Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Alguém pode me ajudar com esses exercícios?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alguém pode me ajudar com esses exercícios?

Mensagem por Lumie Phoenix em 2nd Outubro 2010, 04:18

Sou nova por aqui, estou procurando ajuda em física, e espero encontrar a resposta que procuro

Clique neste link para ter acesso aos exercicios Very Happy king

Caso não for aqui estão alguns problemas quanto aos graficos depois posto:


FÍSICA
1ª série – TD 02
3º Bimestre

1.Uma pessoa empurra um bloco que se desloca sobre uma superfície horizontal, com atrito.
A força exercida pela pessoa vale F=200N e a força de atrito sobre o bloco é Fat=80N. Sabendo-se que o deslocamento do bloco é d=4m, responda:
a)Qual o trabalho realizado pela pessoa?
b)Qual o trabalho realizado sobre o corpo pela força de atrito?

2.Uma bola de massa 50g é lançada com uma velocidade de 108km/h. Qual é a energia cinética que esse corpo possui?

3.Duas rampas A e B são utilizadas por dois operários para elevar caixas, de mesmo peso , do solo até a carroceria de um caminhão, como mostra a figura.

Suponha que cada caixa tenha uma peso de módulo igual a P=600N e que a altura da carroceria do caminhão fosse igual a h=1,5m. Se o operário B levanta verticalmente sua caixa, qual é o trabalho exercido por ele?

4.O gráfico abaixo mostra a velocidade em função do tempo de um corpo que se move num movimento retilíneo, sob ação de uma única força que atua na mesma direção do movimento

Pode-se afirmar que o trabalho realizado pela força sobre o corpo em cada um dos intervalos assinalados AB, BC e CD é:
a)Nulo, positivo, negativo.
b)Positivo, nulo, negativo.
c)Positivo, negativo, nulo.
d)Nulo, negativo, positivo.

5.Uma partícula que se deslocava em movimento retilíneo e uniforme, com velocidade v0=6m/s no sentido positivo do eixo X, sofre a ação da força F(x), que atua na direção x e que varia com o gráfico abaixo:

Se a massa da partícula é igual a 0,5Kg, determine:
a)O trabalho realizado por esta força sobre a partícula.
b)A velocidade da partícula no ponto X1=4m.

6.Um bloco, de massa m= 3 Kg, é lançado por uma pessoa com uma velocidade horizontal v=4m/s sobre o piso de uma sala, com atrito. Calcule a energia cinética do bloco no momento em que ele foi lançado. Suponha que a velocidade agora seja 3 vezes maior que a velocidade inicial. Quantas vezes maior seria a energia cinética do bloco?

7.Um juiz de futebol lança uma moeda para cima, imprimindo a ela uma velocidade inicial de módulo v0. Considere desprezível a força de resistência do ar.


a)À medida que a moeda sobe, sua energia cinética Ec aumenta, diminui ou não se altera?
b)E sua energia potencial gravitacional Ep?

8.Uma mola de constante elástica 100N/m sofre uma deformação de 60cm. Trace o gráfico da força elástica em função do deslocamento, e calcule o trabalho da força elástica, em módulo, na deformação de 20cm a 40cm.

9. (PUC) O coqueiro da figura tem uma altura h em relação ao chão e em relação a cabeça do macaco está a 0,5m do solo.

Sabe-se que o coco possui 10J de energia potencial gravitacional enquanto ainda está preso no alto do coqueiro. Se cada coco que se desprende do alto do coqueiro tem massa m e atinge a cabeça do macaco com 1J de energia potencial gravitacional, calcule a altura h do coqueiro.

10.(UFPE) Um rapaz puxa, por 3,0 m, um caixote, aplicando uma força, F = 50 N, com direção oblíqua em relação à horizontal (ver figura). O caixote se desloca com velocidade constante e em linha reta. Calcule o trabalho realizado pela força de atrito sobre o caixote, ao longo do deslocamento, em joules.


11.(UFF) Um homem de massa igual a 70kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce, do ponto B até o ponto C, conforme indica a figura. Qual o trabalho realizado pelo peso do homem desde o ponto A até o ponto C?

12.(UFF) Uma bola de borracha é abandonada a 2,0m do solo.Após bater no chão, retorna a uma altura de 1,5m do solo. A percentagem da energia potencial gravitacional inicial perdida na colisão da bola com o solo foi de:
a)5% b) 15% c) 20% d) 25% e)35%

13.A força aplicada em um ponto material, em função da posição, é dada pelo gráfico abaixo, onde S(posição) é dada em metros e F (força) é dada em newtons. Os trabalhos realizados (no SIU) pela força entre zero e 4m, entre 4m e 6m, entre 6m e 9m, e entre zero e 9m são, respectivamente:


a)40J; zero; -63J; -23J. c) 10J; zero; -7J; 3J.
b)4J; 2J; 3J; 9J. d) 40J; zero; -21J; 19J.
14.(UECE) Uma bala de massa m é disparada, verticalmente para cima, com velocidade v0, a partir da superfície da Terra. Desprezando forças dissipativas, considerando que, em toda a trajetória da bala, a aceleração da gravidade é constante e que o nível zero da energia potencial é a superfície, o gráfico que descreve corretamente a energia potencial EP versus a altura H da bala é:


15.Um carro de massa 1,5t é erguido em uma oficina mecânica até atingir a altura de 1m em relação ao solo em um local onde g=10m/s2.
a)Qual o valor da energia potencial gravitacional transferida ao carro?
b)Suponha que toda energia potencial gravitacional armazenada pelo carro pudesse ser utilizada para movimentá-lo, a partir do repouso, em uma pista horizontal. Qual o valor da velocidade adquirida por ele?

16.Uma força atuando em uma caixa varia com a distância X de acordo com o gráfico.

O trabalho realizado por essa força essa caixa da posição X=0 até X=6m vale:
a)5J b)15J c) 20J d) 25J e) 30J

17.Um homem, cuja massa é igual 80kg, sobe uma escada com velocidade escalar constante. Sabe-se que a escada possui 20 degraus e a altura de cada degrau é de 20cm. Determine a energia gasta pelo homem para subir toda a escada.

18.A figura representa uma pessoa que desloca horizontalmente uma mala de massa 20kg, exercendo sobre ela uma força constante de módulo 100N, inclinada em um ângulo θ=60° em relação à horizontal. O atrito entre a mala e o solo tem coeficiente igual a 0,2 e o deslocamento total tem comprimento 5m. Dados: sen 60° =0,87; cos 60° =0,5.

a) Represente em um esquema todas as forças que atuam sobre a mala.
b) Determine o trabalho que cada força realiza sobre a mala.
c) Determine o trabalho resultante sobre a mala.

_________________
[size=150]flamewar NT - We are Strategists! We fell nothing, Emotions Destroy you and prevent you from obtaining absolute power! [/size]



As palavras nos permitiram elevar-nos acima dos animais; mas é também pelas palavras que não raro descemos ao nível de seres demoníacos. (Aldous Huxley)
avatar
Lumie Phoenix
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2
Idade : 22
Localização : Nowhere

http://lumiephoenix.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alguém pode me ajudar com esses exercícios?

Mensagem por Kings em 2nd Outubro 2010, 17:55

Vou imprimir os exercícios e depois de os resolver digo como se faz. (pode demorar um pouco)

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 24
Localização : Braga

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alguém pode me ajudar com esses exercícios?

Mensagem por Lumie Phoenix em 2nd Outubro 2010, 18:00

Certo. aguardarei =D

_________________
[size=150]flamewar NT - We are Strategists! We fell nothing, Emotions Destroy you and prevent you from obtaining absolute power! [/size]



As palavras nos permitiram elevar-nos acima dos animais; mas é também pelas palavras que não raro descemos ao nível de seres demoníacos. (Aldous Huxley)
avatar
Lumie Phoenix
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2
Idade : 22
Localização : Nowhere

http://lumiephoenix.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum