Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O nível das superfícies aquáticas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O nível das superfícies aquáticas Empty O nível das superfícies aquáticas

Mensagem por Wander Piane 17th junho 2019, 20:02

Boa tarde Fisiconautas.
   a Física é um assunto que muito me fascina, porém não sou letrado no assunto, gosto de estudar, perguntar e aprender sobre física.
   recentemente ouvi uma questão que deixou intrigado, e desde então estou tentando entender como acontece o fenômeno das superfícies aquáticas se curvarem diante do globo terrestre, pois sempre foi dito, e visto e sabido que as águas sempre se mantém em um nível plano, porém gostaria de saber e compreender como isso se dá na curvatura da terra.
Bom, achei isto uma questão válida, se alguém puder tirar essa dúvida, de antemão fico grato.

abraços!!

Wander Piane
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2

Ir para o topo Ir para baixo

O nível das superfícies aquáticas Empty Re: O nível das superfícies aquáticas

Mensagem por Bosco 18th junho 2019, 01:22

Wander, eu penso que este fenômeno se deve exclusivamente à gravidade.

A Terra. a Lua, os planetas, o Sol..., também são esféricos, embora não necessariamente tenham água, e quem garante esta esfericidade é a gravidade, que através da sua força aglutina os materiais atraídos, que se acomodam ao longo do tempo, numa distribuição que privilegia as posições mais centrais para os materiais mais pesados, e a periferia para os mais leves.

Assim a água cuja massa específica é 1,0, flutua sobre a maioria dos sólidos mantendo a superfície esférica imposta pela gravidade.

Já os gases por serem mais leves ficam acima de sólidos e líquidos, mas continuam mantendo a superfície esférica.

Considere por favor, e acima de tudo, que não concordo com "Terra plana".

_________________
A Física é um templo erguido graças ao ceticismo do método científico, que sistematicamente rejeita e contraria a fé

Bosco
Físico Amador
Físico Amador

Mensagens : 505

Ir para o topo Ir para baixo

O nível das superfícies aquáticas Empty Re: O nível das superfícies aquáticas

Mensagem por Wander Piane 18th junho 2019, 12:36

olá caro Bosco,

Entendi sua colocação, e não estou aqui pra refutar, até porque como eu disse anteriormente, sou um entusiasta da física, e também não sou adepto a ideia de uma terra plana, apenas fiquei curioso por conta de algo que observei, estou iniciando a construção de um imóvel, e vi que os pedreiros usam uma mangueira com água para marca o nível, ao que o mestre de obra disse: "não importa o quanto chão seja disforme, mas a água sempre se manterá no nível, isso é certo e não falha!".
Desde então fiquei intrigado, fiz alguns testes em casa e de fato não importa o objeto que contenha a água, ela sempre se mantém no nível plano (plano = linha reta; e não por conta da teoria da terra-plana). E levando a questão para uma escala maior, comecei a observar a questão das superfícies aquáticas, os oceanos no caso, como a física pode explicar e como replicar este fenômeno de quebrar o nível plano das águas ?

em todo caso, não estou querendo "causar", e sim compreender este efeito da natureza, minha dúvida é genuína e não demagogia pra provar nada (digo isto, porque conversando com alguns amigos com diploma e mais conhecedores de física, apenas fizeram piada e ridicularizaram a questão). O universo é algo fascinante, e entender como funciona e porque funcionam da maneira como são desperta a curiosidade e enriquecem o debate, e até porque sempre entendi que a MATEMÁTICA, a FÍSICA e a QUÍMICA sempre tem ou buscam as repostas para tudo.

Ainda assim, agradeço sua resposta.

P.S. sim eu sei que a gravidade mantém os corpos presos à terra, mas como a gravidade rompe o nível plano das águas é a minha dúvida.
Veja bem, não é algo curioso e desperta a arte de pensar e estudar e compreender tal fenômeno ??

ABRAçOS !!!

Wander Piane
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2

Ir para o topo Ir para baixo

O nível das superfícies aquáticas Empty Re: O nível das superfícies aquáticas

Mensagem por Bosco 18th junho 2019, 22:57

Entendi seu parecer.

Como lhe disse, a curvatura da superfície da água dos lagos (por exemplo) é determinada pela gravidade. Dizendo de outra forma, sabemos que o campo gravitacional de uma partícula material qualquer se distribui de forma esférica, simétrica e concêntrica à esta origem. Da mesma maneira ocorre com a gravidade da Terra. O campo gravitacional terrestre também está distribuído de forma esférica a partir do centro da terra. Ao nível do mar a aceleração gravitacional é 9,8 m/s². Esta aceleração resulta da força que atua sobre os corpos materiais naquele nível, e em direção ao centro da Terra.

Portanto se você fizer um vazo comunicante com a mangueira, conforme você mencionou, observe que não importa a distância que separa as extremidades da mangueira, pois se ambas estiverem equidistantes do nível do mar, a  posição do nível nos extremos também será a mesma. Isto significa que se você muito hipoteticamente, unir o Brasil ao Japão por uma mangueira com água, passando pela superfície terrestre ou pelo centro da Terra, e mantendo as extremidades a um metro (por exemplo) acima do nível do mar, os dois pontos de nível internos na mangueira também serão equidistantes do nível do mar. Esta experiência mental caso esteja correta, demonstra que a superfície líquida das piscinas, lagos, mares e oceanos nunca é plana, mas este argumento é válido apenas para quem discorda de Terra plana.

Considere sobretudo, que esta experiência é valida se as extremidades da mangueira estiverem sobre o equador (por exemplo), devido aos efeitos decorrentes da rotação da Terra, que devem ser considerados.

_________________
A Física é um templo erguido graças ao ceticismo do método científico, que sistematicamente rejeita e contraria a fé

Bosco
Físico Amador
Físico Amador

Mensagens : 505

Ir para o topo Ir para baixo

O nível das superfícies aquáticas Empty Re: O nível das superfícies aquáticas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos