Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Asteróide 4179 Toutatis vai passar perto da Terra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Asteróide 4179 Toutatis vai passar perto da Terra Empty Asteróide 4179 Toutatis vai passar perto da Terra

Mensagem por Carlos Costa 11th dezembro 2012, 16:39

Asteróide 4179 Toutatis vai passar perto da Terra Toutatis_orbit
Um dos mais conhecidos asteróides, o 4179 Toutatis, vai passar 'perto' da Terra na próxima quarta-feira, 12 de Dezembro. Nesta sua visita quadrienal, o ponto mais próximo com o nosso planeta será bem mais distante do que em anos anteriores: 6,9 milhões de quilómetros (18 vezes a distância a Terra à Lua). Em 2004, passou a 1,55 milhões de quilómetros, tendo sido até possível observá-lo com pequenos telescópios. Este tipo de aproximação só ocorrerá novamente em 2652.

O asteróide Toutatis – nome refere-se ao deus celta que protegia as tribos – foi descoberto por Christian Pollas, a 4 de Janeiro de 1989. Pela sua proximidade, foi classificado como Near Earth Object (NEO, objecto próximo da Terra). Tem uma trajectória orbital excêntrica que o leva até à Cintura de Asteróides, entre as órbitas de Marte e Júpiter, no seu máximo afastamento do Sol, e perto da órbita terrestre quando está mais próximo da estrela.

As suas aproximações periódicas fizeram com que fosse bastante bem estudado, tanto através de radares como numa variedade de comprimentos de ondas ópticas e infravermelhas. Devido às observações, sabe-se que Toutanis é irregular e comprido. É um objecto muito lento e de rotação dupla, roda sobre si mesmo em dois ciclos alternados, um de 5,4 dias, outro de 7,3 dias.

O Toutatis está a ser fortemente vigiado pelos grandes telescópios e observatórios de todo o mundo, incluindo o Goldstone (Califórnia) e o Arecibo (Porto Rico). Os astrónomos do Laboratório de Propulsão a Jacto, da NASA, acreditam que as novas observações vão proporcionar imagens com maior resolução do asteróide e com um detalhe nunca visto até agora.

Este ano haverá ainda um evento especial: a sonda espacial chinesa Chang’E-2 está a três dias do encontro com o asteróide, que ocorrerá 300 quilómetros de distância da sua superfície. A sonda foi lançada originalmente para estudar a Lua, mas foi desviada no passado mês de Abril para permitir a aproximação do asteróide. Os astrónomos vão aproveitar a oportunidade para o estudar de perto e poderem conhecer melhor o seu comportamento.

Ciência Hoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos