Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A maior tempestade registada em Saturno

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

A maior tempestade registada em Saturno Empty A maior tempestade registada em Saturno

Mensagem por Carlos Costa 19th novembro 2011, 19:04

A maior tempestade registada em Saturno 06_MHB_cassini_tempest1
Tempestade em Saturno durou 200 dias
A tempestade gigante que assola Saturno há quase um ano tem sido constantemente captada pela sonda Cassini, da NASA. As imagens desta que é já considerada a maior e mais longa tempestade observada no planeta são agora tornadas públicas.

A tormenta estendeu-se por 15 mil quilómetros no norte do planeta. As imagens começam com o nascimento, no dia 5 de Dezembro de 2010, de uma pequena mancha que se vai tornando cada vez maior até envolver todo o planeta, em finais de Janeiro de 2011.

No mesmo dia em que as câmaras de alta resolução da Cassini capturaram as primeiras imagens da tempestade, outros instrumentos detectaram a sua actividade eléctrica. A fase activa do temporal terminou no final do passado mês de Junho, mas as nuvens que esta gerou permanecem na atmosfera.

Com um período de actividade de 200 dias, superou o recorde da tempestade da anterior, registada em 1903 e que durou 150 dias.

"A tempestade de Saturno parece-se mais com um vulcão do que com uma ocorrência climática terrestre. A pressão acumula-se durante vários anos antes que a tempestade se instale", explica Andrew Ingersoll, membro da equipa de imagens da Cassini no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena.

Cassini é um projecto conjunto da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Italiana (ASI). A sonda foi lançada para o espaço em Outubro de 1997 e chegou às imediações de Saturno em 2004 para iniciar o estudo de Titã, a maior lua do planeta.

Apesar da conclusão da actividade da sonda ter sido inicialmente programada para 2008, a NASA decidiu prolongar a missão até 2017, o que permitirá aos cientistas estudar as mudanças climáticas em Saturno e nas suas luas.

Ciência Hoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos