Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Éter

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 15th agosto 2021, 01:31

Jonas escreveu:A função da gravidade (não importa o que ela seja) é manter o cosmos funcionando.

Uma frase muito boa.
Concordo plenamente.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Xevious 15th agosto 2021, 01:44

casasanta escreveu:a gravidade é tudo o que existe no universo, e nada mais.
Realmente tu chegou a um passo a mais que minha conclusão anterior

Antes cheguei a conclusão que "Tudo que existe gera e sente influência da gravidade, se não tem gravidade não existe"

Essa semana foi muito divulgada uma notícia que com luz conseguiram fazer matéria e anti-matéria.
Aí eu comentei na reportagem, que era mais uma prova que Einstein estava errado.

Afinal se a luz, compõem a matéria e a matéria sente a gravidade.
A luz tem que sentir a gravidade também.

Bem claro, veio gente falando que eu estava errado afinal Einstein é Einstein .
Mas na moral se ele tivesse por aí já teria chegado a novas conclusões tb

Obs. Meu comentário e seu tread de comentários esta em outra reportagem da mesma matéria e outro site que não achei agora.
https://universoracionalista.org/fisicos-detectam-a-evidencia-mais-forte-ate-agora-de-materia-gerada-por-colisoes-de-luz

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 15th agosto 2021, 12:02

casasanta escreveu:
*********
Eu pretendo convencê-los de que partículas elementares que compõe os átomos, isto é, toda a matéria, são meros encurvamentos pontuais do espaço. Conhecido por onda aprisionada, mas neste caso, no que se configura como partícula elementar, são ondas que tem em seu núcleo uma tão alta concentração de espaço, que a torna indestrutível pela grande maioria das interferências existentes no universo.
Quando digo "pontual", não quero dizer que se trata de algo infinitamente pequeno, mas sim um colápso espacial que pode ser criado em espaço com alto teor espacial, e desfeito por uma circunstância extrema de baixo teor espacial. Mas isso foi o que impediu de eu ser entendido por todos os que discutiram minha teoria.
*********

Pois é, Casasanta.

Precisamos entender melhor o que é o espaço.
Os físicos quânticos lutam bravamente nessa área.

Pergunto, na condição completa ignorância:
-O espaço é finito ou infinito?

Quanto à definição do que é um ponto, divirta-se com as idéias mirabolantes de Bill Gaede, o "Crazy Tchê":



O filme está em inglês, mas é possível obter uma razoável tradução legendada, ao seguir esses passos:

Clique sobre a tela do filmete;
Clique no ícone de engrenagem na base da tela;
Clique na opção "Legendas / CC "(closed caption);
Clique "Traduzir Automaticamente'
Escolha o Idioma Português.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 17th agosto 2021, 02:20

Xevious escreveu:Essa semana foi muito divulgada uma notícia que com luz conseguiram fazer matéria e anti-matéria.

Eu me lembro de ouvir isso vários anos atrás. E isso está plenamente de acordo com minha teoria.

Segund ela, a luz é onda. uma onda é comumente comparada ao conhecido "Efeito Cebola", onde camadas de "baixo teor" de espaço intercalam com camadas de "alto teor" de espaço.
Para maior clareza, se penetrarmos uma agulha em uma cebola, na direção do centro dela, a ponta da agulha sentirá uma camada de cada vez.
Se cada camada fosse mole nas duas superfície e dura no interior, a ponta da agulha sentira uma sequência de densidades que se assemelha à onda de luz.
Essa sequência segue uma ordem de quatro pontos principais, elementares para o que conhecemos como uma onda completa.
Partindo do ponto mais denso, segue o ponto médio, depois o ponto menos denso e, finalmente, o ponto médio. E isso se repete.
A formação dessa configuração de camadas se dá pelas vibrações dos átomos (ou moléculas). Num filamento de lâmpada incandescente as agitações dos átomos de tungstênio são tão intensas que, ali, as frequências das vibrações chegam às da luz que é visível aos nossos olhos.

A luz gerada para o experimento de criação de matéria, além de potente, é de altíssima frequência, chegando próximo aos raios gama.
A onda dessa luz é uma sequência de espaços extremamente densos (encolhidos), intercalados por espaços extremamente "não-densos" (esticados). Para isso ser possível, os átomos devem vibrar, não somente com frequências acima da frequência da luz visível, como também, vibrar por "longos vai-e-vem".
No experimento, dois fachos dessa luz se encontram. Não sei se de frente, perpendicular ou por algum ângulo estratégio, mas na passagem das camadas de uma luz com outra, a potência do espaço mais denso de uma luz, conhecido como o "pico" da onda, se soma com a potência do espaço mais denso de outra, criando um espaço denso o suficiente para promover um colápso pontual, quando gera, assim, uma verdadeira partícula elementar.
Entretanto, ao contrário disso, ocorre o mesmo com as camadas de mínimas densidades. Os pontos conhecidos como o "vale" da onda, o de baixa densidade de espaço, se tornam com tão pouca densidade, que pode ser capaz de destruir uma partícula elementar.
Se os pesquisadores criarem estratégias para privilegiar a criação de partícula, em detrimento ao desprivilégio da destruição das partículas, poderão abrir muitas portas na ciência da criação.

Xevious escreveu:Afinal se a luz, compõem a matéria e a matéria sente a gravidade.
A luz tem que sentir a gravidade também

"Sentir a gravidade" já é uma questão que falarei depois. Agora fique cansado. Sleep Depois eu quero citar o Jonas.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 17th agosto 2021, 08:38

Se os pesquisadores criarem estratégias para privilegiar a criação de partícula, em detrimento ao desprivilégio da destruição das partículas, poderão abrir muitas portas na ciência da criação.

Nunca pensei nisso affraid !


Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 17th agosto 2021, 08:57, editado 1 vez(es)

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 17th agosto 2021, 08:42

Afinal se a luz, compõem a matéria e a matéria sente a gravidade.
A luz tem que sentir a gravidade também.

Para entender a "sensação de gravidade", primeiro será necessário entender o que é inércia  lol!!!!

O prof. Assis já resolveu esse problema com a proposta da "Mecânica Relacional", baseada no Princípio de Mach e no Eletromagnetismo de Weber.

Éter - Página 2 Org10

Siga a trilha do prof. Assis:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1509-entrevista-com-o-professor-assis?highlight=Assis

A Mecânica Relacional manda a relatividade para o lixo, mas o lobby einsteniano diz que essa Teoria é furada.

O problema da relatividade do movimento está exemplificado no exemplo dos ponteiros do relógio e do motorzinho elétrico:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1882p40-gravidade-ficcional#12224

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Xevious 17th agosto 2021, 16:36

casasanta escreveu:Para isso ser possível, os átomos devem vibrar, não somente com frequências acima da frequência da luz visível, como também, vibrar por "longos vai-e-vem".
Não entendi bem esse "longos vai-e-vem"

Mas queria dizer que já cheguei anteriormente a conclusão que sim, coisas podem vibrar mais rápido que C
( ao meu ver, C e velocidade luz, são diferentes, C é o limite e velocidade da Luz, seria algo que 'quase' o alcança )

e ao ultrapassar C, deixamos de percebe-los nas formas que identificamos como coisas pertencentes ao nosso universo

Agora não sei se estou lhe discordando ou complementando..

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 17th agosto 2021, 18:54

Primeiramente, preciso corrigir um mau termo que usei em minha última mensagem. Trata-se do "ciclo de onda", que erroneamente utilizei apenas a palavra onda.

Casasanta escreveu:Essa sequência segue uma ordem de quatro pontos principais, elementares para o que conhecemos como uma onda completa.

Portanto, corrigindo, seria "um ciclo completo de onda", em vez de "onda completa".

Parece-me que é só isso.

Antes de me dirigir ao Jonas, vou aqui socorrer o Xevious, de forma emergencial.

Xevious escreveu:
Casasanta escreveu:Para isso ser possível, os átomos devem vibrar, não somente com frequências acima da frequência da luz visível, como também, vibrar por "longos vai-e-vem".
Não entendi bem esse "longos vai-e-vem"

Xevious, pensei que eu já havia usado o termo "vai-e-vem" na mensagem do dia 14, quando falei que as vibrações dos átomos (ou moléculas), caracterizam o que conhecemos por temperutura.
Esse "vai-e-vem", que ficou confuso, nada mais é que os movimentos da vibração do átomo. Imagine os átomos de um objeto sólido, não conseguindo ter contato físico um com outro. Todos eles ficariam presos por forças que os atraem um ao outro, mas também não conseguem se aproximarem a ponto de se tocarem. Nesse caso, estariam como separados por forças que resistem a aproximação, e por forças que resistem o distanciamento. Uma vez que a temperatura deste objeto não é de zero grau kelvin (zero absoluto), seus átomos estão levemente agitados. E quando a temperatura do objeto aumenta, significa que essa leve agitação aumenta. Agitação, vibração, movimentos de via-e-vem, tremedeira, são a mesma coisa. São termos bem mixurucos, mas acho que dá pra engolir. O que não mata, engorda. Very Happy
Conforme a temperatura for aumentando, as vibrações vão se tornando mais intensas. Isso significa que o movimento de cada átomo atinge distâncias maoires que antes, com um vai-e-vem mais longos em distância. OK?

Xevious escreveu:Mas queria dizer que já cheguei anteriormente a conclusão que sim, coisas podem vibrar mais rápido que C
( ao meu ver, C e velocidade luz, são diferentes, C é o limite e velocidade da Luz, seria algo que 'quase' o alcança )

e ao ultrapassar C, deixamos de percebe-los nas formas que identificamos como coisas pertencentes ao nosso universo

Quando falei: "com frequências acima da frequência da luz visível", não estava dizendo que o movimento ultrapassa a velocidade da luz.

Veja que falei "frequência da luz visível".

Você se equivocou nessa parte, por ter ficado confuso com o termo "vai-e-vem", que utilizei sem explicar bem do que se trata.

Porisso peço desculpas.

Então, entendendo isso, oriento você a reler minha mensagem anterior para sanar quaisquer outras dúvidas.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 17th agosto 2021, 23:21

Jonas escreveu:Pois é, Casasanta.

Precisamos entender melhor o que é o espaço.
Os físicos quânticos lutam bravamente nessa área.

Eles, ao que me parece, tem muitas teorias a respeito. Cada vez que o assunto é divulgado, uma "coisa" diferente aparece. Eu percebo as digitais da imaginação na grande maioria disso tudo. Imaginações absurdas já são bem costumamente aceitas pela maioria dos Físicos profissionais.

O espaço da minha teoria, Jonas, é também a matéria e todas as forças que possa existir.

***************
Uma pessoa que pensa no mundo Clássico, vê o espaço como uma grande folha de papel em branco, e a materia como a tinta de um desenho pintado nessa folha.
O espaço da minha teoria é como uma grande folha de papel em branco, e a matéria são irregularidades do próprio papel.
***************

Jonas escreveu:Pergunto, na condição completa ignorância:
-O espaço é finito ou infinito?

Os Físicos têm medo de afirmar a infinitude do universo. Medo de serem ignorados pelos que continuam a defender a teoria do Big Bang, pois não possuem argumentos lógicos para refutar os desvios para o vermelho nas luzes das galaxias distantes.
Nem eu, com minha teoria, tenho algo plausível para tais desvios para o vermelho. Mas, de acordo com minha teoria, o espaço é infinito.


Quanto ao vídeo da definição do que é um ponto, é interessante. Quem domina os conceitos da geometria tem uma poderosa ferramenta mental para enxergar a Física com os olhos fechados.

Jonas escreveu:
Casasanta escreveu:Se os pesquisadores criarem estratégias para privilegiar a criação de partícula, em detrimento ao desprivilégio da destruição das partículas, poderão abrir muitas portas na ciência da criação.

Nunca pensei nisso!

Bom... Na verdade, eu disse isso sem mesmo saber como se dá, exatamente, essa "criação de matéria". Eu apenas imagino que neste experimento partículas são criadas nos locais que estão muito perto dos locais que em que partículas podem facilmente serem destruidas.

Jonas escreveu:Para entender a "sensação de gravidade", primeiro será necessário entender o que é inércia

Ah!... Inércia
Inércia, gravidade, luz, movimento, curvatura, etc... é tudo farinha do mesmo saco. Very Happy

Eu escrevi "quase um livro" sobre o assunto. Confesso que tenho muita dificuldades para encontrar as palavras certas para explanar as propriedades e o funcionamento do "espaço" da minha teoria, de uma forma que seja compreensivel não só para mim, mas para todos.
Vejo na minha teoria muita possibilidade de conter muitas verdades. Confio muito nela.
Nem mesmo a teoria do Walter Lukschal Soares Jr, o qual nunca nos esqueceremos, me fez entortar as pestanas em relação à minha teoria. Entortei sim, minhas pestanas, pela boa completude da teoria dele. E, aproveitando a ocasião, quero dizer que me lembro muito bem como eu o elogiei por isso. Eu senti nas palavras dele toda a alegria que o meu elogio proporcionou, fortalecendo a seriedade que ele já tinha em sua própria teoria. Confesso que ficaram vários pontos que pautei, sem uma explicação aceitável por parte dele. Mas isso é absolutamente normal em uma teoria. Olhem a do Einstein... A minha tem seus pontos duvidosos também.
Espero que o Walter Lukschal Soares Jr esteja dando suas espiadinhas no que se passa por aqui, e que resolva se manifestar pelo fato de seu nome ter sido mencionado. A gente fica no aguardo.

A sensação da gravidade, como a vejo, é um assunto muito complicado de ser explicado sem o auxílio de imagens e animações. Não tenho recursos suficientes para criar essas imagens e animações. E não encontro na internet algo pronto para usar. Quando eu tiver alguma coisa que sirva de auxílio, abordarei o assunto. A noção adquirida e entendida sobre o assunto é primordial, e um gatilho para uma fácil compreensão das demais funcionalidades do espaço da minha teoria. Porisso não o abordarei sem os preparos necessários.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 18th agosto 2021, 10:39

casasanta escreveu:Primeiramente, preciso corrigir um mau termo que usei em minha última mensagem. Trata-se do "ciclo de onda", que erroneamente utilizei apenas a palavra onda.

Casasanta escreveu:Essa sequência segue uma ordem de quatro pontos principais, elementares para o que conhecemos como uma onda completa.

Portanto, corrigindo, seria "um ciclo completo de onda", em vez de "onda completa".

Parece-me que é só isso.

Antes de me dirigir ao Jonas, vou aqui socorrer o Xevious, de forma emergencial.

Xevious escreveu:
Casasanta escreveu:Para isso ser possível, os átomos devem vibrar, não somente com frequências acima da frequência da luz visível, como também, vibrar por "longos vai-e-vem".
Não entendi bem esse "longos vai-e-vem"

Xevious, pensei que eu já havia usado o termo "vai-e-vem" na mensagem do dia 14, quando falei que as vibrações dos átomos (ou moléculas), caracterizam o que conhecemos por temperutura.
Esse "vai-e-vem", que ficou confuso, nada mais é que os movimentos da vibração do átomo. Imagine os átomos de um objeto sólido, não conseguindo ter contato físico um com outro. Todos eles ficariam presos por forças que os atraem um ao outro, mas também não conseguem se aproximarem a ponto de se tocarem. Nesse caso, estariam como separados por forças que resistem a aproximação, e por forças que resistem o distanciamento. Uma vez que a temperatura deste objeto não é de zero grau kelvin (zero absoluto), seus átomos estão levemente agitados. E quando a temperatura do objeto aumenta, significa que essa leve agitação aumenta. Agitação, vibração, movimentos de via-e-vem, tremedeira, são a mesma coisa. São termos bem mixurucos, mas acho que dá pra engolir. O que não mata, engorda. Very Happy
Conforme a temperatura for aumentando, as vibrações vão se tornando mais intensas. Isso significa que o movimento de cada átomo atinge distâncias maoires que antes, com um vai-e-vem mais longos em distância. OK?

Xevious escreveu:Mas queria dizer que já cheguei anteriormente a conclusão que sim, coisas podem vibrar mais rápido que C
( ao meu ver, C e velocidade luz, são diferentes, C é o limite e velocidade da Luz, seria algo que 'quase' o alcança )

e ao ultrapassar C, deixamos de percebe-los nas formas que identificamos como coisas pertencentes ao nosso universo

Quando falei: "com frequências acima da frequência da luz visível", não estava dizendo que o movimento ultrapassa a velocidade da luz.

Veja que falei "frequência da luz visível".

Você se equivocou nessa parte, por ter ficado confuso com o termo "vai-e-vem", que utilizei sem explicar bem do que se trata.

Porisso peço desculpas.

Então, entendendo isso, oriento você a reler minha mensagem anterior para sanar quaisquer outras dúvidas.

Deixei em negrito a explicação do aumento da velocidade de agitação das moléculas em função da temperatura.

Se a velocidade de vibração cresce com o aumento de temperatura, não é difícil perceber que a temperatura não poderá ultrapassar um valor limite, pois as moléculas teriam de vibrar acima da velocidade da luz.

Fiz uma postagem sobre essa questão no excelente Fórum PiR2, hospedado nos Forumeiros:

https://pir2.forumeiros.com/t52597-limites-de-temperatura

Fui banido do fórum quando afirmei na secção "Filosofia e História da Ciência" (não me lembro das palavras exatas) que a Teoria da Relatividade é uma camisa-de-força que impede que as pessoas sonhem.

É certo que o objetivo do vitorioso fórum PiR2 é resolver questões escolares, mas alguém da moderação achou que meu desabafo era um desaforo imperdoável.

Culto à personalidade. O lobby da relatividade extrapolou  Embarassed ?


Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 18th agosto 2021, 11:03, editado 2 vez(es)

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 18th agosto 2021, 10:54

Jonas escreveu:Pergunto, na condição completa ignorância:
-O espaço é finito ou infinito?


Os Físicos têm medo de afirmar a infinitude do universo. Medo de serem ignorados pelos que continuam a defender a teoria do Big Bang, pois não possuem argumentos lógicos para refutar os desvios para o vermelho nas luzes das galaxias distantes.
Nem eu, com minha teoria, tenho algo plausível para tais desvios para o vermelho. Mas, de acordo com minha teoria, o espaço é infinito.

Muito bom, Casasanta!
Note que os todos modelos cosmológicos, apesar de se apoiarem em "bases científicas", sempre carregam consigo alguma propriedade milagrosa...

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 18th agosto 2021, 10:56

casasanta escreveu:
A sensação da gravidade, como a vejo, é um assunto muito complicado de ser explicado sem o auxílio de imagens e animações. Não tenho recursos suficientes para criar essas imagens e animações. E não encontro na internet algo pronto para usar. Quando eu tiver alguma coisa que sirva de auxílio, abordarei o assunto. A noção adquirida e entendida sobre o assunto é primordial, e um gatilho para uma fácil compreensão das demais funcionalidades do espaço da minha teoria. Porisso não o abordarei sem os preparos necessários.

Faça rascunhos à mão-livre acerca de suas idéias. Fotografe os rascunhos e envie-os para o Fórum. Esta trilha pode incluir suas ilustrações através do ícone "Hospedar uma imagem".

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 18th agosto 2021, 19:29

Jonas escreveu:Se a velocidade de vibração cresce com o aumento de temperatura, não é difícil perceber que a temperatura não poderá ultrapassar um valor limite, pois as moléculas teriam de vibrar acima da velocidade da luz.

Jonas, o entendimento matemático desse movimento gerador de raios gama pode ser de muito fácil compreensão quando os cálculos são feitos de um modo bastante simplificado.

A frequência de um raio gama está na ordem de 10^19 Hertz,isto é, 10 quintilhões (10.000.000.000.000.000.000) de Hertz.
O comprimento de onda dessa frequência, isto é, a distância entre um pico e seu pico vizinho é de 3x10^-12 metros, isto é, 3 centésimo de bilionésimo (0,00000000003) de metro, isto é, 30 picômetros, ou 3 centésimo (0,03) de nanômetro.

O diâmetro do átomo de Hidrogênio, que é o menor de todos, é determinado como 50 picômetro, mas calculado em 106 picômetros. E seu diâmetro covalente é de 240 picômetros.
Vamos aqui considerar que seu diâmetro seja o de 50 picômetro, pois quanto menor for uma partícula geradora de ondas, maior sua competência de gerar frequências maiores. E, se com 50 picômetro de diâmetro já houver dificuldades, quanto mais com diâmetros maiores.

Com as duas principais medidas acima, isto é, comprimento de onda de 30 picômetros, e diâmetro atômico de 50 picômetros, o que podemos fazer é "IMAGINAR" como se comportaria o átomo de hidrogênio para que ele gere ondas com 10 picômetros de comprimento.

Vamos considerar que a velocidade "MÁXIMA" que o átomo desenvolve nessa vibração seja a da luz, somente para estarmos nos limites das possibilidades, segundo nossas humildes imaginações, como foi também a consideração do menor diâmetro para o átomo.

Vou afirmar uma coisa aqui, mas não vou explicar o porquê disso agora. Mas outro dia eu comento acertadamente:
"Sendo a velocidade da luz como a máxima atingida pelo átomo durante sua vibração, a distância só de ida percorrida por ele, será: (30 picômetros/PI/2), o que é igual a 4,8 picômetros.

Vejam... O átomo tem 50 de diâmetro e se desloca 4,8 para a direita e 4,8 para a esquerda, atingindo a velocidade da luz, para gerar raios gama.


Sinceramente, não é isso o que acontece. O que entendemos por temperaturas altíssimas com emissão de luz, que é a vibração de átomos na frequencia captada pelos nossos olhos, não se dá da mesma forma quando essa frequência está na faixa dos raios gama. O átomo não suporta ser vibrado por frequências da ordem dos raios gama. Alás, átomos mais pesados e moléculas começam a se desmantelar com os raios ultravioleta, o que ainda estão muito longe da frequência dos raios gama.
É como se chacoalharmos um pé de mangas com mangas maduras. Quanto mais rápido for esse chacoalho, mais mangas caem. E, conforme aumentamos mais a rapidez, temos que aumentar a força para isso, assim as folhas e a mangas verdes passam a cair também. Aumentando mais, galhos se quebrarão, até que o tronco da pobre mangueira não aquenta.
Isso acontece com os átomo numa frequência ainda distante dos raios gama.

Como então, são gerados os raios gama? Minha "imaginação" me diz que seria por núcleos atômicos livres, como são eles em estrelas de Neutron.

No caso do núcleo atômico, as vibrações nas frequências dos raios gama tem movimentos com mesma distância calculada acima, que é, no máximo, de 4,8 picômetros. Digo no máximo, pois com isso chega-se à velocidade da luz. Portanto deve ser bem menos que isso. Talvez se arredondarmos para 4 picômetro (4.000 femtômetros) ficaremos mais perto da realidade. E essa geração de raios gama, a gerada por núcleos atômicos, é mais aceitável, pois o diâmetro de um Próton é de 1,7 femtômetro.
Com essas medidas a necessidade se de atingir a velocidade da luz não fica tão obrigatório para a geração de raios gama.

Dito isso, fica claro a tamanha dificuldade de se realizar um experimento que necessite de raios gama. Inclusive, no experimento exposto pelo Xevious, com a criação de matéria atravéz da luz, não se chegou à frequência dos raios gama, mas, pelos resultados com a mais alta freqiência conseguida, entenderam que, se for usada luz na faixa dos raios gama, muita matéria será criada.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 18th agosto 2021, 19:47

Parabéns, Casasanta, pela ginástica matemática aplicada ao hidrogênio!
Achei a analogia da mangueira muito interessante, mas...

De acordo a física moderna, à maneira que a temperatura aumenta os estados físicos da matéria vão mudando:

Éter - Página 2 Statesofmatter

Conforme o gráfico, o último estado físico da matéria conhecido é o plasma. O plasma é um gás ionizado, no qual os núcleos dos átomos ainda estão íntegros.

Mas, numa reação de fissão nuclear, parte da matéria se transforma em energia térmica, entre outras, as quais podem trafegar à velocidade da luz.

Se numa reação nuclear ocorre liberação de calor, acho que se for possível bombardear o núcleo de um átomo com um feixe de LASER poderoso, por exemplo, o núcleo poderá se aquecer (vibrar) até desintegrar-se (como acontece no exemplo da mangueira) e converter sua massa em energia.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 20th agosto 2021, 02:46

Parece que eu não precisava apresentar essa matemática. Inclusive, pode ser que ela esteja errada em algum ponto.  Embarassed
Bastava eu dizer que o deslocamento que o átomo de hidrogênio deveria sofrer em sua vibração é de aproximadamente um quinto de seu diâmetro para gerar raios gama, como mostra a figura abaixo:
Éter - Página 2 Hidrog10

E, no caso do Próton como o gerador do raio gama, seria como uma bolinha de gude, com 17 milímetros de diâmetro, se deslocasse nesse vai-vem por uma distância de 95 metros e meio.

Nesses dois casos, num diâmetro do átomo de Hidrogênio a 50 picômetro, e a do próton a 1,7 femtômetro, a velocidade máxima atingida é a velocidade da luz.


Última edição por casasanta em 20th agosto 2021, 02:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar uma descrição necessária)
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 20th agosto 2021, 02:53

A mim fica claro que o átomo nunca suportaria essa tarefa. Já o próton suportaria gerar frequências maiores, sem antes sofrer seu desmantelamento.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 20th agosto 2021, 03:07

Vale salientar, porém, que prótons, nas condições de estarem gerando raios gama, necessitariam estar livres de seus eletrons, como em estrelas de Neutrons, onde a gravidade torna seu tempo próprio mais lento que o nosso aqui nessa gravidade fraquinha do planeta Terra.
Assim, as ondas geradas nas estrelas de Neutrons são apresentadas a nós como que num filme em câmera lenta.
Portanto, se estivessemos lá na superfície da estrela de Neutron, vendo de perto a produção de raios gama, mediríamos uma frequência bem maior da que as recebemos aqui na Terra.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 20th agosto 2021, 13:38

casasanta escreveu:Vale salientar, porém, que prótons, nas condições de estarem gerando raios gama, necessitariam estar livres de seus eletrons, como em estrelas de Neutrons, onde a gravidade torna seu tempo próprio mais lento que o nosso aqui nessa gravidade fraquinha do planeta Terra.
Assim, as ondas geradas nas estrelas de Neutrons são apresentadas a nós como que num filme em câmera lenta.
Portanto, se estivessemos lá na superfície da estrela de Neutron, vendo de perto a produção de raios gama, mediríamos uma frequência bem maior da que as recebemos aqui na Terra.

Pelo que entendi, Casasanta, você aceita a hipótese do Big-Bang, de modo que os raios emitidos na estrela de neutron diminuem a frequência à maneira que chegam à Terra, conforme reza a explicação do desvio para o vermelho.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por casasanta 20th agosto 2021, 15:41

Jonas escreveu:Pelo que entendi, Casasanta, você aceita a hipótese do Big-Bang, de modo que os raios emitidos na estrela de neutron diminuem a frequência à maneira que chegam à Terra, conforme reza a explicação do desvio para o vermelho.

Jonas, a teoria do Big-Bang tem se valido pelo desvio para o vermelho por conta do suposto afastamento das galáxias.
Mas o desvio para o vermelho também ocorre por conta da geração de luz ser feita em campos gravitacionais mais intensos que o campo onde se mede essa luz.
Veja que no caso do afastamento, trata-se do "Efeito Doppler", e no caso do Campo gravitacional, trata-se da dilatação do tempo em função da aceleração gravitacional.

São casos perfeitamente distintos.

Acreditar em um, não significa que se acredita no outro também.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 20th agosto 2021, 20:42

casasanta escreveu:
Jonas escreveu:Pelo que entendi, Casasanta, você aceita a hipótese do Big-Bang, de modo que os raios emitidos na estrela de neutron diminuem a frequência à maneira que chegam à Terra, conforme reza a explicação do desvio para o vermelho.

Jonas, a teoria do Big-Bang tem se valido pelo desvio para o vermelho por conta do suposto afastamento das galáxias.
Mas o desvio para o vermelho também ocorre por conta da geração de luz ser feita em campos gravitacionais mais intensos que o campo onde se mede essa luz.
Veja que no caso do afastamento, trata-se do "Efeito Doppler", e no caso do Campo gravitacional, trata-se da dilatação do tempo em função da aceleração gravitacional.

São casos perfeitamente distintos.

Acreditar em um, não significa que se acredita no outro também.

Muito bem, Casasanta!

É sabido que Einstein descartou o éter quando trabalhava na Relatividade Especial ou Restrita e "resgatou" o conceito na Relatividade Geral, porém de modo "relativizado".

Seu modelo de éter em desenvolvimento parece ir à reboque da Relatividade Geral, no entanto sei que você não concorda com todo legado do "bom velhinho". Parece que você se incomoda com os paradoxos que ocorrem no ambiente relativista.

Gostaríamos que você explicitasse (ó palavra esquisita!) quais são os pontos de divergência entre seu modelo de éter infinito e aparentemente absoluto e o éter relativista clássico.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Éter - Página 2 Empty Re: Éter

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos