Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UTAD recebe «cientistas por um dia»

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

UTAD recebe «cientistas por um dia» Empty UTAD recebe «cientistas por um dia»

Mensagem por Carlos Costa 31st maio 2008, 23:18

UTAD recebe «cientistas por um dia» 26400
UTAD acolhe 300 alunos da Região Norte

Fazer experiências com sangue, participar em autópsias de animais, ver como funcionam as energias renováveis, construir relógios de sol ou participar em actividades no virtual Second Life são algumas das propostas para se ser "Cientista por um dia" na UTAD. De 2 a 6 de Junho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, recebe 300 alunos do ensino secundário da Região Norte com o objectivo de aguçar a curiosidade científica através da participação activa dos visitantes.

À descoberta dos futuros cientistas, a iniciativa propõe um conjunto de acções que visam aproximar os jovens da ciência que se faz na UTAD, sobretudo em áreas como as ciências veterinárias, biologia e ambiente, engenharias, informática e tecnologia, física, genética e biotecnologia, química e matemática e astronomia.

As actividades são diversificadas, descreve o Pedro Melo Pinto, responsável pela organização. A oferta vai das experiências com plantas e animais, sessões de robótica sobre o MicroSys, o robô desenvolvido na UTAD que venceu o concurso Micro Rato 2008 do Festival de Robótica da Universidade de Aveiro a actividades sobre a manipulação do DNA, a detecção de organismos geneticamente modificados em alimentos ou a observação de compostos com possível aplicação no tratamento do cancro

De acordo com o responsável, as actividades vão proporcionar aos jovens o contacto com a ciência que se faz na universidade, especialmente aquela que tem maior expressão nos laboratórios, estufas e viveiros, o que pode ser uma forma de despertar novas vocações.

"A carreira de investigação científica abre aos jovens grandes possibilidades, seja em Portugal seja em qualquer país do mundo. Por isso, cada vez a necessidade de descobrir vocações para a ciência é um desafio que deve começar na escola", sublinhou Pedro Melo Pinto.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos