Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

UTAD recebe «cientistas por um dia»

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

UTAD recebe «cientistas por um dia»

Mensagem por Carlos Costa em 31st Maio 2008, 23:18


UTAD acolhe 300 alunos da Região Norte

Fazer experiências com sangue, participar em autópsias de animais, ver como funcionam as energias renováveis, construir relógios de sol ou participar em actividades no virtual Second Life são algumas das propostas para se ser "Cientista por um dia" na UTAD. De 2 a 6 de Junho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, recebe 300 alunos do ensino secundário da Região Norte com o objectivo de aguçar a curiosidade científica através da participação activa dos visitantes.

À descoberta dos futuros cientistas, a iniciativa propõe um conjunto de acções que visam aproximar os jovens da ciência que se faz na UTAD, sobretudo em áreas como as ciências veterinárias, biologia e ambiente, engenharias, informática e tecnologia, física, genética e biotecnologia, química e matemática e astronomia.

As actividades são diversificadas, descreve o Pedro Melo Pinto, responsável pela organização. A oferta vai das experiências com plantas e animais, sessões de robótica sobre o MicroSys, o robô desenvolvido na UTAD que venceu o concurso Micro Rato 2008 do Festival de Robótica da Universidade de Aveiro a actividades sobre a manipulação do DNA, a detecção de organismos geneticamente modificados em alimentos ou a observação de compostos com possível aplicação no tratamento do cancro

De acordo com o responsável, as actividades vão proporcionar aos jovens o contacto com a ciência que se faz na universidade, especialmente aquela que tem maior expressão nos laboratórios, estufas e viveiros, o que pode ser uma forma de despertar novas vocações.

"A carreira de investigação científica abre aos jovens grandes possibilidades, seja em Portugal seja em qualquer país do mundo. Por isso, cada vez a necessidade de descobrir vocações para a ciência é um desafio que deve começar na escola", sublinhou Pedro Melo Pinto.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum