Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Difração da luz - fenda única

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Difração da luz - fenda única Empty Difração da luz - fenda única

Mensagem por Clemencio 7th fevereiro 2024, 23:24

Olá a todos,

Estou estudando difração, e me deparei com um dúvida: na derivação da expressão para os mínimos (franjas escuras) de difração em fenda única, os livros e os professores (Moysés é exceção) costumam usar o truque de dividir a fenda (de largura a) em duas partes, e usar a diferença de caminho de raios de luz distantes a/2 para demonstrar a equação.

A questão é que não consegui encontrar nenhum argumento que justifique essa escolha. Em outras palavras, se assume que raios separados por a/2 produzem o 1º mínimo, e a partir daí se fazem os cálculos na progressão de 1/4a, 1/8a... Mas por que não se poderia fazer o mesmo cálculo usando raios que estão na borda da fenda, separados por uma distância a? Ou alguma outra distância entre os raios, como 1/3a?

Obrigado!
Anexos
Difração da luz - fenda única Attachment
Figura 33-12_Tipler.png Figura mostrando o método usado para calcular o mínimo de difraçãoVocê não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(43 Kb) Baixado 1 vez(es)

Clemencio
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Difração da luz - fenda única Empty Re: Difração da luz - fenda única

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 11th fevereiro 2024, 10:45

Olá, Clemêncio!

Bem-vindo ao fórum Física2100. Espero que algum colega possa ajudá-lo nessa questão. De minha parte, posso ajudá-lo apenas nos problemas relativos à mecânica clássica e circuitos elétricos.