Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria do big crunch

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Teoria do big crunch

Mensagem por Neutrao 2nd janeiro 2008, 16:43

Como se pode explicar a teoria do big crunch sem violar a segunda lei da termodimanica?


Última edição por em 3rd janeiro 2008, 17:38, editado 1 vez(es)

Neutrao
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 33

http://www.newtein.blogueiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Carlos Costa 2nd janeiro 2008, 21:15

Neutrao escreveu:Como se pode explicar a teoria do big crush sem violar a segunda lei da termodimanica?
Olá Neutrao! Essa teoria a que te referes não se chama Big Crush, mas sim Big Crunch. É impossível não violar a segunda lei da Termodinâmica se essa teoria se apresentar correcta. A entropia iria diminuir se o Big Crunch acontecesse, e seria impossível contornar essa diminuição da entropia. Mas de acordo com os avanços mais recentes da cosmologia, tudo indica que o Big Crunch não irá acontecer, porque a expansão do tecido do espaço-tempo está a acelerar cada vez mais.

PS- Neutrao apresenta-te ao pessoal do Fisica2100 aqui https://fisica2100.forumeiros.com/bem-vindo-ao-fisica2100-f16/apresentacao-de-novos-membros-t27.htm

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Neutrao 3rd janeiro 2008, 17:44

ola! Eu concordo consigo mas hoje numa conversa que tive com a minha professora de fisica ela disse que no big crunch a entropia iria aumentar.
Gostava que me podessem esclarecer isto apesar de achar que a minha professora esta errada (ela apenas da aulas ao 10ª ano)

Neutrao
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 33

http://www.newtein.blogueiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Carlos Costa 3rd janeiro 2008, 18:27

Neutrao escreveu:ola! Eu concordo consigo mas hoje numa conversa que tive com a minha professora de fisica ela disse que no big crunch a entropia iria aumentar.
Gostava que me podessem esclarecer isto apesar de achar que a minha professora esta errada (ela apenas da aulas ao 10ª ano)
O que a tua professora te disse está errado. Ao ocorrer um Big Crunch, o universo iria tornar-se cada vez mais pequeno e por isso mesmo a matéria e a energia no universo teria menos espaço por onde se movimentar e por isso mesmo a entropia iria diminuir até atingir 0 na singularidade final. Não existe nenhum modo de violar a 2ª lei da Termodinâmica segundo a teoria do Big Crunch.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Neutrao 3rd janeiro 2008, 19:43

Bem me pareceu a professora devia se ter esprimido mal! Olha so mais uma coisa nao percebi a sua ultima frase que diz "Não existe nenhum modo de violar a 2ª lei da Termodinâmica segundo a teoria do Big Crunch." nao devia ser antes « Nao existe nenhum modo de esprimir a teoria do big crunch sem violar a 2ª lei da termodimanica.»

Neutrao
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 33

http://www.newtein.blogueiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Carlos Costa 4th janeiro 2008, 17:59

Neutrao escreveu:Bem me pareceu a professora devia se ter esprimido mal! Olha so mais uma coisa nao percebi a sua ultima frase que diz "Não existe nenhum modo de violar a 2ª lei da Termodinâmica segundo a teoria do Big Crunch." nao devia ser antes « Nao existe nenhum modo de esprimir a teoria do big crunch sem violar a 2ª lei da termodimanica.»
Lol acho que significa o mesmo, porque a Teoria do Big Crunch ainda pode ser válida - basta que a expansão pare e o universo começe a colapsar sobre si mesmo. As leis da Termodinâmica são muito respeitadas na Física, mas em Cosmologia tudo pode acontecer... Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Teoria

Mensagem por Douro 16th janeiro 2008, 22:24

Sigam o meu raciocínio, no inicio havia só energia, era tanta e estava em tão pouco espaço que permitiu a formação de matéria (condensação de energia). Mas a energia tende a espalhar-se uniformemente pelo espaço, tendo em conta que a matéria e energia são o mesmo, e que havia uma fonte concentrada de energia a matéria foi espalhada de forma mais ou menos uniforme pelo universo. Segundo a tendência de dispersão uniforme de energia, a matéria tende para uma entropia máxima (2ª Lei da Termodinâmica) para ter a energia uniformemente distribuida. Seguindo o raciocínio a energia está a transformar-se em matéria (expansão do universo) e ai temos duas possibilidades:
1) quando energia e matéria estiverem em igual proporção deixa de se transformar energia em matéria e reverte-se o processo (pouco provável)
2) continua tudo até não haver mais energia, e ai a matéria estará uniformemente distribuída pelo universo sem energia livre (esta toda na forma de matéria)

Douro
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Carlos Costa 17th janeiro 2008, 17:27

Douro escreveu:Sigam o meu raciocínio, no inicio havia só energia, era tanta e estava em tão pouco espaço que permitiu a formação de matéria (condensação de energia). Mas a energia tende a espalhar-se uniformemente pelo espaço, tendo em conta que a matéria e energia são o mesmo, e que havia uma fonte concentrada de energia a matéria foi espalhada de forma mais ou menos uniforme pelo universo. Segundo a tendência de dispersão uniforme de energia, a matéria tende para uma entropia máxima (2ª Lei da Termodinâmica) para ter a energia uniformemente distribuida. Seguindo o raciocínio a energia está a transformar-se em matéria (expansão do universo) e ai temos duas possibilidades:
1) quando energia e matéria estiverem em igual proporção deixa de se transformar energia em matéria e reverte-se o processo (pouco provável)
2) continua tudo até não haver mais energia, e ai a matéria estará uniformemente distribuída pelo universo sem energia livre (esta toda na forma de matéria)
O ponto 2 do teu raciocinio é a hipótese Big Rip?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Douro 17th janeiro 2008, 18:10

Carlos Costa escreveu:
Douro escreveu:Sigam o meu raciocínio, no inicio havia só energia, era tanta e estava em tão pouco espaço que permitiu a formação de matéria (condensação de energia). Mas a energia tende a espalhar-se uniformemente pelo espaço, tendo em conta que a matéria e energia são o mesmo, e que havia uma fonte concentrada de energia a matéria foi espalhada de forma mais ou menos uniforme pelo universo. Segundo a tendência de dispersão uniforme de energia, a matéria tende para uma entropia máxima (2ª Lei da Termodinâmica) para ter a energia uniformemente distribuida. Seguindo o raciocínio a energia está a transformar-se em matéria (expansão do universo) e ai temos duas possibilidades:
1) quando energia e matéria estiverem em igual proporção deixa de se transformar energia em matéria e reverte-se o processo (pouco provável)
2) continua tudo até não haver mais energia, e ai a matéria estará uniformemente distribuída pelo universo sem energia livre (esta toda na forma de matéria)
O ponto 2 do teu raciocinio é a hipótese Big Rip?
Big Freezing acaba a energia no Universo (tudo congela)

Douro
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Carlos Costa 18th janeiro 2008, 16:43

Ha, estás a falar do Big Freeze, a segunda hipótese. Mas como sabes os dados vigentes apontam para a hipótese Big Rip (Grande Esticão). A expansão está a acelerar cada vez mais...

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria do big crunch Empty Re: Teoria do big crunch

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos