Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nemesis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Nemesis Empty Nemesis

Mensagem por tig 19th março 2008, 15:00

Pessoal o que acham da teoria de Nemesis para a causa das extinções periodicas em massa na Terra?
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Nemesis Empty Re: Nemesis

Mensagem por Carlos Costa 19th março 2008, 17:03

Encontrei um texto muito bom sobre essa teoria. Ora leiam para compreenderem melhor o que o tig quer dizer :

Suponha que nosso Sol não esteja só, mas tenha uma estrela acompanhante. Suponha que esta estrela acompanhante que se mova em uma órbita elíptica, com sua distância solar variando entre 90,000 UA (1,4 anos-luz) e 20,000 UA, com um período de 30 milhões de anos. Também suponha que esta estrela seja opaca ou pelo menos muito lânguida, e por causa disso nós ainda não a tenhamos percebido.

Isto significaria que uma vez a cada 30 milhões de anos esta hipotética estrela acompanhante do Sol atravessaria a nuvem de Oort (uma nuvem hipotética de proto-cometas a uma grande distância do Sol). Durante tal passagem, os proto-cometas na nuvem de Oort seriam perturbados. Algumas dezenas de milhares de anos depois, aqui na Terra nós notaríamos um aumento dramático no número de cometas passando pelo sistema solar interno. Se o número de cometas aumenta dramaticamente, assim também o faz o risco da Terra colidir com o núcleo de um desses cometas.

Ao examinarmos o registro geológico da Terra, parece que uma vez a aproximadamente cada 30 milhões de anos uma extinção em massa da vida aconteceu. A mais famosa dessas extinções em massa é obviamente a extinção dos dinossauros há uns 65 milhões de anos atrás. Aproximadamente 15 milhões de anos a partir de agora será época da próxima extinção em massa, de acordo com esta hipótese.

Esta hipotética "companheira da morte" do Sol foi sugerida em 1985 por Daniel P. Whitmire e John J. Matese, da Universidade da Louisiana do Sul. Ela até mesmo recebeu um nome: Nêmesis. Um fato inconveniente da hipótese de Nêmesis é que não há nenhuma evidência de uma estrela acompanhando o Sol. Ela não precisa ser muito luminosa ou massiva, uma estrela muito menor e mais escura que o Sol bastaria, até mesmo uma anã marrom ou negra (um corpo parecido com um planeta mas sem massa suficiente para começar a "queimar hidrogênio" como uma estrela). É possível que esta estrela já exista em um dos catálogos de estrelas fracas sem que qualquer pessoa tenha notado algo peculiar, isto é, o enorme movimento aparente dessa estrela contra o fundo de estrelas mais distantes (i.e. sua paralaxe). Se ela for encontrada, poucos duvidarão que seja a causa primária de extinções em massa periódicas na Terra.

Mas esta também é uma noção de poder mítico. Se um antropólogo de uma geração anterior tivesse ouvido tal história de seus informantes, o tomo acadêmico resultante usaria indubitavelmente palavras como 'primitiva' ou 'pré-científica'. Considere esta história:

Há outro Sol no céu, um Sol Demoníaco que nós não podemos ver. Há muito tempo, até mesmo antes do tempo da bisavó, o Sol Demoníaco atacou nosso Sol. Cometas caíram, e um inverno terrível varreu a Terra. Quase toda vida foi destruída. O Sol Demoníaco atacou muitas vezes antes. Ele atacará novamente.

É por isso que alguns cientistas pensaram que a teoria de Nêmesis era uma piada quando ouviram falar dela primeiro -- um Sol invisível que ataca a Terra com cometas parece uma ilusão ou mito. Merece uma porção adicional de ceticismo por causa disso: nós sempre corremos o perigo de enganarmos a nós mesmos. Mas mesmo que a teoria seja especulativa, ela é séria e respeitável porque sua idéia principal é testável: você acha a estrela e examina suas propriedades.

Entretanto, desde o exame de todo o céu em infravermelho distante pelo IRAS sem nenhuma "Nêmesis" encontrada, sua existência não é muito provável.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Nemesis Empty Re: Nemesis

Mensagem por tig 20th março 2008, 13:01

Pois o problema desta teoria é que ninguem pode dizer que é mentira nem ninguem pode afirmar que é verdade... Mas é sempre algo a ter em conta... Wink
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Nemesis Empty Re: Nemesis

Mensagem por delong 20th março 2008, 13:54

tig esta completamente certo

_________________
By delong

Universo dos Games , um universo de interatividade e games , assuntos variaveis e games à disposição!
delong
delong
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 77
Idade : 29
Localização : Volta Redonda - Brasil

http://universodosgames.forum-livre.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nemesis Empty Re: Nemesis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos