Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Ratos sentem empatia por companheiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ratos sentem empatia por companheiros Empty Ratos sentem empatia por companheiros

Mensagem por Carlos Costa em 14th Dezembro 2011, 17:04

Ratos sentem empatia por companheiros 4178_Kopia-Kopia-435_mysz
Roedores libertam companheiros quando estão engaiolados
Os ratos não suportam ver os seus semelhantes engaiolados: reagem de forma agitada para que saiam de uma gaiola ou caixa. Esta é a prova de que são dotados de uma capacidade de empatia, segundo relatou uma equipa de investigadores da Universidade de Chicago (EUA) num artigo publicado na revista «Science».

O que aconteceu naquela instituição parecia uma revolução de roedores. Os animais conseguiram libertar os seus companheiros da prisão, umas gaiolas de acrílico onde tinham sido colocados pelos investigadores, e sem existir uma recompensa no final – o que revela que sentem empatia quando vêem outros animais em apuro.

Foram usados 30 ratinhos, ou 15 pares, para a experiência científica. Cada par era colocado no mesmo recinto durante duas semanas e, posteriormente, um dos bichos seria engaiolado, enquanto o outro podia continuar a interagir com este. Uma semana depois, quase todos os bichos aprendiam a abrir a porta que permitia que o parceiro escapasse.

Mais surpreendente foi quando a equipa repetiu a experiência, mas com duas gaiolas e numa delas era deixada uma barra de chocolate. Os roedores não só abriam ambas as gaiolas com igual rapidez como também comiam apenas parte da guloseima, deixando o resto para o animal que se encontrava em cativeiro.

Ben-Ami Bartal, Jean Decety e Peggy Mason, do departamento de Psicologia da Universidade de Chicago, perceberam ainda que o rato prisioneiro "pedia socorro", usando lançando ruídos ultra-sónicos de alerta, típicos na comunicação da espécie.

Para os autores, a razão pela qual os bichos actuam é por quererem pôr fim ao sofrimento dos seus companheiros engaiolados.

Ciência Hoje

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum