Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra Empty Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra

Mensagem por tig em 16th Abril 2008, 09:05

Embora a problemática sonda japonesa, Hayabusa, esteja a regressar à Terra, pode nem completar a sua viagem. Os membros da missão dizem que uma falha catastrófica da sua última roda de reacção, que ajuda a apontar a sonda, pode impedi-la de alcançar o nosso planeta e libertar uma cápsula para a atmosfera.

A Hayabusa tinha o objectivo principal de recolher amostras do asteróide Itokawa ao disparar pequenos chumbos para a superfície da rocha com 535 metros. Mas os dados das duas aterragens em Novembro de 2005 sugerem que os chumbos nunca foram disparados porque o computador de bordo da sonda enviou sinais conflituosos para os seus instrumentos de recolha.

Mesmo assim, os cientistas da missão esperavam fazer regressar a sonda à Terra, caso alguma poeira do asteróide tenha de facto sido recolhida por acaso no compartimento. Se completar a viagem, espera-se que liberte uma cápsula, com aterragem prevista para o deserto australiano em Junho de 2010.

Mas o gestor do projecto Hayabusa, Jun'ichiro Kawaguchi, disse que se qualquer outro sistema falha, pode ser fatal para a missão. Está particularmente preocupado com a última roda de reacção da sonda. "Estamos ansiosos de a trazer de volta com os nossos melhores esforços, mas a situação não é optimista," diz.

Os cientistas da missão estão agora apontando a Hayabusa com os seus jactos de xénon, a partir do sistema de propulsão iónica da sonda. Os motores relativamente fracos, que usam campos eléctricos para acelerar um feixe de iões de xénon, foram originalmente desenhados para apenas mover a nave para a frente durante a sua viagem de regresso do asteróide Itokawa, uma viagem de 2 mil milhões de quilómetros.

Sem a capacidade de dirigir a sonda, os engenheiros da missão não conseguem manter comunicações com a Hayabusa ou mantê-la na trajectória correcta de regresso à Terra. A equipa já perdeu uma vez contacto com a sonda, no final de 2005, e conseguiu restabelecê-lo só três meses depois. Uma falha, desta vez, seria permanente.

Mesmo com todas estas preocupações, e de acordo com o membro da equipa da Hayabusa, Don Yeomans, do JPL da NASA em Pasadena, Califórnia, EUA, os cientistas ainda esperam que aterre em segurança: "Não apostaria contra eles - estão a lidar muito bem com a situação," afirma.

De facto, a equipa da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), conseguiu manter a Hayabusa a voar mesmo após uma longa lista de falhas quase-catastróficas, inluindo as perdas de combustível crítico e uma quebra de contacto temporário com a sonda, que atrasou o seu regresso em mais de três anos.

"Sim, a sonda está bastante debilitada," diz Yeomans. "É de louvar que os Japoneses tenham conseguido contornar todos estes obstáculos."

Durante a missão, os engenheiros também sofreram com o desaparecimento do pequeno robot Minerva, que tinha a tarefa de viajar pela superfície do asteróide, mas que foi libertado acidentalmente para o espaço.

Mesmo com todas estas falhas, a Hayabusa teve sucesso em enviar "imagens espectaculares "do Itokawa, diz Yeomans. As imagens e outros dados recolhidos pela sonda revelaram uma superfície inesperadamente sem crateras e um corpo pouco compacto.

"Parece ser o que poderíamos chamar de monte de detritos, um objecto que foi despedaçado e está ligado por não muito mais que a sua própria gravidade," diz.

"Estamos basicamente a marcar passo até que a cápsula da amostra regresse," acrescenta Yeomans. "Com sorte, a cápsula regressa."

by http://www.ccvalg.pt/astronomia/
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra Empty Re: Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra

Mensagem por Carlos Costa em 16th Abril 2008, 16:58

Dá para ver através desta notícia como os Japoneses são excelentes profissionais. Smile
Mesmo com inúmeros problemas, talvez consigam trazer a sonda de volta para a nossa "casa". Espero que consigam. Smile Eles merecem... Wink

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra Empty Re: Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra

Mensagem por Jone em 16th Abril 2008, 23:59

outra cultura, outra maneira de pensar, onde o falhanço só é admitido após consumado!
...e mesmo depois disso....só mesmo depois da morte é que não há esperança.

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 87
Idade : 48
Localização : Barreiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra Empty Re: Sonda Hayabusa pode nunca regressar à Terra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum