Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A quem interessa a relatividade?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Gauss 19th junho 2017, 20:02

Jonas deixe-me só fazer aqui um comentário. É verdade que os físicos fazem muitos modelos que não são dedutivos. Quer saber um exemplo? O Modelo Padrão. É a teoria com o maior e mais preciso acordo com a experiência, sendo que alguns observáveis estão previstos com a precisão para a experiência equivalente a medir a distância de Londres a Nova York com um erro menor do que a espessura de um cabelo.

Não concordo que estudar muitas teorias ao acaso seja mau. Não existe nenhum primeiro princípio que obrigue a lei da gravidade de Newton a ser como é mas se Newton tivesse pensado assim, estaríamos a viver ainda na era medieval.

A TRG depende apenas da mesma constante gravitacional G para deduzir a lei de Newton quando a gravidade é fraca (não num buraco negro). Você pode parametrizar a TRG como quiser... Ela vai sempre correlacionar com os dados experimentais actuais. Isto é verdade para a astrofísica e para a Cosmologia excepto para o caso da Inflação.

É verdade que muita gente se queixa de que a TRG é uma data de matemática incompreensível. Não querendo ser arrogante, eu sempre fui bom a matemática, aprendi a integrar com 15 anos quando me juntei ao projecto do Carlos Costa, e EU compreendo a matemática da TRG e nem a acho difícil. Quer aprender? Dedique uns anos. Ser médico custa anos de estudo e ser físico também. A sensação de pessoas falarem sobre isto é a mesma de quando um médico ouve dizer que alguém foi curada com um cristal e um poema. Lá porque não compreende não significa que não tem mérito.

As críticas às teorias deve ser feita com compreensão das mesmas. Eu cá não acho ideal criticar as coisas que não compreendo.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 19th junho 2017, 22:48

Obrigado, Gauss!

Não entendo Einstein, mas posso entender Newton, mesmo sem usar matemática.

Concebivelmente, a teoria de Einstein sobre a Relatividade Especial (SR) foi a obra de física teórica mais criticada do século XX. A própria teoria envolve algumas suposições contra-intuitivas que levam a resultados e paradoxos absurdos e bastante irrealistas, dando à teoria um tipo de aspecto ficcional e surrealista! Este livro estabelece um estudo analítico da formulação SR. Ele revela, através de vários argumentos matemáticos, que as premissas SR são inconsistentes, resultando em transformações do espaço e do tempo incorporando contradições matemáticas. Conclui que a teoria é construída com base nas interpretações defeituosas de equações de transformação teóricas, enganosas e plausíveis. Essas descobertas oferecem um bom serviço à física moderna, pedindo uma missão para colocar seu progresso à deriva de volta no caminho certo novamente! Esta segunda edição atualizada traz reforços pragmáticos aos achados já estabelecidos, falsificando a formulação e as previsões da Relatividade Especial. Foram apresentadas evidências adicionais no estabelecimento do objetivo do livro, enquanto o ajuste fino foi realizado para todo o seu interior.

fonte:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1467-a-quem-interessa-a-relatividade#11040

Quem escreveu esse livro, sabe do que está dizendo?
Eu não tenho condições de saber, mas concordo com ele  Razz !!!


Os conflitos lógicos decorrentes da TRR são esdrúxulos, com ou sem matemática.

Decididamente, a TR nunca invadirá o espaço da Filosofia Natural.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 24th junho 2017, 01:26

Gravidade Por Efeito Ilha, pelo prof. Carlos Jose Borge




_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 24th junho 2017, 01:30


_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Bosco 24th junho 2017, 03:26

O Carlos Borges do vídeo acima, com o seu "Um Erro na Teoria da Relatividade" para ser considerado ruim em teoria de física, vai ter que melhorar muito (coitado).
Ele trata o problema do blueshift ou redshift gravitacional, considerando plano o espaço entre dois pontos A e B, marcados sobre o trajeto por onde passa um raio de luz que "cai ou sobe" num campo gravitacional.
Seria mais fácil e objetivo ele provar que o espaço-tempo curvo não existe, apenas contestando o princípio de equivalência que foi base de Einstein para a concepção da sua teoria.
Pior ainda, no seu "Efeito Ilha" ele acredita que os relógios dos satélites GPS adiantam, mas credita este efeito ao bombardeamento de partículas que atingem estes relógios no espaço. Hilário.
Gauss escreveu:As críticas às teorias deve ser feita com compreensão das mesmas. Eu cá não acho ideal criticar as coisas que não compreendo.
Concordo!

_________________
A Física é um templo erguido graças ao ceticismo do método científico, que sistematicamente rejeita e contraria a fé

Bosco
Físico Amador
Físico Amador

Mensagens : 505

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 24th junho 2017, 12:43

Bosco,

Muito do que diz Borge pode ser provado na prática, logo a proposta do cientista não é totalmente inútil.

As idéias de Borges tem furos? Ok, você pode criticar.
Aponte as falhas da obra, sem menosprezar o autor.

As idéias de Einstein não tem nenhum furo?
Muito provavelmente deve ter seus furos. O lobby einsteniano jura que não  Razz !
Mas ninguém pode negar que a relatividade, como a velha física clássica, são igualmente úteis.


Quanto às suas observações:
O Carlos Borges do vídeo acima, com o seu "Um Erro na Teoria da Relatividade" para ser considerado ruim em teoria de física, vai ter que melhorar muito (coitado).
Ele trata o problema do blueshift ou redshift gravitacional, considerando plano o espaço entre dois pontos A e B, marcados sobre o trajeto por onde passa um raio de luz que "cai ou sobe" num campo gravitacional.

Explicação de Borge:

Os relativistas costumam dizer: ele não entendeu essa, ou aquela parte da teoria, mas quem não entendeu coisa alguma foram eles. Se você acha que ocorre "blue-shift" quando a luz desce, você está enganado. Se de um telhado, pingam três gotas d'água por segundo, no chão estarão chegando três gotas por segundo. Acredite, a chamada teoria da relatividade não existe. Não queria magoar quem quer que seja, mas tenho obrigação de escrever essas coisas. Eu e muitos outros estamos denunciando os erros da relatividade há muito tempo, e ninguém faz nada. A mentira precisa sair de onde está.


Pior ainda, no seu "Efeito Ilha" ele acredita que os relógios dos satélites GPS adiantam, mas credita este efeito ao bombardeamento de partículas que atingem estes relógios no espaço. Hilário.

Relógios atômicos funcionam por desintegração. Bombardeamentos em estruturas instáveis devem provocar mais desintegrações do que em estruturas estáveis.

A densidade de raios cósmicos aumentam à medida que aumenta altitude.
Por exemplo, a incidência de câncer de pele é maior em pilotos de aviões de carreira do que em motoristas de ônibus rodoviários.

Onde está a graça dessa ilação?

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 24th junho 2017, 22:26

Seria mais fácil e objetivo ele provar que o espaço-tempo curvo não existe, apenas contestando o princípio de equivalência que foi base de Einstein para a concepção da sua teoria.

Bosco,

O objetivo dessa série não é desafiar ninguém, mas conhecer explicações alternativas, além daquelas fornecidas pela relatividade.



Refutação do prof. Borge à materia escura, nas bases do princípio de equivalência.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Xevious 25th junho 2017, 01:00

Bosco escreveu:ele acredita que os relógios dos satélites GPS adiantam, mas credita este efeito ao bombardeamento de partículas que atingem estes relógios no espaço.
também tenho uma explicação alternativa pra tal da prova dos relógios nos satélites
e até que é parecida com a dele
mas não seria 'partículas' e sim o próprio 'Tecido do Espaço'

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Bosco 27th junho 2017, 03:26

Jonas Paulo Negreiros escreveu:
As idéias de Borges tem furos? Ok, você pode criticar.eu Aponte as falhas da obra, sem menosprezar o autor.
Jonas, o Borges não é um membro de nosso fórum, com uma ideia humilde que mereça nossa compreensão porque nosso espaço tem este propósito e esta vocação, não, ele faz publicações no Youtube e escreve livros para tentar demonstrar que a Teoria de Relatividade é uma mentira (foram palavras dele).
Jonas, este conselho que você me deu, deveria ser aproveitado por você mesmo, que ao invés de esclarecer quais são os absurdos que só você enxerga na Teoria da Relatividade, sempre ataca a pessoa de Einstein chamando-o compulsivamente de plagiador, lobista e torcendo como fez neste mesmo post, para que a mecânica quântica seja capaz de humilhá-lo.
Jonas, você deseja ardentemente detonar Einstein (são só 100 anos de teoria sem um arranhão) sem ter achado um motivo sequer que o justifique, e me critica porque detono o Borges com seu efeito ilha que esbanja incoerências. Neste caso reconheça, para um mesmo peso você aponta duas medidas, ou ainda sugere; "faça o que eu mando mas não o que eu faço".
Borges escreveu:
Se você acha que ocorre "blue-shift" quando a luz desce, você está enganado. Se de um telhado, pingam três gotas d'água por segundo, no chão estarão chegando três gotas por segundo. Acredite, a chamada teoria da relatividade não existe. Não queria magoar quem quer que seja, mas tenho obrigação de escrever essas coisas. Eu e muitos outros estamos denunciando os erros da relatividade há muito tempo, e ninguém faz nada. A mentira precisa sair de onde está.
Jonas Paulo Negreiros escreveu:Onde está a graça dessa ilação?
Engraçado sim, porque o Borges não percebeu que os relógios daquela órbita adiantam o mesmo valor independente da tecnologia, se atômico, eletrônico, a corda, inercial, ou ampulheta conforme imposto pela Teoria Geral da Relatividade mas não pelo "Efeito Ilha" que supostamente só afeta os relógios atômicos.
Engraçado sim, porque o Borges não percebeu que o adiantamento nos relógios atômicos do Sistema GPS não foram constatados, eles foram sim, confirmados conforme previsão da TRG.
Engraçado sim, porque ele que descobriu o "Efeito ilha" deveria explicar porque nesta sua teoria o resultado é idêntico ao previsto pela Relatividade.
Engraçado sim, porque eu gostaria de saber se a teoria do "Efeito Ilha" seria também capaz de ter feito esta previsão antes da TRG.
Mais engraçado mesmo é o argumento do Borges quando cita a goteira do telhado que pinga três vezes de forma atrelada aos três pingos que tocam o chão obrigatoriamente no mesmo espaço de tempo (pingos emaranhados), porque então ele não será capaz de explicar o efeito Dopler do som da buzina de um carro que passa, que é agudo quando este se aproxima e grave quando se afasta. Ou ele vai dizer que o Efeito Dopler também é uma mentira? A frequência do som emitido pela buzina é menor que a frequência do som que se ouve quando ela se aproxima, e maior que o som que chega quando ela se afasta. Agora sim: "Um peso, duas medidas".


Última edição por Bosco em 27th junho 2017, 04:07, editado 3 vez(es)

_________________
A Física é um templo erguido graças ao ceticismo do método científico, que sistematicamente rejeita e contraria a fé

Bosco
Físico Amador
Físico Amador

Mensagens : 505

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Bosco 27th junho 2017, 03:56

Xevious escreveu:
também tenho uma explicação alternativa pra tal da prova dos relógios nos satélites
e até que é parecida com a dele
mas não seria 'partículas' e sim o próprio 'Tecido do Espaço'
A TRG também diz que a causa desta variação do tempo se deve à maior ou menor flexão ou curvatura da geometria espaço-tempo. Mas isto é bem diferente do que o "Efeito Borges".

_________________
A Física é um templo erguido graças ao ceticismo do método científico, que sistematicamente rejeita e contraria a fé

Bosco
Físico Amador
Físico Amador

Mensagens : 505

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 27th junho 2017, 23:22

Jonas, este conselho que você me deu, deveria ser aproveitado por você mesmo, que ao invés de esclarecer quais são os absurdos que só você enxerga na Teoria da Relatividade, sempre ataca a pessoa de Einstein chamando-o compulsivamente de plagiador, lobista e torcendo como fez neste mesmo post, para que a mecânica quântica seja capaz de humilhá-lo.

Bosco,

A Teoria geral da relatividade de Einstein viola todas as
leis naturais conhecidas na física:


. A lei da gravitação universal de Newton é violada.

. A equação de Laplace é violada.

. A lei da conservação do momento é violada.

. O Princípio da causalidade é violado.

. A lei da conservação da energia é violada.

. As regras de Kirchhoff são violadas.

. A lei de Hooke é violada.

. O princípio de Fermat é violado.

. A lei de Faraday é violada.

. A lei de Doppler é violada.

. A lei de Coulomb é violada.

. As leis do movimento de Newton são violados.

. As leis de Lambert são violados.

. O Princípio de Arquimedes é violado.

. O falso Princípio Constância do próprio Einstein é violado.

. A lei de Snell é violada.

. E por último mas não menos importante, a Navalha de Occam é violada.


Para citar apenas alguns. . .

fonte:
www.network54.com/Forum/304711/thread/1428948372/last-1429442317/A+No-Nonsense+Introduction+to+General+Relativity

Volto a perguntar:
A quem interessa a relatividade?


"Eu considero inteiramente possível que a física pode não ser baseada no conceito de campo, isto é: em estruturas contínuas. Então nada permanecerá de todo o meu castelo no ar, incluindo a teoria da gravitação, mas também nada do resto da física contemporânea."

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Einstein_saint1

Espero que este fórum, como quase todos os outros, também não se transforme num templo...

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Xevious 28th junho 2017, 02:37

Uma coisa é certa a notoriedade dele foi alcançada com a previsão do desvio da luz
Mas a física quântica demonstrou que tem coisa que não cola

Eu já falei sobre o danado do (-1) a mais uma formula dele

Com a existência dele, se assegura matematicamente a TGR
Mas sem ele se assegura a explicação sobre a Física Quântica

Além de outras coisas como a própria E=MC2
se fosse pra ser algum fator seria o numero de Avogadro

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Gauss 28th junho 2017, 14:24

Jonas você tem que encontrar melhores referências. A conservação de momento e energia não só não é violada, como é literalmente em termos de física o alicerce da TRG. A TRG é uma teoria de gauge o que significa que pode ser deduzida a partir de princípios de simetria.

Que a translação no espaço e no tempo sejam equivalentes às mesmas leis físicas é o mesmo que conservar energia e momento pelo teorema de Noether. Simplesmente discordo das violações que falou em cima. O Einstein mostrou que para gravidade fraca, Newton estava correcto mas mostrou-o mais fundamentalmente do que Newton.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 28th junho 2017, 16:54

Gauss escreveu:Jonas você tem que encontrar melhores referências. A conservação de momento e energia não só não é violada, como é literalmente em termos de física o alicerce da TRG. A TRG é uma teoria de gauge o que significa que pode ser deduzida a partir de princípios de simetria.

Que a translação no espaço e no tempo sejam equivalentes às mesmas leis físicas é o mesmo que conservar energia e momento pelo teorema de Noether. Simplesmente discordo das violações que falou em cima. O Einstein mostrou que para gravidade fraca, Newton estava correcto mas mostrou-o mais fundamentalmente do que Newton.

Obrigado, Gauss!

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 28th abril 2018, 11:24

Mais uma aula do prof. Borge


_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Bosco 1st maio 2018, 02:51

Jonas, o Borge não percebeu que quando o texto que ele apresentou diz que 50% do desvio da luz depende da gravidade newtoniana e 50% depende da curvatura espaço tempo, isto significa tão somente que apenas com física clássica, já se determinava parte deste desvio da luz junto aos corpos massivos, assim como parte da precessão do periélio de Mercúrio, porém foi só através da TRG que a precessão e este desvio da luz se aproximaram do que acontece na realidade. Até hoje, não existe nenhuma explicação para estes dois fenômenos melhor que aquela fornecida pela TRG.
O Borge está achando que a TRG explica apenas metade do fenômeno gravidade, e por isto precisa da teoria Newtoniana para se completar. É pura dificuldade de interpretação de texto da parte dele (Borge).
Jonas, veja novamente o vídeo e por favor, tente compreender meu argumento e as limitações do Borge.

_________________
A Física é um templo erguido graças ao ceticismo do método científico, que sistematicamente rejeita e contraria a fé

Bosco
Físico Amador
Físico Amador

Mensagens : 505

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Xevious 1st maio 2018, 06:06

Bosco escreveu:O Borge está achando que a TRG explica apenas metade do fenômeno gravidade, e por isto precisa da teoria Newtoniana para se completar.
Mas não existe uma teoria newntonia, pelo menos que explique o porque da existência da gravidade.

Então temos de fato.. uma teoria que explica metade e a outra metade não tem explicação..

Agora como podemos saber o fator exato de algo que não temos ideia?
não da né, o fator responsável pelo fator desconhecido que seria responsável pela gravidade não se pode precisar que seja 50%
é uma imprecisão compreensível..

Por outro lado existem um bocado de teorias que se propõem a explicar a gravidade, o motivo da existência dela
mas nenhuma é compatível com a TRG, seriam então responsáveis por 100% do fenômeno

Então a TRG não precisa realmente existir

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 1st maio 2018, 11:39

Bosco escreveu:
Jonas, o Borge não percebeu que quando o texto que ele apresentou diz que 50% do desvio da luz depende da gravidade newtoniana e 50% depende da curvatura espaço tempo, isto significa tão somente que apenas com física clássica, já se determinava parte deste desvio da luz junto aos corpos massivos, assim como parte da precessão do periélio de Mercúrio, porém foi só através da TRG que a precessão e este desvio da luz se aproximaram do que acontece na realidade.
(...)
Até hoje, não existe nenhuma explicação para estes dois fenômenos melhor que aquela fornecida pela TRG.
(...)

Jonas, veja novamente o vídeo e por favor, tente compreender meu argumento e as limitações do Borge.

Borge apresenta o livro em inglês e em português.  Traduções falham. Teria o professor falhado também?

A causa da gravitação é a curvatura do espaço-tempo, de acordo com Einstein. Isso não é uma explicação, apenas uma descrição mais sofisticada que a justificativa newtoniana, uma vez que ainda não conseguimos entender e controlar o campo gravitacional, tal como ocorre com campos elétricos e magnéticos.

A causa da gravitação, segundo Borge, é um aperfeiçoamento das idéias de Le Sage.
Note que, através das explicações de Borge, é possível entender por que a temperatura dentro de túneis e poços aumentam conforme a distância ou profundidade.

A Teoria da Relatividade Geral é uma boa ferramenta para previsão de movimentos estelares, e é por isso que a TRG sobrevive, apesar de tantas críticas recebidas,  até hoje.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Bosco 1st maio 2018, 22:55

Quando não entendem o que eu digo , sei que a culpa é minha.
Jonas e Xevious, vejam bem, eu não considerei o que o Borge pensa sobre gravidade. Eu tão somente quis dizer que ele confundiu-se grosseiramente quando leu o livro recomendado por ele mesmo, que diz que a teoria newtoniana falha (em 50%) ao interpretar a curvatura da luz e precessão do periélio de Mercúrio, mas que a TRG corrige o problema completando os 50% que faltavam. Na verdade isto quer dizer que a TRG acerta em 100% aproximadamente, os resultados.
O Borge  sugeriu erroneamente que seja necessário 50% de uma teoria, mais 50% da outra para se obter o resultado adequado. Este é o absurdo que ele comete.
A TRG não precisou da Teoria de Newton como complemento. Ela determinou estas variações por si só.
Isto se parece mais ou menos com isto:
Imaginem que alguém (observador) peça réguas para conferir uma distância de 10 metros.
Daí alguém traz duas réguas, sendo uma Newtoniana e outra Einsteniana.
Com a régua de Newton o observador mede apenas 5 metros como distância total.
Com a régua de Einstein o observador mede 10 metros (englobando os 50% que faltavam).
Não é verdade que seja necessário utilizar-se das duas réguas para se conseguir mais precisão na medida. Deve-se sim, usar-se apenas a segunda régua, pois esta é mais precisa para  esta finalidade.
Portanto: Nas altas velocidades e na presença de campos gravitacionais relativamente intensos faça uso da TRR e da TRG respectivamente, elas são mais precisas.

_________________
A Física é um templo erguido graças ao ceticismo do método científico, que sistematicamente rejeita e contraria a fé

Bosco
Físico Amador
Físico Amador

Mensagens : 505

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 2nd maio 2018, 09:58

Correto, Bosco!
Pelo que o prof. Borge diz no vídeo, você tem razão.
Seria muito bom buscar o texto original em alemão, para entender se houve erros de tradução.
Deixei esse recado para o prof. Borge. Vamos esperar que ele responda Rolling Eyes !

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A quem interessa a relatividade? - Página 2 Empty Re: A quem interessa a relatividade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos