Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Físicos Japoneses explicam porque se formam filas de trânsito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Físicos Japoneses explicam porque se formam filas de trânsito Empty Físicos Japoneses explicam porque se formam filas de trânsito

Mensagem por Carlos Costa 4th março 2008, 22:03

Físicos Japoneses explicam porque se formam filas de trânsito 25370

Uma equipa de investigadores japoneses do Departamento de Física da Nagoya University diz ter descoberto porque é que às vezes se formam enormes filas de trânsito sem razão aparente. Segundo o estudo publicado hoje pela revista científica "New Journal of Physics", a origem de muitos engarrafamentos não tem nada a ver com as obstruções provocadas por acidentes e obras nas faixas de rodagem mas com o facto de haver demasiados carros na estrada.

Os investigadores aplicaram modelos-padrão, normalmente utilizados para compreender o movimento em sistemas de muitos corpos, a amostras reais de tráfego. De acordo com os responsáveis, a investigação conclui que pequenas flutuações na densidade de carros na estrada podem provocar uma reacção em cadeia e conduzir ao engarrafamento.

Pequenas alterações na velocidade, que acontecem por exemplo sempre que os condutores procuram manter uma distância de segurança, têm um efeito cumulativo, afirmam os investigadores. Quando o tráfego atinge uma densidade crítica, o efeito cumulativo das travagens, por mais suaves que sejam, atinge os condutores como uma onda e faz com que as viaturas comecem a parar.

Os investigadores utilizaram uma pista com uma circunferência de 230 metros. Puseram 22 carros na estrada e pediram aos condutores para fazer a volta a 30 km/h. Se à partida o trânsito era fluido, mal um condutor alterava a velocidade o efeito percorria toda a pista e provocava breves paragens.

"Apesar da emergência de trânsito que observámos na nossa experiência ser relativamente pequena, o comportamento analisado é o mesmo em estradas com muito tráfego e auto-estradas", salientou Yuki Sugiyama, cientista físico na Nagoya University. "Quando uma grande quantidade de veículos, que exceda a capacidade da via, começa a circular na estrada, a densidade ultrapassa o valor crítico e o fluxo começa a ficar instável", explicou.

Os investigadores esperam agora testar a teoria em estradas mais amplas e com mais condutores. O estudo sugere que no futuro será possível estimar um valor de densidade crítica para cada via, tornando possível a construção de estradas adequadas a uma previsão do número de condutores que vão fazer uso delas ou com portagens que restrinjam o acesso de mais viaturas em caso de engarrafamento.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos