Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Governo Português aprova sede em Braga do Laboratório Internacional de Nanotecnologia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Governo Português aprova sede em Braga do Laboratório Internacional de Nanotecnologia Empty Governo Português aprova sede em Braga do Laboratório Internacional de Nanotecnologia

Mensagem por Carlos Costa 28th março 2008, 00:51

Governo Português aprova sede em Braga do Laboratório Internacional de Nanotecnologia 25768
José Rivas vai dirigir o Laboratório

O Governo aprovou hoje uma proposta de resolução sobre o acordo alcançado com o executivo espanhol para instalar em Braga a sede do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

A criação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é um dos principais projectos de cooperação científica entre os governos ibéricos liderados por José Sócrates e José Luís Zapatero.

O acordo alcançado na última cimeira ibérica pretende regular a relação entre o laboratório e Portugal, enquanto Estado sede, "concedendo as condições necessárias para o seu pleno funcionamento de forma eficiente e independente".

Outro objectivo, de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, é tornar o laboratório "atractivo para investigadores à escala internacional".

"O laboratório tem como instrumento constitutivo o Estatuto Internacional do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, assinado em Badajoz, a 25 de Novembro de 2006, durante a XXII Cimeira Luso Espanhola", refere o comunicado do Conselho de Ministros.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Governo Português aprova sede em Braga do Laboratório Internacional de Nanotecnologia Empty Re: Governo Português aprova sede em Braga do Laboratório Internacional de Nanotecnologia

Mensagem por Carlos Costa 15th julho 2008, 15:52

A construção do INL arranca amanhã em Braga. Smile

Governo Português aprova sede em Braga do Laboratório Internacional de Nanotecnologia 26826
José Rivas e Mesquita Machado analisam plano do INL

A construção do Instituto Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL) arranca amanhã, em Braga. De acordo com o presidente da Comissão Instaladora, a primeira fase da empreitada, que compreende os corpos principais deste instituto, deverá estar concluída até final do próximo ano. José Rivas Rey transmitiu estas informações aos presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, com quem esteve reunido no final da manhã de hoje nos Paços do Concelho bracarenses.

Governo Português aprova sede em Braga do Laboratório Internacional de Nanotecnologia 26827
Esta é a maquete do futuro Instituto Internacional Ibérico de Nanotecnologia

Ocupando um espaço com 47 000 metros quadrados disponibilizado pelo Município de Braga nas imediações do “campus” da Universidade do Minho, o INL divide-se nos espaços científicos de “Micro e Nanofabricação Central”, “Laboratório Central de Microscopia com Sonda de Varrimento”, “Recursos Centrais de Biologia e Bioquímica” e “Laboratório Central de Caracterização Estrutural e Interface”.

Propondo-se alojar 200 investigadores de topo, «cuidadosa e ambiciosamente recrutados por todo o mundo, para trabalhar na linha da frente do conhecimento», com a intenção de assim ver reconhecida «uma elevada reputação e um nível internacional de excelência», vai privilegiar as nanotecnologias com aplicação em diversas áreas, segundo uma abordagem multidisciplinar e transversal.

Assumindo como objectivo a cooperação internacional com os vários pólos de investigação mundiais, privilegiando embora as parcerias europeias e com países da América do Norte, América Latina e alguns Estados da Ásia, o INL tem um Conselho Científico Internacional onde pontuam referências como Roberto Caciuffo, Thomas Jovin, Emílio Mendez, Christopher Murray, o português Aristides Requicha, Mihail Roco e Heinrich Rohrer.

Segundo Mesquita Machado, presidente da autarquia p Município de Braga vai continuar a disponibilizar «todo o apoio que esteja ao seu alcance e no seu âmbito de competências» para que o INL «comece a fazer o mais depressa possível aquilo para que foi criado».

Na reunião de hoje participaram também Paulo Freitas, vice-presidente da Comissão Instaladora, Alexandro Pan, director de Operações, Armando Manso, “Project Manager”, do LNEC e Cristina Padilha, arquitecta.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos