Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moda, Fé e Fantasia na Física

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Moda, Fé e Fantasia na Física Empty Moda, Fé e Fantasia na Física

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 4th abril 2017, 23:37

Tradução Automática...

Um gigante da física leva a teoria das cordas, a mecânica quântica ea inflação à tarefa
Em "Moda, Fé e Fantasia na Nova Física do Universo", Roger Penrose faz perguntas difíceis sobre as teorias modernas do universo. Avaliado por Cathal O'Connell .

NÃO-FICÇÃO
Moda, Fé e Fantasia na Nova Física do Universo
Por Roger Penrose
Princeton University Press (2016)


Os físicos teóricos são um lote idealista . O deles é a nobre luta para entender a natureza do universo: saber, como Stephen Hawking colocou, "a mente de Deus". Mas os físicos também são humanos. Eles são tão falhos como o resto de nós - sujeito aos caprichos da moda, dogmas de fé inquestionável e voos de fantasia pura.

Essas falhas humanas levaram ao atual impasse na física, adverte Sir Roger Penrose. Seu novo e penetrante livro é o longo e aguardado acompanhamento de três conferências epónimas que deu em Princeton em 2003. Nessas palestras, ele chamou os problemas, tanto sociológicos quanto técnicos, da forma como a física é feita hoje. Em particular, ele chama a teoria de cordas de "moda", mecânica quântica "fé" e inflação cósmica uma "fantasia".

Penrose está bem posicionada para fazer tais julgamentos abrangentes. Ele foi um gigante de física e matemática por cinco décadas, fazendo muitas profundas e originais idéias sobre temas que vão desde a física dos buracos negros ea origem do universo à arte e à geometria fundamental. Por exemplo, sua exploração de objetos "impossíveis", como a Escada de Penrose, inspirou o artista MC Escher a criar algumas de suas xilogravuras mais famosas, incluindo Crescente e Descendente e Cachoeira . Segundo Lee Smolin, do Instituto Perimetral, "não há ninguém que tenha contribuído mais para nossa compreensão da teoria geral da relatividade, exceto o próprio Einstein, do que Roger Penrose".

Penrose é também renomado como um pensador ferozmente independente, até mesmo um maverick, e é neste papel como outsider iconoclasta que Penrose aborda os grandes problemas enfrentados física hoje.

PENROSE CHAMA A TEORIA DE CORDAS A "MODA", MECÂNICA QUANTUM "FÉ", E INFLICAÇÃO COSMICA A "FANTASIA".
A moda, de acordo com Penrose, há muito tempo desempenhou um papel na ciência. Para nos lembrar de quão fácil pode ser para idéias espúrias alcançar um status de dogma, ele descreve várias teorias de lixo na moda da história. Por exemplo, a teoria de Ptolomeu de epiciclos (a idéia de que as órbitas dos planetas poderiam ser descritos por círculos em círculos) foi mantida viva por 14 séculos de ginástica mental por parte de defensores cuja cosmovisão colocou a Terra no centro do universo e tudo Em órbita em torno dele.

O equivalente moderno de hoje, talvez, é a teoria das cordas, a idéia de que toda a física é baseada em cordas vibratórias fundamentais, muito mais finas do que qualquer quark ou elétron. A idéia, tão tentadora em sua simplicidade e escopo, tem dominado a física teórica por duas décadas, apesar de não fazer previsões testáveis. Joseph Polchinski, um teórico da corda líder disse que "não há alternativas ... todas as boas idéias são parte da teoria das cordas".

Para Penrose, por outro lado, o "estrangulamento da teoria das cordas sobre os desenvolvimentos da física fundamental tem sido estonteante". Ele expõe uma série de buracos técnicos na teoria, questionando, no tom de um professor confuso, por que eles não foram seriamente abordados A implicação é que os teóricos da corda são demasiado apanhados em seguir as modas mais recentes do seu campo para se preocupar com os problemas fundamentais da teoria.

Seu próximo alvo é ainda maior: a mecânica quântica, simultaneamente a teoria mais bem testada em toda a física, e sua mais desconcertante. Para Penrose, a mecânica quântica é "fé" porque sua matemática usa suposições que nunca poderiam ser justificadas logicamente - e ninguém realmente entende a teoria de qualquer maneira. Por exemplo, não sabemos por que as leis da física parecem ter dois regimes, um para o muito pequeno e outro para o muito grande. Para Penrose, essa desconexão é um sinal de que a física quântica é incompleta, e que devemos procurar algo mais profundo.

A fantasia é como Penrose se refere às noções selvagens que descrevem o universo nas maiores escalas. Aqui examinamos algumas das idéias mais estranhas da física (por exemplo, o que está dentro de um buraco negro, ou o que aconteceu antes do Big Bang). A verdadeira pedreira de Penrose é a teoria da inflação, uma descrição da expansão mais rápida do que a luz do universo nos primeiros momentos após o Big Bang, que ele argumenta ter tantas falhas graves quanto seus concorrentes.

Quando Penrose descreve uma teoria como fantástica, ele não está necessariamente sendo depreciativo. Como ele enfatiza, o universo está cheio de noções aparentemente fantásticas que são comprovadamente válidas - a origem Big Bang do universo, por exemplo, ou a existência de buracos negros. Às vezes ideias selvagens são apropriadas; Mas somente quando descrevem nossas observações do universo melhor do que teorias rivais.

No capítulo final, Penrose se entrega a apresentar duas teorias selvagens de sua autoria. A primeira, a cosmologia cíclica conformal, é sua auto-descrita teoria "louca" de que o universo não tem começo nem fim; Ao contrário itera através de ciclos infinitos. A morte por calor de um universo se torna o Big Bang do próximo. Enquanto isso, a "teoria do twistor" é a facada de Penrose em ligar a relatividade geral e a mecânica quântica. A "torção" vem da idéia de que o spin quântico está amarrado no espaço-tempo. Embora Penrose sugeriu pela primeira vez a teoria na década de 1960, tem visto um aumento do interesse nos últimos anos.

Para os leitores tecnicamente dispostos a alcançar uma profunda apreciação dos problemas enfrentados pela física, este é um livro esclarecedor. Apenas não espere o típico spoon-feeding da ciência popular; Há certamente mais equações do que metáforas. (Para um relato mais digerível, o livro de Lee Smolin, The Trouble with Physics , de 2006, aborda muito do mesmo assunto.)

Este livro é um lembrete de que o universo é um lugar estranho e maravilhoso, e uma excursão mind-bending de uma das mentes mais originais e radicais da física.

Este artigo apareceu em Cosmos 73 - fev-março de 2017 sob o título "Moda, Fé e Fantasia na Nova Física do Universo"

fonte, em inglês:
https://cosmosmagazine.com/physics/a-giant-of-physics-takes-string-theory-quantum-mechanics-and-inflation-to-task

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Moda, Fé e Fantasia na Física Empty Re: Moda, Fé e Fantasia na Física

Mensagem por Xevious 5th abril 2017, 18:13

E eu ainda acrescentaria nesta FÉ a energia e matérias escuras..

Venho me aprofundando em discussões sobre física, desdos anos 90.
E tenho percebido um surgimento de um Dogma na área da física teórica.

Algo tipo, se é alguém consagrado que fala, não importa a besteira que seja, é considerado real e todos o reverenciam.
Se qualquer pessoa fale algo neste área, primeiro lhe perguntam, quais são seus títulos, se conforme for, nem lhe dão o direito de se expressar..

Ao final de contas, quem esta "por cima" nessa área, quer se manter assim.
Isto se chama corporativismo.
Algo como eu te ajudo e tu me ajuda, nós nos ajudamos e não deixamos ninguém entrar na nossa rodinha, mas se alguém entrar é porque é reconhecido como um dos "nossos"..

Sou fã do Stephen Hawking, esse apesar de ser altamente consagrado, me parece estar realmente preocupado com a verdade, então contraria tudo e a todos se for o caso, e até mesmo ele próprio.
Bem.. mas esse pode.. já esta no grupo dos melhores e faz tempo..
Mas ele poderia ser tipo, mais comportado, afinal não precisa mostrar nada a ninguém.
Se não escrever nem mais um artigo, ainda vai continuar rico, com a renda de seus livros.

Eu já acho até que temos que passar por cima destes.
Fazer uma nova física, aproveitando de tudo que é válido e nos divorciando destes maus hábitos corporativistas.
Sem publicações em revistas, sem congressos, grande mídia.
Mas muita interação da nossa época a internet.

Um grupo sagaz e interessado na verdade, meio hacker, tipo os idealizadores do Linux.
Chutaram o balde e fizeram o sistema deles.

Uma curiosidade, um dos termos mais badalados do momento é a Física Quântica, mais precisamente a palavra quântica.
Se procurar bem, pode até encontrar um sabonete quântico! tem de tudo.

E realmente as constatações derivadas dos fenômenos quânticos são assombrosas e nos levam a refletir sobre oq conhecemos da realidade.

Mas eu pelo menos, creio que a física quântica desaparecerá, será digerida pela física clássica, e passará a ser só física.
Não digo isso por descrer dos fenômenos quânticos, mas é porque eles podem ser explicados todos se utilizando da velha física de newton, mas adicionando um elemento.. bem controverso..

Emfim, oq será do mundo(da nossa cultura) quando o termo quântico não terá mais significado?

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Moda, Fé e Fantasia na Física Empty Re: Moda, Fé e Fantasia na Física

Mensagem por José Augusto 6th abril 2017, 22:13

Para mim, a fábula intitulada "A ROUPA NOVA DO REI" expressa bem alguns aspectos da física moderna.
http://alfredo-braga.pro.br/contos/oreiestanu.html

José Augusto
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 167
Idade : 70
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Moda, Fé e Fantasia na Física Empty Re: Moda, Fé e Fantasia na Física

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos