Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ONDAS DE GRAVIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

ONDAS DE GRAVIDADE Empty ONDAS DE GRAVIDADE

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 21st janeiro 2024, 14:14

ONDAS DE GRAVIDADE CHAMAM ATENÇÃO NO CÉU NESTE SÁBADO
Autor: ESTAEL SIAS 16/12/2023 - 14:38


Nota do Copiador/Colador:
O título do artigo da Empresa MetSul chamou à nossa atenção, motivo pelo qual transcrevemos o artigo para a secção "Ciências da Terra".
É sabido entre os seguidores do Forumeiros Fisica2100 o grande interesse pelo assunto "gravidade". Um amigo e eu avistamos esse fenômeno há alguns anos. O padrão das núvens chamaram à atenção. Algumas fotos foram batidas, mas a explicação só veio agora.

Ondas de gravidade puderam ser vistas no céu de Porto Alegre e de cidades do interior gaúcho na manhã deste sábado

Chamava atenção nas imagens de satélite da manhã deste sábado como havia uma forte ondulação nas nuvens que estavam sobre o Centro, o Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul. O que se via nas imagens de satélite e também a partir da superfície eram ondas de gravidade no céu. Em Porto Alegre e em outras cidades era possível observar verdadeiras trilhas de nuvens no céu quando o tempo começou a abrir no meio e no final da manhã depois de um começo de manhã com céu nublado a encoberto.

Ainda no começo da manhã, em algumas cidades que estavam com o tempo fechado, se notava como a nebulosidade estava ondulada no céu, embora não caracterizassem um tipo de nuvens chamado Undulatus asperatus. As ondas de gravidade são um dos mecanismos que a atmosfera utiliza na tentativa de se restaurar a um estado de equilíbrio. Embora essas ondas normalmente não influenciem os padrões de grande escala, elas podem afetar eventos de menor escala e produzem alguns padrões característicos de nuvens.

ONDAS DE GRAVIDADE Onda1612a-1024x551
Nebulosidade ondulada hoje cedo em Sobradinho | IARA PUNTEL

ONDAS DE GRAVIDADE Onda1612b-1024x576
Trilhas de nuvens separavam área do céu do Norte de Porto Alegre com maior nebulosidade do tempo muito aberto do Sul da capital no final da manhã | METSUL METEOROLOGIA

Sempre é importante lembrar que, do ponto de vista físico, a atmosfera pode ser considerada um fluído, uma vez que os gases que a compõem se movimentam em resposta às forças externas. Assim como os líquidos, os gases da atmosfera são sujeitos a pressão, densidade e temperatura, que variam em diferentes altitudes.

O QUE SÃO ONDAS DE GRAVIDADE? (*1)
A palavra “gravidade” pode tornar causar alguma confusão, uma vez que o processo físico tem como causa principal outros fatores e todos os movimentos do ar são influenciados pela gravidade do planeta. O que melhor define mesmo é a palavra onda. O ar pode ter movimentos retos ou em ondas e estas podem ser horizontais ou verticais.

Uma onda de gravidade é do tipo vertical. Daí o exemplo de uma pedra sendo jogada em um lago. Ondulações ou círculos migram do ponto em que a rocha atinge a água. Um movimento para cima e para baixo é criado. Com o aumento da distância do ponto onde a rocha atinge a água, as ondas tornam-se menos definidas.

ONDAS DE GRAVIDADE AFAC5744-7585-40F1-951F-9B7DE5D66DF3-1024x768
Ruas de nuvens formadas por ondas de gravidade em Minnesota (EUA) em 2014 | NOAA PHOTO LIBRARY

Para que surjam ondas de gravidade na atmosfera (o lago) é preciso um mecanismo de gatilho (a pedra) que as desencadeie, fazendo com que o ar seja deslocado na vertical. O ar deve ser forçado a subir numa camada atmosférica estável. Por quê? Se o movimento ascendente do ar se der numa camada atmosférica instável, ele continuará a subir e não criará um padrão de onda. Se, ao contrário, o ar for forçado a subir numa camada estável, a tendência natural será que o ar volte a descer. O gatilho (a pedra) forçará a parcela de ar a subir e a estabilidade da atmosfera forçará a mesma parcela depois a descer, gerando as ondas.

ONDAS DE GRAVIDADE Ondas3-1024x576

Em uma onda de gravidade, a região de movimento ascendente do ar é a mais favorável para a formação de nuvens e a região em que o ar desce proporciona céu limpo. É por isso que na presença de ondas de gravidade são observadas fileiras de nuvens e entre elas áreas de tempo aberto com céu azul. O fenômeno nada mais é, assim, do que uma onda se movendo através de uma camada estável da atmosfera.

TURBULÊNCIA EM VOOS (*2)

Ondas de gravidade podem produzir fenômenos atmosféricos com potencial para gerar impactos significativos, principalmente na aviação. Quando em terreno montanhoso, as ondas de gravidade podem produzir turbulência de céu claro ou Clear Air Turbulence (CAT), em Inglês. Ondas de gravidade são uma das principais fontes de turbulência na aviação, sugere um novo estudo. A descoberta explica por que os aviões balançam em céu aparentemente claro. A previsão dessas ondas pode permitir que os aviões se desviem delas.

“Assim como as ondas no oceano, quando se aproximam de uma praia, elas podem se amplificar e quebrar. As ondas de gravidade na atmosfera podem se amplificar e quebrar, e estamos descobrindo agora que isso é um dos principais contribuintes para a turbulência na atmosfera que afeta as aeronaves”, explica disse Robert Sharman, meteorologista do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), que conduziu o estudo. Sharman e seus colegas queriam entender quando e onde essas ondas ocorrem. Eles coletaram dados de gravadores de voo de aeronaves comerciais, que registram a localização, duração e intensidade da turbulência.

Em seguida, eles recriaram esses eventos turbulentos usando uma simulação de computador que modela a atmosfera. Eles descobriram que as ondas de gravidade “quebram” nas superfícies dos aviões, assim como as ondas do mar quebrando na praia, causando grande parte da turbulência que ocorre do nada no céu claro. No passado, os pilotos pensavam que os aviões subindo e descendo na corrente de jato causavam tal turbulência.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.


SOBRE O AUTOR
Estael Sias Estael Sias, MSc., é autora de MetSul.com e meteorologista formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP). Sócia-diretora da MetSul Meteorologia com passagem pelo Grupo RBS, Canal Rural e Defesa Civil de São Paulo.

Fonte:
A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original.
https://metsul.com/ondas-de-gravidade-chamam-atencao-no-ceu-neste-sabado/ .

(*1) O padrão de ondas de gravidade se assemelham aos nós e ventres de uma onda estacionária. Saiba mais sobre padrões de interferências aqui no Forumeiros:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1138-interferometros?highlight=interferometros

(*2) Em algumas de nossas viagens aéreas a Manaus, topamos com turbulências, as quais provocavam vibrações nas aeronaves semelhantes a um ônibus a rodar em alta velocidade em estradas pavimentadas com paralelepídedos Rolling Eyes ...

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

ONDAS DE GRAVIDADE Empty Re: ONDAS DE GRAVIDADE

Mensagem por Xevious 2nd fevereiro 2024, 21:37

Já vi em outros momentos mas dessa vez perdi, moro em Porto Alegre

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

ONDAS DE GRAVIDADE Empty Re: ONDAS DE GRAVIDADE

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 3rd fevereiro 2024, 14:27

Xevious escreveu:Já vi em outros momentos mas dessa vez perdi, moro em Porto Alegre

Solicitei através do LinkedIn a Estael Sias,  autora do artigo, para detalhar o fenômeno das ondas gravitacionais, isto é: se elas formam e se desvanecem em movimento ou estaticamente.
Vamos aguardar pela resposta...

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

ONDAS DE GRAVIDADE Empty Re: ONDAS DE GRAVIDADE

Mensagem por Xevious 3rd fevereiro 2024, 19:01

Jonas Paulo Negreiros escreveu:Solicitei através do LinkedIn a Estael Sias,  autora do artigo, para detalhar o fenômeno das ondas gravitacionais, isto é: se elas formam e se desvanecem em movimento ou estaticamente.
Eu tenho uma teoria tão maluca, sobre isso que só posso falar dela aqui no grupo

Eu estou totalmente convencido que vivemos num multiverso, onde percebemos só o que coincide conosco em termos de vibrações, que resultam no nosso tipo de matéria bariônica.

Mas a gravidade, perpassa tudo, porque na verdade, num universo único que não podemos ver, tem a gravidade, conforme nós a compreendemos.
Mas a ciência ainda não sacou que por exemplo a matéria escura, é na verdade matéria de outros 'universos' ou seja, outras matérias com vibrações, de forma que não percebemos, da maneira tradicional.
Mas percebemos de forma indireta, que é através da gravidade.

E ela, faz oq faz sempre, se acumula em pontos centrais.

Então em todos astros, que tem atrações gravitacionais, todos também tem suas versões de astros, em cada uma dos seus 'universos'.

Bem tudo isso foi só introdução . .

As ondas gravitacionais que vemos no nosso planeta, não são criadas por algo no nosso 'universo' e sim vemos a derivação das ações 'externas' porque elas ainda provocam alterações em todos universos, porque a gravidade, perpassa tudo e é o que percebemos.

Poderíamos até mesmo dizer que estas ondas são criadas pela matéria escura.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

ONDAS DE GRAVIDADE Empty Re: ONDAS DE GRAVIDADE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos