Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Lua cheia responsável por ataques de leões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lua cheia responsável por ataques de leões Empty Lua cheia responsável por ataques de leões

Mensagem por Carlos Costa em 13th Agosto 2011, 15:53

Lua cheia responsável por ataques de leões 50465
Segundo algumas lendas, a lua cheia é responsável por algumas alterações ligadas ao reino animal. Poderá não transformar seres humanos em lobisomens, segundo um estudo conduzido nas regiões rurais da Tanzânia, e avançado recentemente na revista «PLoS ONE», os leões atacam sob a influência da lua cheia. Estes animais atacaram mais de mil tanzanianos entre 1988 e 2009 e mais de dois terços desses foram fatais.

"A vasta maioria das vítimas foi atacada depois de escurecer", escreveram os autores da investigação, liderado por Craig Packer, da Universidade de Minnesota (EUA). A equipa salienta que não se trata de mera curiosidade científica, já que o estudo ajuda a entender a própria evolução humana. "Carnívoros nocturnos criaram a necessidade de abrigo nocturno, controlo do fogo e o nosso medo inato ligado à escuridão", afirmam ainda.

Os leões são mais perigosos quando a luz da Lua está fraca. Em consequência, a Lua cheia é indicador de perigo iminente – e essa é uma das explicações para esta ser fonte de tantos mitos. Na Tanzânia, houve duas a quatro vezes mais ataques nos primeiros dez dias após a Lua cheia do que nos dias anteriores.

Os investigadores também avaliaram o tamanho da barriga dos leões adultos na planície do Serengeti e na cratera de Ngorongoro e estas eram "significativamente" maiores nos dias mais próximos da Lua nova.

Ciência Hoje

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum