Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Biografia de Galileu Galilei

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Biografia de Galileu Galilei

Mensagem por Carlos Costa em 26th Maio 2011, 11:45

Galileu Galilei nasceu em 15 de Fevereiro de 1564, na cidade de Pisa (Itália). Filho de Vicenzo Galilei e de Giulia Ammannati, herdou do pai um grande gosto pela música e uma enorme aptidão para a matemática, e da mãe um carácter forte e persistente. Em 1574 a sua família mudou-se para Florença e Galileu foi estudar para o Mosteiro de Camaldolese. Com apenas 17 anos ingressou na Universidade de Pisa, para estudar Medicina, onde permaneceu durante quatro anos, tendo abandonado esse curso para se dedicar ao estudo da física, da astronomia e da matemática.

Aos 25 anos foi nomeado professor de Matemática da Universidade de Pisa e em 1592 tornou-se professor na Universidade de Pádua, onde permaneceu até aos 43 anos. Aqui efectuou diversas descobertas. Algumas das descobertas mais importantes são as leis do pêndulo e a lei da queda dos graves. Entre as suas invenções contam-se a do termoscópio e do telescópio.

No início do século XVII surgiram os primeiros telescópios na Holanda. Galilleu desenvolveu/aperfeiçoou o seu próprio telescópio e foi o primeiro a observar as manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter e as fases de Vénus. As suas primeiras descobertas foram publicadas no Sidereus Nuncius (1610), manuscrito que causou sensação pela Europa inteira nos anos seguintes, baseado no princípio do telescópio, começou a produzir os primeiros microscópios.

Em 1632, Galileu publicou Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo, onde produzia uma conversa entre três personagens: Salviati, Sagredo e Simplicius. Nesta obra, Galileu afirmou que a terra girava em torno do sol, o que contrariava a teoria aceite e defendida pela Igreja Católica. Os Diálogos foram proibidos e Galileu foi interrogado diversas vezes, mas apesar das ameaças de tortura, Galileu manteve as suas convicções sobre a teoria heliocêntrica que, segundo o Santo Ofício de Roma, era incompatível com a Sagrada Escritura. Galileu foi obrigado a negar a publicamente a teoria copernicana e condenado a viver em prisão domiciliária, embora ele nunca deixasse de acreditar naquilo que defendia. Morreu no dia 8 de Janeiro de 1642.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Biografia de Galileu Galilei

Mensagem por Pascoal em 26th Agosto 2011, 09:01

Um grande homem, que por ir contra a igreja foi morto. Na minha opinião Newton, Galileu e da Vinci foram das pessoas mais úteis para o desenvolvimento do nosso conhecimento.
avatar
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 20
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Biografia de Galileu Galilei

Mensagem por Carlos Costa em 28th Agosto 2011, 21:13

Quando ele foi condenado a prisão domiciliária pela Inquisição... já se encontrava bastante doente. Não foi a Inquisição que o matou.

Concordo contigo quanto a ser uma figura importante. Apesar de Galileu ter mentido quanto a muitas das suas supostas descobertas (ele tomava as descobertas dos outros como suas), fez avançar a Ciência tanto como Newton.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum