Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O cérebro sabe a diferença entre dia e noite

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O cérebro sabe a diferença entre dia e noite Empty O cérebro sabe a diferença entre dia e noite

Mensagem por Carlos Costa 2nd maio 2011, 16:23

Aprendizagem programada logo à nascença

O cérebro sabe a diferença entre dia e noite 48758
A capacidade de coordenar ritmos circadianos não é influenciada por alterações na quantidade de luz recebida
Uma nova investigação sobre ritmos circadianos da Universidade de Chicago, EUA, revela que o cérebro é programado, desde o nascimento, para desenvolver a capacidade de determinar o nascer e o pôr-do-sol, informa o Eurekalert.

De acordo com Brian Prendergast, professor associado de psicologia na Universidade de Chicago, este estudo traz uma nova abordagem sobre a plasticidade do cérebro e pode explicar alguns comportamentos humanos básicos.

“Esta descoberta pode-nos mostrar por que razão as crianças de muitas espécies eventualmente aprendem a distinguir o dia da noite”, afirmou Brian Prendergast, investigador de ritmos biológicos.

Numa série de experiências, os cientistas foram capazes de mostrar que embora a capacidade de ver estímulos visuais, tais como o movimento, seja perdida quando um olho em desenvolvimento não é exposto à luz, a capacidade de determinar os ciclos de luz e escuridão não é afectada. Assim, a capacidade de distinguir entre a noite e o dia desenvolve-se à medida que um animal cresce.

Outras experiências demonstraram que os primatas, assim como os seres humanos, adaptam-se naturalmente a um ritmo de sono durante a noite. Mas esta investigação mostra que o caminho no sistema circadiano que permite a sincronia entre o cérebro e os ritmos dia-noite no meio ambiente é provavelmente uma característica inata do desenvolvimento

“Pela primeira vez, estabelecemos que a capacidade de coordenar os ritmos circadianos com mudanças diárias de exposição à luz não está tão sujeita à plasticidade, ou seja, não é influenciada por alterações na quantidade de luz que o cérebro recebe durante o desenvolvimento”, explicou August Kampf-Lassin, investigador principal.

Experiência com hamsters

O cérebro sabe a diferença entre dia e noite 48757
A capacidade de sincronizar ritmos circadianos foi conservada
Os resultados do estudo foram retirados de uma série de experiências com hamsters.

Pouco depois dos olhos dos hamsters abrirem, mas antes de serem expostos à luz, os cientistas colocaram uma lente de contacto que bloqueou completamente a luz num dos olhos. Manter um olho fechado e outro aberto é um método que os cientistas usam para estudar o uso da plasticidade no desenvolvimento visual.

Em seguida, os hamsters cresceram num ciclo claro-escuro de tal forma que só um dos olhos foi capaz de enviar informações de luz para o cérebro. Na idade adulta, as lentes foram retiradas, e foi avaliada a função dos olhos dos hamsters privados de luz. Os investigadores descobriram que os cérebros dos hamsters estavam cegos para todos os estímulos visuais apresentados ao olho privado de luz, tais como alimentos ou estímulos em movimento.

No entanto, o olho privado de luz conservou perfeitamente a capacidade dos hamsters para sincronizar os ritmos circadianos de actividade com um dia de 24 horas. O estudo também mostrou que a privação monocular a longo prazo não afectou as projecções anatómicas do olho para o relógio circadiano no cérebro.

“É interessante ver como alguns aspectos do desenvolvimento comportamental estão interligados e desenvolvem-se em padrões típicos, mesmo na ausência total de um ambiente normal para o sistema”, sublinhou Brian Prendergast.

Fonte: Ciência Hoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O cérebro sabe a diferença entre dia e noite Empty Re: O cérebro sabe a diferença entre dia e noite

Mensagem por Xevious 2nd maio 2011, 16:58

Não sei não eim.
O meu célebro então é uma exessão.
Porque se deixar eu inverto totalmente as horas que devo ficar acordado, ou dormindo.
Além doq me parece, que pra mim, o ideal seria um dia de 36 horas.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

O cérebro sabe a diferença entre dia e noite Empty Re: O cérebro sabe a diferença entre dia e noite

Mensagem por Kings 16th julho 2011, 13:42

O cérebro é o órgão mais misterioso do corpo humano, uma vez que cada dia que passa consegue-nos surpreender sem estarmos que tal acontecesse. Cada cérebro é único, cada pessoa tem um cérebro perfeito para fazer alguma actividade, porque eventualmente estará mais adaptado à função.

O meu consegue surpreender-me imenso, pois consigo lembrar-me de coisas passadas com bastantes anos, mas coisas recentes, como por exemplo onde deixei o telemóvel (acontece-me frequentemente), o ficheiro apaga-se :S

Xevious escreveu:
Além doq me parece, que pra mim, o ideal seria um dia de 36 horas.

Ai ainda acho que fosse pouco Xevious, mais umas 12 horas e estava perfeito, dormia-se umas 16 horas e tinhamos 32 horas para trabalhar e isso Very Happy

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 30
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

O cérebro sabe a diferença entre dia e noite Empty Re: O cérebro sabe a diferença entre dia e noite

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos