Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Einstein foi uma fraude?

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Vote_lcap14%Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Vote_rcap 14% 
[ 2 ]
Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Vote_lcap86%Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Vote_rcap 86% 
[ 12 ]
 
Total de votos : 14
 
 
Votação encerrada

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Delta 8th maio 2008, 22:14

tig escreveu:Eu também sei que não foi uma farsa! Não se esquecam que todos os cientistas se apoiaram em descobertas de outros cientistas! Wink Einstein nisso não é excepção, mas não é por isso que é uma farsa porque se assim fosse todos o eram! Wink


Carlos Costa escreveu:Mas a "roda" que Poincaré esteve quase a "inventar" (relatividade restrita), já andava para ser descoberta, como te disse antes.
Mas Poincaré nunca conseguiria "inventar" a "roda da Relatividade Geral".
E como o tig disse, e muito bem, todos os cientistas se apoiam no trabalho de outros e complementam o trabalho dos outros.

O que a história mostra é o que o tig e o Carlos Costa escreveram, a ciência é feita como uma espécie de linha de montagem, um cientista está sempre a aperfeiçoar experiências de outros, a evolução é constante, com Einstein não foi diferente, mas a Relatividade Geral não foi uma simples evolução, foi um passo gigantesco de um gênio como Einstein (ou será que a comunidade científica internacional é feita de ignorantes que elogia Einstein sem saber o que diz?)

Delta
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 7

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por milo 23rd maio 2008, 14:26

milo escreveu:Como vc sabe, essa discução ocorre de forma mais tensa em outro forum. Vejam o que o Prof. Waldyr escreveu.

Obrigado por sua mensagem. Apesar de estar muito ocupado agora e durante todo o próximo mês, visto que estou finalizando alguns artigos (que já deveriam estar prontos) e organizando na UNICAMP a VIII International Conference on Clifford Algebras and their Applications[1], não resisti a tentação de ler os artigos sobre o “possível plágio de Einstein” no site do seu fórum (www.clubecetico.org.) e resulta que tenho alguns esclarecimentos pertinentes a fazer. Antecipadamente peço desculpas a você e a qualquer outro membro do fórum que não se sinta confortável com minhas ponderações.



a) Primeiramente, devo dizer que infelizmente (ao que tudo indica, salvo melhor juízo) os autores de todos os artigos publicados no seu fórum (e que tive a oportunidade de ler) simplesmente não se encontram preparados para discutir o assunto em debate, quer do ponto de vista de conhecimento dos fatos históricos quer do ponto de vista dos fatos científicos. Para que um cidadão possa discutir se Einstein plagiou ou não Poincaré (e também se plagiou ou não Hilbert[2]) é necessário que dito cidadão tenha lido (e obviamente compreendido) no mínimo o conteúdo dos livros e artigos citados abaixo. A simples leitura da biografia de Einstein de A. Peres[3] “Sutil é o Senhor” não habilita ninguém a esta tarefa.

Entre os artigos sobre a gênese da teoria da relatividade especial que necessariamente precisam ser lidos encontram-se os de Poincaré [20,21]. Estes dois artigos encontram-se traduzidos (e comentados) para o Inglês por Logunov[4] e podem ser encontrados na Internet [14]. Estes artigos devem ser comparados com o artigo de Einstein [6].[5] Se o leitor se dignar a realizar este exercício[6] (ao invés de simplesmente confiar nos biógrafos de Einstein) realizará imediatamente, que de duas uma: ou Einstein ao escrever seu famoso artigo conhecia todos os trabalhos de Poincaré ou ele podia ler a mente do matemático francês.

A primeira hipótese é mais provável de acordo com a farta documentação exibida no livro de Leveugle [13]. Neste livro e também em [12] se aprende que no ano de 1905 Einstein escreveu 21 resenhas para o suplemento Beiblätter zu den Annalen der Physik (entre eles artigos publicados nos Comptes Rendus de L’Académie de Sciences) e teve com quase absoluta certeza oportunidade de ler a nota [22] de Poincaré apresentada à Academia de Ciências da França em 05 de Junho de 1905 e impressa em 08 de Junho de 1905 e enviada aos assinantes da revista em 09 de Junho do mesmo ano[7] (!) . È bem verdade que Einstein ao tomar conhecimento da nota de Poincaré trabalhou arduamente para escrever sua versão da teoria, e o fato de não ter citado Poincaré é de fato imperdoável, razão pela qual Whittaker[8] deu o título “The Relativity Theory of Poincaré and Lorentz” ao capítulo 2 do volume II de seu memorável livro [26] . Em particular, contrariamente ao que Einstein afirmou em diversas oportunidades, ele e seus amigos da Academia Olímpia leram “La Science e l’Hipothése” [22][9] de Poincaré onde muitas idéias que depois apareceram nos artigos [23,24] de Poincaré (entre outros). Esta afirmação encontrá-se no livro de M. Solovine, um dos amigos de Einstein e membro da Academia Olímpia.



b) Alguns dos membros do fórum pensam que as versões de Poincaré e de Eisntein da teoria da Relatividade são distintas. Um dos membros chegou a afirmar que na versão de Poincaré os efeitos relativísticos seriam dinâmicos enquanto que na teoria de Einstein eles seriam cinemáticos. Esta afirmação errônea é infelizmente típica tanto por parte daqueles que só teve um breve encontro com livros textos elementares com até por parte de muitos físicos que dominam (ou pensam dominar) conceitos sofisticados usados em versões matematicamente mais elaboradas da teoria da relatividade. A estes, aconselho que leiam artigos de Einstein posteriores a [7], como por exemplo [10] e estudem, também as referencias [25,26].



c) A um dos membros do fórum, que sem me conhecer e saber exatamente o que penso sobre a polemica, diz que prefere ficar com A. Peres, recomendo fortemente que reveja o significado do seu ceticismo. Quem desejar conhecer-me um pouco melhor e consultar meus trabalhos está convidado a consultar minha homepage em http://www.ime.unicamp.br/~walrod



d) Para aqueles que pensam que a teoria da relatividade aboliu o conceito de éter sugiro que leiam o artigo [9] de Einstein.



e) Finalmente, afirmo que o Prof. Cesar Lattes não estava senil ao dar a entrevista mencionada no fórum. Contudo é fato que a edição da entrevista está ruim e contém alguns enganos lamentáveis. Lattes foi meu professor na USP, também fomos colegas no Instituto de Física da UNICAMP[10], e mais importante Lattes foi meu amigo e meu vizinho por mais de vinte e cinco anos. Discutíamos sempre sobre os mais variados assuntos sobre os quais na maioria das vezes discordávamos profundamente, mas aqui não é o lugar para entrar neste assunto. Nas vésperas de sua morte eu o visitei e ele tinha talvez lucidez maior do que quando o conheci em 1967.



Um abraço,

Waldyr



1 - M. Allais, Albert Einstein, Un Extraordinarie Paradoxe, Editions Clément Juglar, Paris, 2005.
2 - C. Jon Bjerknes, Albert Einstein, The Incorrigible Plagiarist, XTX Inc., Downers Grove, USA, 2002, http://home.comcast.net/~xtxinc/MainPage.htm
3 - C. Jon Bjerknes, Anticipations of Einstein in General Theory of Relativity, XTX Inc., Downers Grove, USA, 2003, http://home.comcast.net/~xtxinc/MainPage.htm
4 - N. N. Bogolubov, A. A. Logunov and I. T. Todorov, Introduction to Axiomatic Quantum Field Theory, W. A. Benjamin, Inc., Reading MA., 1975.
5 - M. Born, Einstein’s Theory of Relativity, (revised edition), Dover Publ., Inc., New York, 1962.
6 - L. Corry, J. Renn, and J. Stachel, 'Belated Decision in the Hilbert-Einstein Priority Dispute, Science 278, 1270-1273 (1997)
7 - A. Einstein, Zur Electrodynamik bewegter Köper, Ann. der Physik 17, 891-921 (1905)
8 - A. Einstein, H. A. Lorentz, H. Weyl, H. Minkowski, The Principle of Relativity, Dover Publ. Inc. , New York, 1952.
9- A. Einstein, Ether and the Theory of Relativity (translation of a lecture delivered by Einstein at the Univ. Leyden, 1920), http://www.mountainman.com.au/aether_0.html
10 - A. Einstein, , Autobiographical Notes (page 59), in P. A. Schilpp (ed.) Albert Einstein: Philosopher-Scientist, Oen Court, La Salle, Illinois, 1970
11 - J. Fric, Henri Poincaré: A Decisive Contribution to Special Relativity. The Short Story, http://www.everythingimportant.org/relativity/Poincare.htm
12 - E. Giannetto, The Rise of Special Relativity: Henri Poincaré Works Before Einstein, Atti del XVIII Congresso di Storia della Fisica e dell’Astronomia, Hadronic J. Suppl. 10, 365-433 (1995) http://www.brera.unimi.it/sisfa/atti/1998/Giannetto.pdf
13 - R. Hazellet and D. Turner (eds.), The Einstein Myth and the Ives Papers, The Devin-Adair Company, Publ., Old Greenwich, Connecticut, 1979.
14 - J. Hladik, Comment le Jeune et Ambitieux Einstein s’est Approprié la Relativité Resterinte de Poincaré, Ellipses Édition Marketing S.A., Paris, 2004.
15 - J. Leveugle, La Relativité, Poincaré et Einstein, Planck, Hilbert. Histoire Véridique de la Théorie de la Relativité, L. Harmattan, Paris, 2004.
16 - A. A. Logunov, Henri Poincaré and Relativity Theory (book 253 pages), arXiv:physics/0408077v4
17 - A. A. Logunov, On the Article by Henri Poincaré “On the Dynamics of the Electron”, H. Journal 19, 109-183 (1996). http://www.annales.org/archives/x/marchal2.doc
18 - A. A. Logunov, The Theory of Gravity (book 256 pages) arXiv:gr-qc/0210005
19 - A. A. Logunov, M. A. Mestvirishvilli, V. A. Petrov, How Where the Hilbert- Einstein Equations Discovered?, arXiv:physics/0405075
20 - C. Marchal, Henri Poincaré: A Decisve Contribution to Relativity, http://annales.org/archives/x/Relativity.doc
21 - A. I. Miller, Albert Einstein’s Special Theory of Relativity, Addison Wesley Publ. Co., Inc. Reading MA, 1981.
22 - H. Poincaré, Science and Hypothesis, Dover Publ., New York, 1952 (originally published in French with title: La Science et l’ Hypothèse, Flamarion, Paris, 1902).
23 - H. Poincaré, Sur la Dynamique del’Electron, Comptes Rendus de L’Académie de Sciences 140, 1504-1508 (1905)
24 - H. Poincaré, Sur la Dynamique del’Electron, Rediconti del Circolo Matematico di Palermo 21, 129-175 (1906).
25 - H. Reichenbach, The Philosophy of Space&Time, Dover Publ., New York (1958).
26 - W. A. Rodrigues Jr. and M. A. F. Rosa, The Meaning of Time in the Theory of Relativity and “Einstein’s Latter View of the Twin Paradox”, Found. Phys. 19, 705-724 (1989).
27 - W. A. Rodrigues Jr. and E. Capelas de Oliveira, The Many Faces of Maxwell, Dirac and Einstein Equations. A Clifford Bundle Approach. Lecture Notes in Physics 722, Springer, Heidelberg, 2007.
28 - M. Solovine, Albert Einstein. Lettres à Maurice Solovine, Gauthier-Villar, Paris, 1956.
29 - E. T. Whittaker, A History of the Theories of Aether and Electricity, vols. I and II, Humanities Press, New York, 1973 (first published in 1953)
30 - E. T. Whittaker and G. N. Watson, A Course of Modern Analysis (fourth edition), Cambridge University Press, Cambridge, 1927 ( first edition published in 1902)
31 - F. Winterberg, On “Belated Decision in the Hilbert-Einstein Priority Dispute”, published by L. Corry, J. Renn, and J. Stachel, Z. Naturforschung 59a, 715-719 (2003).






--------------------------------------------------------------------------------

[1] ICCA8. Veja: http://www.ime.unicamp.br/~icca8/

[2] Consulte alguns dos artigos e livros da lista de referencias abaixo.

[3] Concordo com Hadlik (ver ref. [12], página 94) que A. Peres é um autor extremamente parcial (e possivelmente desonesto).

[4] A. A. Logunov é um dos mais respeitados físicos teóricos russos, tendo sido reitor a Univ. de Moscou e presidente da Academia de Ciências da (ex)União Soviética. Também é um dos autores de um livro clássico sobre teoria quântica de campos [4]

[5] Traduções do artigo de Einstein para o Inglês encontram-se em [7] e [19]. A tradução de Miller [19] é muito melhor.

[6] O exercício requer conhecimento de Matemática compatível com aquele de um bom aluno da área de exatas da UNICAMP após o termino do segundo semestre letivo.

[7] Observo ainda que naquela época uma correspondência enviada de Paris até qualquer uma das principais cidades alemães ou suíças demorava no máximo dois dias (!).

[8] Sir Edmund Whittaker foi um brilhante matemático inglês, um dos autores de um livro [27] que foi usado por gerações de pretendentes a se tornarem físicos teóricos.

[9] Este livro também faz parte da leitura obrigatória. Existe, se não me falha a memória uma tradução em Português da editora da Univ. de Brasília.

[10] Antes de transferir-me para o Instituto de Matemática.


Carlos, será que o prof. Augusto Rosa que vc falou, não aceitaria defender Einstein da acusação de plágio, em um debate virtual. Acho que seria muito bom para esse forum. Porque não?

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Carlos Costa 23rd maio 2008, 16:54

Augusto Rosa, quando lhe liguei, disse-me imediatamente que não tinha tempo a perder com essa discussão.

Milo, Poincaré aproximou-se muito da relatividade restrita numa conferência que proferiu em 1904, na Academia de Ciências de Paris, mas não deu o passo seguinte. Chegou a afirmar que a luz tinha uma velocidade limite, mas não aprofundou o seu trabalho. Einstein, claro que usou os trabalhos de Poincaré, mas deu o passo que Poincaré não deu.
É uma pena que Einstein não tenha dado nenhum mérito a Poincaré no seu trabalho de relatividade restrita, mas também não tinha a obrigação.
Eisntein não plagiou a descoberta de Poincaré, mas sim completou-a!

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por milo 23rd maio 2008, 21:48

O prof. Wladyr avisou que seria difícil alguem que conhece as teorias de einstein e poincaré defender o primeiro. A verdade, pelo que parece, é que de fato houve o plágio. Não completou nada. Plagiou o principal e ornamentou com detalhes que qualquer aluno de 3 ano faria. A famosa formula, também tem tudo para ser outro plágio.
Lembra-se na entrevista de lattes quando ele afirma que einstein passou seus últimos anos indicando professores para universidades?
Para mim cultuar cientista é pura perda de tempo, pior ainda é cultuar uma fraude.
Quanto a parte da teoria que vc diz que é de einstein (geral) que prevê a dilatação do tempo e outros mistérios que só poucos entendem, terei que estudar mais.
Acho que o tema plágio se esgotou. Para mim, dentro das circunstâncias, penso que Lattes estava certo. A sua entrevista é um documento histórico e deverá mais cedo ou mais tarde, voltar a baila. A verdade sempre prevalece.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Carlos Costa 24th maio 2008, 02:12

A Relatividade Geral é a que inclui a acção de forças, como a gravidade, por exemplo. A dilatação do tempo já faz parte da Relatividade Restrita.

Para ficarem a saber mais sobre a Relatividade Geral cliquem aqui.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por milo 27th maio 2008, 12:41

Carlos, sabe o que mais me impressiona nesse assunto? è que pessoas como eu ou o Osório, que somos da área de humanas, temos interesse em saber a verdade, enquanto físicos e apaixonados por física parecem não se interessar. Será o medo de perder o mito? O prof. Waldyr, como se diz aqui, matou a cobra e mostrou o pau e ninguem contestou. Perder tempo é ficar cultuando uma fraude. Que tempo o prof. Rosa iria perder? Ele só tem que contestar o que o Wladyr expos. Parece que o sonho não acabou. Infelizmente.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por tig 27th maio 2008, 15:06

Milo muito sinceramente eu acho que os fisicos e apaixonados pela fisica não se interessam pois não há razões nenhumas para se interessarem pois não há nada para saber pois a verdade já se sabe...
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por milo 27th maio 2008, 19:51

tig escreveu:Milo muito sinceramente eu acho que os fisicos e apaixonados pela fisica não se interessam pois não há razões nenhumas para se interessarem pois não há nada para saber pois a verdade já se sabe...

Tig, a única verdade até agora é a do prof. Wladyr, pois ninguem contestou tecnicamente. Alias, até agora não achei ninguem que leu os trabalhos citados.
Na minha profissão, se houvesse alguma acusação de plágio contra um de seus ícones, eu saberia, mesmo que fosse através de estudos, dizer se haveria procedência na denûncia.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por tig 28th maio 2008, 09:53

O que estou a dizer milo é que ninguém contestou porque sabem perfeitamente que não há nada para contestar Wink

Se tivesse existido plágio já teria sido descoberto há algum tempo Wink
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por milo 28th maio 2008, 12:21

Tig, vc fez uma piada né? Vc conhece aquela velha história de Galileu querendo mostrar ao papa que a terra girava em torno do sol?
Ninguem contestou porque ninguem leu e nem entende os textos que o wladyr indicou. Poucas pessoas contestam jesus, pois , poucas pessoas sabem que é uma estória inventada pelos romanos. Assim caminha a humanidade.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por tig 28th maio 2008, 15:18

Não compare os tempos nem as alturas... Essa comparação com galileu e Jesus não tem nada haver Wink
São epocas completamente diferentes... Hoje em dia qualquer um tem a liberdade de discordar de algo.. Antigamente não era bem assim...
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por milo 28th maio 2008, 22:02

Eu não falei em discordar, falei em não querer saber. Acreditar ao invés de saber através do entendimento. Os textos indicados pelo professor, fatalmente serão comparados e se forem plágio qualquer pessoa saberá se houve ou não o plágio. Como o professor Waldyr já adiantou que houve o plágio, gostaria de encontrar outro físico que leu e entendeu os trabalhos de einstein e poincaré, para poder defender einstein e confrontar argumentos.
Cabe lembrar que neste tópico estamos falando de plágio e não sobre a validade da TR.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Carlos Costa 29th maio 2008, 02:08

Milo, você não pode obrigar ninguêm a acreditar nesse plágio. Cada um tira as suas próprias conclusões. Se você e o Professor Waldyr acreditam nesse plágio, todos nós respeitamos a vossa opinião, mas peço-lhe que também respeite a nossa.

Gostaria também que não voltasse a falar de assuntos religiosos, porque é sempre um tema muito delicado, e também porque fica fora dos assuntos a que se dedica este fórum: a física.

Quanto a encontrar físicos profissionais neste fórum, de momento não tenho conhecimento que haja algum.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por milo 29th maio 2008, 14:04

Acho que vc não entendeu a diferença entre acreditar e saber. Eu não acredito, gostaria de saber a verdade. Carlos, The Guevara e John Lennom já morreram. O sonho acabou. Vc esta iludido com a física. A física que vc acredita é pura religião. Suas explicações sobre a velocidade da luz e dilatação do tempo estão erradas. Veja em outros foruns onde discutiu-se esse tema e verá que cada um explica de uma maneira o fenômeno. Vc diz que a partícula ou nave acelerada guanha massa e fica milhares de vezes maior, outro diz que a nave se achataria, outro que a nave esticaria, etc..., e por ai vai. Os GPS utilizam a TR de poincaré que einstein ornamentou.
Religião é uma crença e cada um cre no que quer.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Carlos Costa 30th maio 2008, 01:44

As noções de relatividade que eu sei, não são sonho, mas sim realidade. A Teoria da Relatividade é uma teoria que descreve como a natureza funciona e não uma teoria inventada ao acaso.
Poincaré não formulou a relatividade restrita, mas sim Einstein.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Newtein 12th agosto 2008, 02:21

Milo? o que que fosse sabe sobre relatividade?

***Moderação***
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Carlos Costa 12th agosto 2008, 16:18

Newtein escreveu:Milo? o que que fosse sabe sobre relatividade?
***Moderação***

Tem calma Newtein. Apesar do ponto de vista de milo, temos que respeitar a opinião dele. Agradeço que nos defendas, mas isto é ciência. Os argumentos respondem-se com argumentos. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Newtein 1st setembro 2008, 01:08

Para acabar das duvidas de quem lê este topico deixo aqui uma citação do livro "Brevissima Historia do Tempo" de Stephen Hawking

Albert Einstein, fez notar que toda essa ideia de um éter era desnecessária, desde que estivessemos dispostos a abandonar a ideia de tempo absoluto. Um dos maiores matematicos franceses de entao, Henri Poincare, defendeu o mesmo ponto de vista algumas semanas depois*. Os argumentos de Einstein estavam mais proximos da fisica do que os de Poincare, que considerava este problema puramente matematico e ate morrer nao aceitou a interpretação da teoria feita por Einstein.

* Na realidade H. Poincare nunca abandomou aideia do eter, mas admitiu a existencia de um tempo (local) associado aos sistemas referenciais em movimento livre em relação ao eter.

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por G. Grivott 12th setembro 2008, 04:30

Tanto Poicaré quanto Einstein são merecedores de admiração.
Ambos cientistas brilhantes.
No entanto Einstein: Físico, Poicaré, Matemático.
Uma dupla perfeita, não acham?

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Carlos Costa 12th setembro 2008, 22:30

G. Grivott escreveu:Tanto Poicaré quanto Einstein são merecedores de admiração.
Ambos cientistas brilhantes.
No entanto Einstein: Físico, Poicaré, Matemático.
Uma dupla perfeita, não acham?
Sim. O conhecimento teórico e experimental juntos!

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 5 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos