Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bento de Jesus Caraça

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Bento de Jesus Caraça Empty Bento de Jesus Caraça

Mensagem por Carlos Costa 16th setembro 2011, 18:08

Bento de Jesus Caraça Caraca
Matemático e ensaísta (1901-1948).

Professor Catedrático de Matemáticas Superiores no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), publicou vários estudos de Matemática. Desenvolveu uma notável ação no âmbito do ensino e da cultura.

Em 1938, foi um dos fundadores do Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas, que passou a dirigir, e, em 1941, colaborou na criação da Gazeta das Matemáticas. Foi ainda o fundador da inovadora Biblioteca Cosmos, para a divulgação de temas culturais, pedagógicos e científicos a baixo preço, e, em 1944, participou na criação da Universidade Popular, da qual foi presidente.

Proferiu conferências que marcaram a sociedade inteletual da época, tal como Galileu Galilei: Valor Científico e Moral da sua Obra (1933), A Escola Única (1935) ou A Arte e a Cultura Popular (1936). Colaborou com diversas publicações, entre elas, a Seara Nova, o Diabo e a República, tendo participado, pouco antes de morrer, na publicação do primeiro número da Revista de Economia.

Ativo resistente à ditadura salazarista, em 1944 tornou-se membro do Movimento de Unidade Nacional Antifascista (MUNAF), futuro Movimento de Unidade Democrática (MUD), e integrou também o Partido Comunista Português (PCP). Afastado do ISCEF em 1946, devido às suas convicções políticas, foi preso por duas vezes pela PIDE.

No campo das matemáticas merecem especial destaque as suas obras: Interpolação e Integração Numérica (1933), Lições de Álgebra e Análise (1935), Cálculo Vectorial (1937) e Conceitos Fundamentais de Matemática (1941).

A título póstumo, foi agraciado com a Grã Cruz da Ordem de Sant'lago da Espada (1979) e como Grande Oficial da Ordem da Liberdade (1980).

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos