Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedro Nunes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Pedro Nunes Empty Pedro Nunes

Mensagem por Carlos Costa 21st agosto 2011, 22:58

Pedro Nunes 200px-Pedro_Nunes
O matemático português Pedro Nunes (1502-1578) tem vindo a ganhar cada vez mais relevância, sendo já considerado como o maior matemático português de todos os tempos. Recentemente (Agosto de 2009), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Academia de Ciências de Lisboa (re)publicaram as suas obras completas.

No link abaixo está presente toda a informação sobre Pedro Nunes.

http://www.apm.pt/gt/gthem/PedroNunes/PedroNunes.htm

"Pedro Nunes, que usou o nome latinizado de Petrus Nonius, foi um matemático português e um dos maiores vultos científicos do seu tempo. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da navegação, essencial para os Descobrimentos portugueses, tendo se dedicado aos problemas matemáticos da cartografia. Foi ainda o inventor de vários aparelhos de medida, incluindo o nónio (nonius, o seu sobrenome em latim).

Obteve a graduação em Medicina em 1525 na Universidade de Coimbra. Em 1544 foi-lhe confiada a cátedra de matemática da Universidade de Coimbra, a maior distinção que se podia conferir, no país, à época, a um matemático. Além de se dedicar ao ensino, foi nomeado "Cosmógrafo Real" em 1529 e "Cosmógrafo-mor" em 1547, cargo que exerceu até ao seu falecimento."

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pedro Nunes Empty Re: Pedro Nunes

Mensagem por Saibot 26th agosto 2011, 23:38

Pedro Nunes (1502-1578) foi considerado o maior vulto da matemática do século XVI, em Portugal. O seu prestígio adquiriu tal dimensão que, apesar de ter origens judaicas, não consta que tenha sido importunado pela Inquisição. Iniciou os estudos universitários por volta de 1517, tendo frequentado as universidades de Lisboa e de Salamanca. Foi professor dos infantes D. Luís e D. Henrique, de Martim Afonso de Sousa e de D. João de Castro. Lecionou nas universidades de Lisboa e de Coimbra. Teve um contributo decisivo na introdução do rigor da geometria e da matemática na cultura portuguesa do século XVI. Pode dizer-se ainda que associou de um modo muito profundo a matemática à ciência náutica. Em 1529, foi designado cosmógrafo do Reino, cargo que o colocou em contato próximo com pilotos e navegadores lusos. Em 1532, obteve o grau de doutor e, em 1537, conseguiu autorização real para publicar todas as obras que já tivesse realizado. No Tratado da Esfera (1537) atenta sobre as curvas loxodrómicas e no De Crepusculis (1542) sobre questões associadas ao fenómeno dos crepúsculos. Esta obra constitui, aliás, um dos pontos altos do trabalho do matemático. A 22 de Dezembro de 1547, foi nomeado cosmógrafo-mor do Reino e, no ano seguinte, cavaleiro do Hábito de Cristo. Entre as suas obras, encontra-se ainda De Erratis Orontii Finaei (1546), Petri Nonii Salaciensis Opera (1566), Libro de Algebra en Arithmetica y Geometria (1567, obra pioneira em Portugal no que respeita à álgebra) e De Arte Atque Ratione Navigand (1573). Destaque, igualmente, para o facto de ter inventado o nónio. Muito estimou obras de outras personalidades como Ptolomeu, Aristóteles, Copérnico e Euclides.
Saibot
Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 38
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos