Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resistência de um parafuso e Amperagem de uma Pilha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Resistência de um parafuso e Amperagem de uma Pilha Empty Resistência de um parafuso e Amperagem de uma Pilha

Mensagem por Drezi Douglas 15th julho 2018, 12:25

Boa tarde amigos! :D
Estou com esses dois problemas, quero saber como medir a resistência de um parafuso num circuito elétrico, um parafuso de aço zincado, do qual eu possuo os dados de área e tamanho.
A minha outra pergunta é a respeito da amperagem das pilhas, comprei pilhas da duracell recentemente, e a empresa não divulga a amperagem de suas pilhas, como eu poderia calcular?
Agradeço a ajuda amigos! :D

Drezi Douglas
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência de um parafuso e Amperagem de uma Pilha Empty Re: Resistência de um parafuso e Amperagem de uma Pilha

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 17th julho 2018, 22:40

Use uma morsa (torno de mesa), duas plaquinhas de circuito impresso virgens.  Solde um fio em cada área cobreada de cada placa.

Coloque o parafuso preso ao meio das duas plaquinhas, pelo lado condutivo. O lado isolante de cada plaquinha vai para a morsa. Prenda o parafuso firmemente ao mordente da morsa.

Faça circular uma corrente de 1 ampère nas pontas dos fios soldados às plaquinhas. Fontes de laboratório permitem regular a corrente e compensa a queda de tensão de cada elemento do circuito.

Não se atreva a usar transformadores ou fontes de tensão elevadas, pelo risco de descargas de alta tensão por força contra-eletromotriz! Somente fontes de corrente contínua usadas em laboratórios são suficientemente seguras para fazer esse experimento.

Quando a corrente estabilizar-se, meça com um voltímetro de corrente contínua a diferença de potencial entre as duas extremidades do parafuso.

Se a queda de tensão for de 0,2 volts, pela lei de Ohm, significa que:

U = I x R

U = 1 ampere x Resistência Elétrica do parafuso

Logo, o parafuso deve ter uma resistência de 0,2 Ohms.


Quanto ao limite de corrente das pilhas, não é correto mantê-las por muito tempo em correntes elevadas, próxima da corrente limite de curto-circuito.

Icc= Corrente de Curto-Circuito = Tensão da pilha em circuito aberto / Resistência Interna da Pilha

Pilhas maiores tem uma corrente de curto-circuito mais alta que pilhas menores.

As pilhas, em curto-circuito, podem explodir por reação calórica, ou até queimar a fiação do circuito, se a bitola dos fios for muito fina.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos