Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França Empty Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França

Mensagem por Carlos Costa 16th abril 2008, 01:46

Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França 26023

Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França 26022

A possibilidade de estender a centros do sul de França a cooperação entre as Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha é um dos temas da Conferência NanoIbérica que hoje começou em Braga, disse à Lusa um dos organizadores.


Segundo António Correa, da associação "NanoSpain", a cooperação oficial existente entre França e Espanha no domínio das nano-ciências e das nano-tecnologias, que envolve a deslocação de cientistas e o desenvolvimento de projectos "pode ser alargada a Portugal".

"Tal pode ser feito, quer através, numa primeira fase, de acordos bilaterais com França, quer numa lógica tripartida, criando uma rede do sul da Europa", salientou.

A associação espanhola e a sua congénere "PortugalNano" organizam em conjunto os seus encontros PortugalNano Workshop'08 e NanoSpain 2008, em Braga, nos hotéis do Bom Jeus, entre hoje e sexta-feira. Na iniciativa participam 350 cientistas - uma parte deles, ainda estudante - maioritariamente portugueses, espanhóis e franceses, mas também oriundos da Roménia, Alemanha, Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Holanda, Japão e Venezuela.

António Correa salientou que, tendo em vista o lançamento em Braga do INL - Instituto Ibérico de Nanotecnologias, "os centros de investigação de ambos os países, estão já a desenvolver projectos comuns, nomeadamente os que podem ter aplicação prática em diversas áreas".

Frisando que todos eles estão já a cooperar com os centros portugueses, assinalou: "Em Espanha temos cinco centros de investigação, um no País Basco, dois na Catalunha, um em Madrid e dois em Múrcia, estes últimos voltados para as nano-biotecnologias". Realçou que em Espanha, de há seis anos a esta parte, se tem investido no estudo das nanociências, "dado que nelas reside o progresso científico e tecnológico".

Disse também que o processo de reforço dos contactos entre investigadores e a discussão dos desenvolvimentos mais recentes em nanociência e nanotecnologia nos dois países facilitará o lançamento do Instituto Ibérico em Braga: "Além dos que o INL pode recrutar directamente, há a possibilidade de os cientistas fazerem estadias de trabalho em Braga, e o conhecimento mútuo facilita esses processos.

O cientista espanhol sublinha que a nanotecnologia lida com objectos da dimensão de nanómetros, ou seja, cerca de 100 mil vezes mais pequenos do que a espessura de um cabelo humano. "Pode ser vista como sendo a Engenharia à escala atómica e molecular, tendo capacidade para influenciar praticamente todos os sectores tecnológicos e assim mudar profundamente a economia", acentuou.

Lembrou que tem aplicações práticas diversas, nomeadamente nos aparelhos electrónicos como os mp3's, os televisores, etc, ou ainda, na medicina: "Hoje há estudos práticos que permitem levar um nanofarmáco a um determinado órgão do corpo humano, instalando-o lá, para curar uma doença", referiu.

Instalado em Braga, o INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia) é a primeira e até agora a única organização de investigação científica na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional. Foi criado por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal e teve a sua cerimónia de fundação na XXIII Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Janeiro de 208.

Desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundiais, estando aberto, no futuro, à participação de outros países da Europa e de outros continentes. Em Março deste ano foi lançada a primeira Empreitada de Construção do INL.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França Empty Re: Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França

Mensagem por Safra 20th abril 2008, 23:51

É uma ocorrência positiva, além de unir vários países em um propósito maior além dos seus, abre novas oportunidades no campo da nanotecnologia.

Sem dúvida um evento importante. Wink
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos