Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Matemágica

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Matemágica Empty Matemágica

Mensagem por Safra 24th novembro 2010, 20:19

Pessoal, vamos fazer uma atividade?

A brincadeira é assim, vamos pegar problemas do dia-a-dia e tentar resolver de modo a não saber como resolver.
Como assim?

Descobrir a matemática pela sua história, vamos inventar uma simbologia e trabalhar com ela para ver o que acontece. Não se baseando em livros, só em como resolver sem a matemática que a gente conhece.

Que tal? Trabalhar com grupos de coisas ao invés de números?

Não sei se vai dar certo, mas é bem interessante.

Temos de resolver problemas, sem números, sem nenhuma simbologia matemática conhecida. Você a faz e a explica. Depois conferimos.

Que tal?
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Carlos Costa 24th novembro 2010, 21:44

Resolver problemas morais e éticos ou simplesmente problemas práticos?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 24th novembro 2010, 22:05

Práticos.

Invente um sistema de numeração, um métododo de abordagem.

Esqueça tudo sobre matemática.

É interessante, pois prova a nossa dependência em uma lógica sem saber a sua construção.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Carlos Costa 24th novembro 2010, 22:15

Safra escreveu:Esqueça tudo sobre matemática.
Não é que tenha muito para esquecer, pois em matemática sou um 0 à esquerda. Razz

Não queres começar tú para o pessoal perceber melhor o que queres dizer? É difícil perceber um modo de pagar as contas do supermercado, por exemplo, sem recorrer à matemática...



_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 24th novembro 2010, 22:54

Pois é.

Faremos uma abstração bem interessante. Vamos tentar descobrir a matemática sem a matemática, é bem por ai.

Vou ver se me inspiro nesses dias e dou um exemplo, é mais difícil que provar alguns conceitos cabulosos, isso é impressionante devido a ser o mais básico da matemática.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Gauss 28th novembro 2010, 20:51

Não consigo. Uma das confusões filosóficas mais potentes que tenho é acerca da descoberta versus invenção da matemática.

Estou no entanto convencido que foi descoberta, o que significa que o modelo proposto é o correcto e único.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 28th novembro 2010, 21:24

Acho que captou bem o que falei Gauss. É difícil, mas, toda vez que percebo isso não consigo me enganar ao dizer que, talvez, algo não foi descoberto em termos referenciais.

Se existisse, não seria tão difícil perceber a matemática da natureza.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Gauss 28th novembro 2010, 22:04

Talvez a natureza seja mesmo de uma complexidade que nos ultrapassa. Talvez a espécie humana seja sempre limitada aos olhos da Ciência.

O que penso é que se de facto arranjar um método diferente ele não vai passar de um ramo da matemática existente. Talvez possa dizer 1+1=11 ou 2+3=23 mas se descobrir uma utilidade desse conhecimento é um ramo novo da matemática e não outra matemática.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 2nd dezembro 2010, 19:41

Tive uma idéia! Resolver todos os problemas usando a lógica da soma em proporções espaciais intuitivas.

Tentar desmenbrar as funções pela lógica da soma e não da proporcionalidade ou fracionária.

Só preciso pensar mais um pouco em como mostrar isso... Razz
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Gauss 2nd dezembro 2010, 22:18

Como assim?

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 3rd dezembro 2010, 00:47

Gauss escreveu:Como assim?

É isso mesmo que eu disse.

Demorei para responder o que queria, agora preciso exemplificar para ver se o povo entende o jogo.. Razz

"Resolver todos os problemas usando a lógica da soma em proporções espaciais intuitivas"

Então, quando me referi por lógica de soma, é por procurar o primitivo da matemática. Acabei pela conclusão que todos os cálculos que realizamos nada mais são que somas, e destas, seria necessário um desmembramento gráfico simbólico trabalhando só com a lógica da soma, e não, somas em si.

Ao escrever isso, como mágica cheguei a matemática. lol!

Vamos ver se entendem o jogo agora..
Tentei criar uma notação mais fácil, mas ela, se volta a matemática original intuitivamente. Por isso se chama Matemágica, em um passe de mágica você não consegue sair da matemática.. tongue

Esse jogo serve para estimular o entendimento da matemática, se um diz que não entende, diz para criar a dele. Ora ou outra chega na matemática e os conceitos ficam mais fáceis.

Matemágica. affraid
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Carlos Costa 5th dezembro 2010, 21:16

Safra, acho que só uma meia dúzia de pessoas em todo o mundo é que verdadeiramente podem compreender o que acabaste de escrever. Surprised

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Gauss 5th dezembro 2010, 23:23

Safra parece no mínimo complicado. Mas não vejo como podes simplificar. 2 elevado a 16 seria escrito como? Nunca mais acabavas.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 6th dezembro 2010, 01:14

Poxa vida...XD

Não é tão complicado assim.....^^

Não disse que faríamos uma abstração? Ela é um auxílio a compreendermos o mundo real, se diz 2^16 é por que simplificou, certo? Como bem o fez.

Mas, se o desenvolve em notações mais complexas, o verdadeiro sentido primitivo lógico e intuitivo se perde em um padrão numérico, o que leva a muita gente a achar a matemática um bicho de sete cabeças.

Voltar ao primitivo, e ir paulatinamente a conceitos mais cabeludos, ajuda em muito a deduzir coisas "indedutíveis". É mais um método. Razz

PS: Não necessariamente precise escrever essa notação primitiva (Imagine o espaço!) e sim produzir um raciocínio, se não o existir, invente uma.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por LucasCFX 23rd dezembro 2010, 00:02

Eu não entendi claramente o que quiz dizer... Se referia a criar um metódo diferente de realizar calculos como a matemática comum faz?

Mas sinceramente, pensar em uma matemática primitiva só me faz lembrar de um objeto como o ábaco.

Matemágica Intro_matematica_02

Eu poço desmembrar a maioria das regras e relações notáveis da matemática, mas a base da numeração é intocável, pois uma substituição de termos não acarretaria uma real mudança em sua lógica.


É difícil trabalhar com matemática sem ser pela lógica já existente. Poucas pessoas do mundo podem fazê-la, creio eu. Por exemplo: já vi pessoas que trabalham a matemática por figuras geométricas em suas mentes e realizam os cálculos através das áreas das figuras ao invés da noção lógica numérica conhecida. Mas é algo muito difícil de se fazer.


Como conclusão, penso que essa forma lógica que usamos não é a única, nem a melhor de todas, mas é que mais se adapta as aptidões do cérebro humano comum. Se você consegue se desvencilhar desse meio, considere-se um afortunado.
LucasCFX
LucasCFX
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 23rd dezembro 2010, 15:03

LucasCFX escreveu:Por exemplo: já vi pessoas que trabalham a matemática por figuras geométricas em suas mentes e realizam os cálculos através das áreas das figuras ao invés da noção lógica numérica conhecida. Mas é algo muito difícil de se fazer.

Minha intenção era ver se alguém tinha um jeito diferente de pensar. Minha matemática é muito precária, e fico pesquisando outros métodos de ententimento que permitam o raciocínio engajar em todos os passos a resolução de um problema de uma maneira universal, sem uma pilha de métodos para cada tipo. Só que exige uma visão espacial que as vezes me confunde. Razz

Já joguei nessa de figuras geométricas, se tiver alguma fonte, seria muito grato. cheers

LucasCFX escreveu:
Como conclusão, penso que essa forma lógica que usamos não é a única, nem a melhor de todas, mas é que mais se adapta as aptidões do cérebro humano comum. Se você consegue se desvencilhar desse meio, considere-se um afortunado.

Não sei. Seria sim um baita de um azarado! Isso sim lol!
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Carlos Costa 24th dezembro 2010, 15:31

Talvez seja impossível, Safra, pois o nosso cérebro pode já estar pré-programado para o pensamento matemático. Os caçadores-recolectores eram extremamente racionais e nós vivemos como caçadores-recolectores durante 2 milhões de anos.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 12th janeiro 2011, 23:50

Carlos Costa escreveu:Talvez seja impossível, Safra, pois o nosso cérebro pode já estar pré-programado para o pensamento matemático. Os caçadores-recolectores eram extremamente racionais e nós vivemos como caçadores-recolectores durante 2 milhões de anos.

Não sei, ainda sou adepto ao desvio padrão. lol!
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Carlos Costa 13th janeiro 2011, 16:18

Talvez o teu desvio seja uma forma de "escapares" da realidade. Razz

Lembra-te que as idealizações nunca funcionam. A realidade, sempre objetiva e em constante movimento, esmaga os sonhos e idealizações. Ela é indiferente aos nossos desvios do padrão.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Safra 13th janeiro 2011, 17:22

Carlos Costa escreveu:Talvez o teu desvio seja uma forma de "escapares" da realidade. Razz

Pode até ser, mas, o paradoxo dessa afirmação é porque é uma idéia sob influência da realidade, e para mim esse idéia pode ser real.. Vai lá saber...

Carlos Costa escreveu:Lembra-te que as idealizações nunca funcionam. A realidade, sempre objetiva e em constante movimento, esmaga os sonhos e idealizações. Ela é indiferente aos nossos desvios do padrão.

Pior que nem é idealização, é mais uma maneira de treinar o cérebro com uma matemática que pouco usamos, o problema é que não uso a parte que não sei usar, e procurar estímulo a mesma, é como tentar por um carro a andar sem gasolina e empurrão. De qualquer forma, acho mais fácil ir estudar cálculo para sair uma fórmula, do que procurar uma matemática sem fórmulas por lógica pura..(O que pode ser, nesse caso, idealização... Razz )

Creio, depois de umas e outras reflexões, é que existe muitas variações de matemáticas que foram se desenvolvendo sem a matemática pura em si. A matemática virou um tapa-buracos cheios de artifícios e esquemas, ela pura em dedução, se perdeu. As regras por via da letra, e não da lógica, acaba com tudo. Minha idéia seria acabar com os artifícios e voltar a lógica de uma maneira pura.

As fórmulas precisam voltar a falar, foram censuradas.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Matemágica Empty Re: Matemágica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos