Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Descoberto o maior reservatório de água do Universo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Descoberto o maior reservatório de água do Universo Empty Descoberto o maior reservatório de água do Universo

Mensagem por Carlos Costa em 27th Julho 2011, 21:57

Registo feito num quasar a 12 mil milhões de anos-luz

Descoberto o maior reservatório de água do Universo Quasar-water-550x300
Ilustração do quasar APM 08279+5255
Duas equipas de astrónomos lideradas por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram o maior e mais distante reservatório de água jamais encontrado no universo.

A massa de água localiza-se a 12 mil milhões de anos-luz, pelo que as imagens são de uma altura em que o universo tinha apenas 1,6 mil milhões de anos, e corresponde a 140 triliões de vezes toda a água dos oceanos terrestres, de acordo com a NASA e com o estudo que foi publicado na revista "Astrophysical Journal Letters".

A água encontrada está a envolver um quasar - um objecto brilhante e muito distante no universo, localizado no núcleo de uma galáxia e "alimentado" pela energia de um buraco negro supermassivo.

O APM 08279+5255, quasar observado nesta investigação, tem um buraco negro 20 mil milhões de vezes mais massivo do que o Sol e produz energia superior à energia de triliões de sóis.

O vapor de água ajuda a compreender a natureza deste quasar e a sua medição revela que há gás suficiente para alimentar o buraco negro até que atinja seis vezes o seu tamanho.

O gás libertado pelo buraco negro apresenta uma temperatura de 53 graus negativos, o que é cinco vezes mais quente do que os gases soltos na Via Láctea. "O ambiente em volta deste quasar é muito peculiar e é por isso que produz essa grande massa de água", disse Matt Bradford, cientista do Laboratório da NASA, em Pasadena (Califórnia).

Embora já se tivesse detectado vapor de água em outras partes do universo, nunca tinha sido em tão grandes quantidades. De acordo com Matt Bradford, a nova descoberta "é uma demonstração de que a água está por todo o universo, mesmo nos seus primórdios".

Ciência Hoje

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum