Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Difração da luz - fenda única

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Difração da luz - fenda única Empty Difração da luz - fenda única

Mensagem por Clemencio 7th fevereiro 2024, 23:24

Olá a todos,

Estou estudando difração, e me deparei com um dúvida: na derivação da expressão para os mínimos (franjas escuras) de difração em fenda única, os livros e os professores (Moysés é exceção) costumam usar o truque de dividir a fenda (de largura a) em duas partes, e usar a diferença de caminho de raios de luz distantes a/2 para demonstrar a equação.

A questão é que não consegui encontrar nenhum argumento que justifique essa escolha. Em outras palavras, se assume que raios separados por a/2 produzem o 1º mínimo, e a partir daí se fazem os cálculos na progressão de 1/4a, 1/8a... Mas por que não se poderia fazer o mesmo cálculo usando raios que estão na borda da fenda, separados por uma distância a? Ou alguma outra distância entre os raios, como 1/3a?

Obrigado!
Anexos
Difração da luz - fenda única Attachment
Figura 33-12_Tipler.png Figura mostrando o método usado para calcular o mínimo de difraçãoVocê não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(43 Kb) Baixado 1 vez(es)

Clemencio
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Difração da luz - fenda única Empty Re: Difração da luz - fenda única

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 11th fevereiro 2024, 10:45

Olá, Clemêncio!

Bem-vindo ao fórum Física2100. Espero que algum colega possa ajudá-lo nessa questão. De minha parte, posso ajudá-lo apenas nos problemas relativos à mecânica clássica e circuitos elétricos.

Enquanto estudante, a única parte que me interessou na óptica foi o efeito foto-elétrico. Além da óptica, penei bastante com a geometria analítica. No entanto, há na Rede várias páginas dos Forumeiros que auxiliam os vestibulandos e concurseiros que buscam soluções imediatas para seus problemas.

Aproveite e participe dos debates dessa página, os quais vão além da física estabelecida, algo que muitos moderadores de fóruns não toleram. Temos certeza que você vai gostar!

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos