuntos.

Ao estudar os astros podemos descobrir coisas muito úteis para a nossa vida. Por vezes também penso "mas para que irá servir este conhecimento?", a utilidade desse descobrimento pode ainda ser desconhecida, ou então é um conhecimento útil para podermos ter outros conhecimentos/descobertas, e essas novas descobertas podem ser úteis para resolver problemas no nosso dia-a-dia. Para além de que há muita gente que é curiosa, e quer perceber como funciona o Mundo (acho que todos nós somos curiosos, mas nem todos querem ter o trabalho de descobrir o desconhecido, e deixar de ser curioso).


Última edição por Pascoal em 4th março 2012, 00:01, editado 1 vez(es)
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por danilom 3rd fevereiro 2012, 17:09

O real propósito da minha pergunta, não foi com relação as pessoas que amam o conhecimento e que não tem preguiça de irem atrás de suas curiosidades. Quero saber o que motiva as pessoas que tem dinheiro a investir nessas pesquisas.

Mas sinceramente, acredito que o "descobrir e inventar", não tenha nada a ver com o evolucionismo, ou algo que aumentaria nossa expectativa de vida. Existem muitos animais que se utilizam de invenções para sobreviver, mas muitos não o fazem. Vejo a curiosidade como algo mais transcendental que material.

danilom
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 109

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Pascoal 3rd fevereiro 2012, 17:20

danilom escreveu: Existem muitos animais que se utilizam de invenções para sobreviver, mas muitos não o fazem.
Mas o Humano não é um animal qualquer, somos demasiado inteligentes para não construirmos nada, para não inventar e descobrir, vamos em busca da felicidade, com os descobrimentos e as invenções conseguimos viver muitos mais anos, acho que é essa a motivação. Poder melhorar a nossa vida, aumentando o nosso divertimento, felicidade e bem-estar.

Ao observarmos um planeta, podemos perceber se poderá ser habitado por nós (só conseguimos através da nossa tecnologia e conhecimento). E supondo que o Sol morria alguns meses após a descoberta desse planeta? Com toda a nossa tecnologia e conhecimento, teríamos que sair deste planeta e ir para esse que nos podia acolher. Os outros animais ficariam aqui (uma grande maioria), a menos que os levássemos connosco, e assim sobreviveríamos a uma catástrofe.

É este tipo de coisas que me motiva (e a curiosidade também), e de certeza que muitos outros cientistas e investidores serão motivados por isso também.
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por danilom 3rd fevereiro 2012, 17:27

Inteligência não é um pré-requisito para ser um inventor ou encontrar utilidade em algo. Diversos animais inventam coisas que os ajudam a sobreviver.

Acredito que a curiosidade tenha outra base, diferente da sobrevivência. Muitas pessoas, cientes da morte iminente, continuam a ler um livro para conhecer o seu fim. É um exemplo simples, mas que demonstra que a curiosidade nada tem a ver com a sobrevivência.

Mais uma vez, acredito que esse problema tenha bases transcendentais, algo mais espiritual que material.

danilom
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 109

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Kings 20th março 2012, 16:34

danilom escreveu:Inteligência não é um pré-requisito para ser um inventor ou encontrar utilidade em algo. Diversos animais inventam coisas que os ajudam a sobreviver.

Com isto que tu escreveste, pergunto-te és mesmo do 9º ano?


Tu com o tempo verás mais claramente a área que quererás seguir, uma vez que o secundário abri-te-á inúmeras portas para o teu futuro. Digo isto porque saí do 9º ano a querer seguir Medicina e também quis seguir Física como aqui disse algumas vezes (neste ou nos outros fórum que o Carlos teve xd) e acabei por ficar por Bioquímica.

Visto que tu já gostas dessas áreas a Química do 10º ano (Caso sigas Ciências e Tecnologias) vai te aumentar ainda mais a fome de saber mais, apesar de chegares ao ponto e pensares que isso é uma desilusão aprenderes tão pouco. Isso meu caro terás na Universidade, em que aprendes tantas coisas que nem te passam pela cabeça. Mesmo assim não descures de outras áreas pois podem-te ser bastantes úteis, nem que seja apenas para cultura geral.

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 30
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por tig 20th março 2012, 16:55

Atira-te para aquilo que mais te cativa. É sempre o melhor Smile
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Kings 20th março 2012, 17:07

Pelo menos está a dar algum resultado comigo Wink

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 30
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Pascoal 20th março 2012, 22:32

Kings escreveu:
danilom escreveu:Inteligência não é um pré-requisito para ser um inventor ou encontrar utilidade em algo. Diversos animais inventam coisas que os ajudam a sobreviver.

Com isto que tu escreveste, pergunto-te és mesmo do 9º ano?


O danilom é do 9º ano? Surprised

_________________
https://www.youtube.com/user/ForumFisica2100
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por danilom 21st março 2012, 14:33

Pascoal escreveu:
Kings escreveu:
danilom escreveu:Inteligência não é um pré-requisito para ser um inventor ou encontrar utilidade em algo. Diversos animais inventam coisas que os ajudam a sobreviver.

Com isto que tu escreveste, pergunto-te és mesmo do 9º ano?


O danilom é do 9º ano? Surprised

Eu sou do 9º? Quando eu disse isso? ^^

danilom
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 109

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Pascoal 1st maio 2012, 22:47

danilom escreveu:Qual o propósito de estudar os planetas e estrelas?

Eu estive a pensar melhor nesta questão, e para conseguir uma resposta, tive que recorrer a mim. Afinal, eu quero estudar os planeta e as estrelas. Eu, e todos aqueles que também querem estudar planetas e estrelas, são principalmente egoístas! O egoísmo é aquilo que faz com que um cientista seja um cientista. Tu querias saber o que motiva as pessoas que têm dinheiro a investir nessas pesquisas. E a resposta continua a ser: o egoísmo.

Eu quero ser cientista porque, tenho esperança de que um dia possa participar de descobertas, a fim de estas serem aplicadas na invenção de alguma coisa, de maneira a que eu possa viver meus últimos anos, desfrutando de uma tecnologia mais avançada.
Não sei se estou a utilizar a palavra certa, mas acho que é o egoísmo que motiva tanto inventores, como cientistas, como também investidores.
Poderíamos considerar Alessandro Volta egoísta se ele estivesse vivo neste momento. Ele contribuiu para muito do nosso bem-estar e conforto.

O que nós procuramos na ciência, é melhorar a nossa vida. E isso é um interesse de qualquer humano, todo o humano quer desfrutar o máximo possível do conforto e bem-estar que tem disponível. Eu adoro jogar PS3, para que se possa construir uma PS3, é preciso que haja um monte de descobertas cientificas e um monte de invenções, portanto, todos aqueles que contribuíram para a construção de uma PS3, não são nada mais, nada menos, do que egoístas, que querem obter divertimento com a PS3.

Para além disso, eu como cientista, não só quero evoluir o Mundo (de maneira a obter mais divertimento), como também quero um dia ser famoso nesta área, quero que um dia alguém leia o meu nome numa sala de aula, e que pense: "este foi um grande homem".
Eu acho que é o egoísmo que faz com que tantos cientistas, e tantos inventores queiram sê-lo.

Falei que o interesse e a curiosidade eram uma das motivações, mas de facto, de que me serve a mim saber que um átomo tem eletrões se eu não poder usar isso em meu proveito?
Eu sou uma pessoa preguiçosa, por isso quando busco alguma coisa, essa coisa tem mesmo que valer a pena, tem mesmo que ser útil para mim, se for útil para os outros melhor, mas tem que ser útil para mim. Na verdade, eu não me importaria de descobrir alguma coisa que fosse útil para toda a Humanidade, e eu nunca tirar proveito disso, mas aquilo que motiva muita gente é a esperança de ainda vir a desfrutar de algo e claro, a fama, e o dinheiro...

_________________
https://www.youtube.com/user/ForumFisica2100
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Kings 2nd maio 2012, 15:18

danilom escreveu:
Pascoal escreveu:
Kings escreveu:
danilom escreveu:Inteligência não é um pré-requisito para ser um inventor ou encontrar utilidade em algo. Diversos animais inventam coisas que os ajudam a sobreviver.

Com isto que tu escreveste, pergunto-te és mesmo do 9º ano?


O danilom é do 9º ano? Surprised

Eu sou do 9º? Quando eu disse isso? ^^

Eu acho que não disse isso xd
Começo a pensar que nos perdemos todos nesta parte da conversa.

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 30
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Xevious 2nd maio 2012, 16:56

Eu já volta e meia tenho idéias as mais variadas
mas não tenho condições de po-las em prática
pois não tenho idéias simples o suficiente para que eu mesmo possa aplica-las com os recursos que tenho

então passei a divulgar minhas idéias para que alguém as adote
com isso estou "doando" os direitos das minhas idéias ao mundo
ou talvez a quem as adote apenas

com isso passo a ser um altruísta de idéias
querendo melhorar o mundo, como a maioria dos cientístas, mas deixando de ser egoísta, me diferenciando da maioria

Recentemente coloquei uma teoria minha para ser avaliada nas discussões do RIO+20
é uma nova técnica de puriticação de riachos que são contaminados por esgoto cloacal, de populações de baixa renda, que não tem um sistema de esgoto bem estruturado.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Kings 3rd maio 2012, 15:35

Eu tenho algumas que quero tentar provar que resultam e caso seja possivel tentar fazer investigação nelas Wink Assim juntava o útil ao agradável Very Happy

Xevious mas fazes muito bem Wink

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 30
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofísica e Cosmologia Empty Re: Astrofísica e Cosmologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos